Problemas com animação - Displacement (mr)

Por: Danilo Carlos  

Em: 07/02/2009 18:40

Legal vc ter feito os testes Bituca!!! Bom, o certo é que eu revisei as dicas de vcs, testei todas, mas o problema persiste. Mas vcs podem dar uma olhada no arquivo q estou disponibilizando para vcs testarem por si mesmo. http://www.4shared.com/file/85102653/51817404/displ.html Tenho algumas hipóteses para meu problema e do porquê o Bituca não achou problema no teste dele: - Versão do 3ds max ou Service Pack. Estou usando o 3ds max 2008. Já teste o 64 e 32 bits e dá o mesmo problema em ambos. Mas além da versão, não tenho condições de falar c ele está atualizado com algum SP. Eu sei q em versões anteriores, logo q abria, ele falava qual SP estava instalado na imagem de abertura. Também não achei nada no About 3ds Max. Mas se me lembre bem, eu atualizei sim com algum SP! Só que essa versão não deve mostrar tão facilmente. Como eu vejo se há algum SP no max 2008? - Há algumas diferenças entre o teste do Bituca e da minha imagem. 1. Ele está usando mapa procedural. Parece ser um noise turberance. Eu estou usando uma imagem tiff. 2. Ele está usando uma luz. Em meu teste, essa "sombra" intensa aparece mesmo com a luz básica do 3ds max. Ou seja, não é uma sombra, é alguma face que não é atingida por luz alguma. 3. Eu não sei exatamente como ele renderizou os frames. Se ele por acaso renderizou o frame 1, depois ROLOU o time slider para 25 e renderizou dnovo..., até o 100, já seria impossível ele perceber o problema, pq como eu disse, o mr computa apenas as faces que estão voltadas para a câmera DA VIEWPORT. Numa situação real de render, vc manda o pc renderizar toda a animação sem atualizar a posição da câmera na viewport para cada frame renderizado. Ele renderiza todos os frames, mas na view a câmera sempre permanece em apenas um dos frames. Ele tem que estipular o início do render para 0, o final para 100, estipular 25 para Every Nth Frame e mandar ele salvar as imagens em algum lugar. Daí no final do render vc vê o resultado das imagens. Se for fazer rolando o time slider, ele vai renderizar certo, pq para cada frame, a câmera na viewport vai estar na posição correspondente à imagem da renderização. Este é o último frame da animação. A seta representa a direção para onde a câmera está apontada no primeiro frame. Vejam, dá defeito apenas no que está atrás das deformações, as "sombras muito intensas". Aqui é o mesmo frame. As configurações são exatamente a mesma. A diferença é que no momento de criar os quadros, na viewport, o time slider estava no frame 100. O interessante é que nessa situação, o defeito aparece, então, nos primeiros frames, o que confirma a relação entre o defeito e a posição da câmera na view. Para quem quiser ver por si mesmo no mesmo arquivo, estou disponibilizando no 4shared. É um arquivo .zip com o arquivo do max e a textura tiff monocromática que está sendo usada no material. http://www.4shared.com/file/85102653/51817404/displ.html Espero que seja a luz..., me lembro de uma outra situação em que alguma opção do mr não funcionava quando se estava com a luz básica do max..., bom, numa situação real também nunca se usa em uma cena apenas a iluminação básica. Logo, se alguma coisa ñ funciona com a luz básica, então não é problema. Mas vamos ver..., qndo puder eu rodo um render pondo pelo menos alguma luz e ponho o resultado aqui para td mundo ver... Abração e vlw pela força!
Bicho, de tudo que vc falou a única coisa diferente é a versão do max, eu uso o max 2009 SP1. O max 2008 não tem SP, por isso vc não achou essa informação no prog, ele tem uns hotfix. Eu renderizei com o time segment de 0 a 100 deixando a câmera parada no frame 0 na viewport, não postei o vídeo pq não sei como fazer, mas vou upar no 4dshared pra vc baixar. Não tem nenhuma luz na cena, é a luz padrão da viewport. Usei o mapa noise, mas isso não tem relação com o problema, vou testar com bitmap e ponho o arquivo pra vc baixar no 4dshared. Eu não mudei nenhuma configuração, criei a esfera, animei a câmera, botei o material, desmarquei o view no displacement e renderizei.
Deus é maior!
Bicho, fiz o teste com bitmap e usando luz, o resultado foi o mesmo. Não apareceu nenhum problema, deu o giro de 360 graus sem defeito no displacement. Upei o vídeo e o arquivo pra vc pegar: http://www.megaupload.com/?d=02312Z21 versão max 2009 As imagens acima são dos quadros 0, 25, 50, 75 e 100.
Deus é maior!
Eu acho que já sei o q está acontecendo... Não é defeito..., é a iluminação..., quase certeza absoluta. O q acontece é que eu me confundi com a iluminação básica. A iluminação básica vem de um ponto fixo em relação à câmera. Só que eu esperava que a iluminação básica também se comportasse do mesmo modo na animação. Não é o que acontece, na animação a iluminação básica na verdade fica fixa. Por isso que há a diferença de iluminação dependendo da câmera em que você deixa. É por isso também que achei que o Bituca tinha colocado alguma luz. Esperava que num giro o objeto seria iluminado de forma igual, e não apresentasse lados escuros. :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: Acabei de fazer um teste aqui com uma luz linkada à câmera e não vi defeito algum! O que me inspirou a fazer esse teste foi uma situação em que realmente precisei fazer uma animação com displacement, mas no Maya. Achei que poderia haver algum problema também no displacement da animação do 3ds max também, já que ambos usam mr este plug-in tem umas trocentas formas de otimização. Tvz por isso ele seja um render considerado difícil de se configurar. Bom, fico feliz pelo fato de que no 3ds max não há problema nenhum (pelo menos parece, meus testes subsequentes irão em direção à confirmar de que não há problemas). No Maya o problema é real. E tem um post no cgtalk esperando melhores esclarecimentos, mas até agora ninguém apareceu! Só um cara confirmando de que teve o mesmo problema! http://forums.cgsociety.org/showthread.php?f=7&t=727402 Agora vou igualar ao máximo às condições do Maya para ver se não ocorre o mesmo problema!!!! Espero q não!!! Valeu pela força! E desculpa o transtorno/susto!!!!
danilo, quando for fazer algum teste crie qualquer tipo de luz soh pra desativar a luz padrão do max, tb jah tive alguns problemas por estar usando a luz padrão e não entender da onde vinha o problema. ainda bem q resolveu... abraço
Bicho, falei tanto pra vc que não era problema. :) Precisa testar bem com várias opções pra ter certeza e afirmar que é problema. ;)
Deus é maior!

Faça o login para poder comentar

VOCÊ TAMBÉM PODE SE INTERESSAR POR:

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 615

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.