Dúvidas sobre "Character Rigging"

Por: Andrex  

Em: 17/02/2009 11:44

Olá a todos. Venho aqui pedir algumas opniões e esclarecer algumas duvidas sobre Rigging, e agradeço desde já. Então vamos lá... Bom, o meu modelo, não têm corpo, ele em si são só partes de roupas, isso no futuro para fazer um Rigging nele será algum problema? Se olharem bem para imagem, ele tem: Camiseta, Braços, Tenis, Calça e Cabeça todos separados um do outro.Ele é um Low Poly Character, eu realmente queria deixar ele assim. Fiz esse personagem para teste de animação e estou querendo começar estudos sobre rigging, mas eu queria saber se isso pode causar problemas no futuro? Obrigado.
Um mundo herege, que as vezes, nos encanta. ________ Flickr
Eu não sou bom com rig, só fiz coisinhas simples pra estudar, mas pra envelopar com o skin vc tem que ter um objeto só... Pode fazer do jeito que vc fez, mas tem que attachar todos os objetos em um só pra colocar o skin e fazer o envelopamento...
Até mesmo com personagens HIGH POLY, com bastante roupas e armaduras. para poder colocar o Skin eles juntão todas as partes? Estou começando a entender agora, só espero que não fique muito embolado quando eu quiser fazer alguma alteração no modelo do personagem. Vale - gago - E mais uma coisa: Eu tenho dois projetos salvos: 1° É o personagem e a cena pronta e 2° È só o personagem para o treinamento do Rig. Será que depois de terminar o RIG eu posso exportar o RIG do 2° projeto, para o projeto principal? Ou é melhor eu fazer tudo no 1° projeto mesmo? Obrigado mais uma vez.
fala rapaz blz cara nao tem necessidade de ser junto nao!! mas pra isso vc tera que ter um trabalhinho mais pra conseguir algo legal!! tipo vc pode ajuntar todas as peças, para que elas tenham os mesmos valores de pivot depois se vc kiser vc pode des-atachar as peças ae todas estarão separadas mas com o mesmo valor de posição de pivot, assim o skin identifica da peça em cada posição, ae vc seleciona o skin, da um copy, e depois manda um pasta instance nas outras peças, que ai elas vã grudar td certinho no lugar! aki pra jogo agente usa mto isso pq mtas vezes temos que fazer o mesmo corpo servir para varias cabeças saca!!! e sobre vc importar ou exportar para outros projetos eh trankilo, vc pode fazer separado mesmo depois que vc onseguir vc abre sua cena, e da uma "merge" no personagen! ae eh so alegria!! qq coisa posta ae vlw
3D-Artist - vmartinsart.com
Bicho, se for animar as roupas com cloth não precisa juntar tudo não! Vc anima o personagem e depois calcula a roupa com o cloth. Mas se for cartoon é melhor juntar tudo.
Deus é maior!
Bom, na minha opinião, para iniciantes, o ideal é treinar o Skin com as partes separadas mesmo, pois desta forma você vai entender o funcionamento das configurações do Skin, bastando aplicar o Modificador a cada parte e acrescentar a cada um apenas o bone que eles precisará sofrer influencia. Se juntar todas as partes, terá que configurar apenas em um Skin e configurar todos os bones nele. Resumindo, mais trabalhoso para um iniciante.
Valeu ae pessoal. E principalmente Edson, que me deu uma iluminada geral mesmo. Estou começando a perceber isso, e vou estudar bastante o SKIN. E só mais uma coisa: Como eu faço para salvar um RIG e depois importar para cena original. Sem arrancar os IKsolvers e os objetos de orientação?
Quando estiver animando como eu faço para a calça nunca ultrapassar a camiseta, a o sapato a calça? Isso eu vou ter que cuidar no SKIN mesmo? Desde já agradeço.
Bicho, esse problema de importar personagens em outros arquivos vem de longe, acho melhor importar o cenário no arquivo do personagem. Mas uma coisa que evita zica é por nome em tudo. Pras coisas não entrarem uma na outra depende de como tá fazendo, se for só no skin tem que envelopar legal pra não dar esse problema.
Deus é maior!
Valeu a todos pelas dúvidas respondidas. E eu acabei de entrar no grupo de Estudos de animação de personagens. Acho que lá poderei me juntar com as pessoas e procurar saber mais sobre animação. Obrigado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 745

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.