Dúvidas sobre o Zbrush

Por: PedroLobo  

Em: 19/02/2009 01:15

Pessoal! Algumas dúvidas surgiram vendo a sessão de imagens enviadas por integrantes... 1- Como está o Zbrush em relação ao 3ds no que diz respeito à modelagem orgânica? Vale mais a pena começar a modelagem no max e depois fazer o detalhamento e acabamentos em z brush? 2- como é esse sistema estilo "mao livre" que vejo o pessoal comentando, do z-brush? é realmente mais facil de modelar? (organics) 3-e na hora de fazer a texturização, no zbrush nao precisa nem fazer unwrap, é só pintar direto? :) :) :) :) obrigado!
o pessoal que ja esta acostumado a usar ele podia me dar umas dicas? tipo, como exportar do 3ds e como importar no 3ds? essas coisas.. vlw!
Oi Pedro. O Zbrush é um software de escultura. Ele não concorre com 3D Packages, como o MAX, por exemplo. Você pode começar um modelo e terminar nele ou fazer o o mais comum: modelar uma base no Max e depois refinar no Zbrush. Mas antes de exportar em OBJ pra abrir no Zbrush, vc tem que abrir a malha antes, pra definir a UV da malha, se não, o mapeamento vai ficar todo zoneado. Como o Zbrush vai sobrecarregar a malha, não se exporta o modelo de volta para o Max, e sim, geram-se mapas de Displacement ou Normal Map e Bump para serem aplicados no seu modelo no Max, para adicionar os detalhes criados no Zbrush. É gostoso modelar no Zbrush, mas vc vai precisar de uma Tablet, por causa do controle da pressão da caneta e do conforto, já que a modelagem no zbrush é mais próxima de uma escultura tradicional. Pra conseguir bons resultados, vai uma dica que dou pra todos: não basta estudar somente o software, tem que estudar forma, volume, anatomia (se for esculpir algo orgânico como um personagem). Desenho ajuda muito. Um concorrente do Zbrush é o MudBox, mas eu nunca usei ele. Grande abraço.
Olá, Pedro Lobo. O Zbrush é um poderoso software. Para modelagem orgânica, você pode acrescentar detalhes que não conseguiria no MAx, XSI, Maya... Tudo é feito no estilo "puxa daqui, estica dali", como massa de modelar ou argila. Bem mais fácil. Eu prefiro começar a modelagem no Max e depois passar para o ZBrush, após de tudo modelado,importo os mapas novamente para o Max. Sobre o Unwrap, precisa fazer tudo no Max normalmente e depois exportar um .OBJ para abrir a malha no Zbrush. O .OBJ é o formato de arquivo de interação aceitável entre o Max e o ZBrush. Abraço.
Pedro Lobo, zbrush é uma delícia de "brincar"! O que disseram sobre a tablet eu imagino ser verdade, mas ainda estou conseguindo resultados satisfatórios ( http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=45716&highlight= ) com um mouse mesmo. Por enquanto, eu estou só brincando dentro dele para acostumar-me com seus brushes, alphas, etc mas creio que a internet é o lugar certo para sanar suas eventuais dúvidas sobre o software. Adquiri ha um tempo um lívro, em inglês, chamado Z-brush - Character Creation / Advanced Sculpting que é maravilhoso para entender o software mas que vai muito além. O autor dá dicas detalhadas de anatomia e forma, bem como sobre as ferramentas e tudo mais ligado ao soft. De resto, concordo com o Leandro Oliveira sobre o quesito estudo. modelar com o z-brush é, em alguns aspectos, semelhante a desenho de luz e sombra. Então estude Luz e Sombra, Anatomia, Volume, Forma, etc. Abraço e boa sorte!
Ops... viagei...
oi! obrigado Leandro Edson e Geandré, pelas considerações... me empolguei com o zbrush, pq vi quee é nele que se faz essas modelagens organicas incríveis que eu via por aí e que parecia ser um sonho impossível só editndo malha no 3ds.. eu tenho alguma noção de anatomia pois sempre desenhei muito figura humana, e descobrir a ferramenta do max e agora do zbrush está sendo incrível.. agradeço os toques ainda mais por q sei que é galera qque ENTENDE do assunto...se nao estiver sendo muito abusivo, gostaria muito de perguntar se alguém poderia me explicar mais detalhadamente como eu faço pra abrir essa malha em .OBJ para poder trabalhar um arquivo de max no zbrush, (pelo menos isso pra início já está ótimo, depois que eu tiver algo concreto posso pensar em aprender como trazer de volta pro max :D ) obrigado mesmo!!!
ou caso conheçam um tutorial bom pra isso..
Pedro, Pra abrir malha através do Unwrap, tem tutorial aqui no site. Eu tô apertado aqui pra procurar agora, mas dá uma pesquisada. O OBJ é o formato de arquivo que vc exporta para abrir no Zbrush. Não tem haver com abertura de malha, ok? Abraço,
VALEW e desculpe a confusao ae.. sim eu consegui abrir no zbrush em .obj... cara nem te preocupa, qdo puderes reponder, conforme o tempo que dispuseres, estou mto agradecido com a ajuda de todos que venho recebendo aki no forum...espero estar à altura para retribuir ajudando outros tb. no que for possível... mas.. tenho mais algumas duvidas, quem souber... 1- Pelo que eu pude perceber, para poder adicionar detalhes bem elaborados em um modelo em low poly feito no max, eu tenho que subdividir a malha dando ctrl+D... neste caso, que fica super pesado em high poly, O QUE exatamente eu trarei de volta pro max ? 2- tem como custmizar os comandos de zoom move , para usar o scroll do mouse como no max? esse sistema deles é sofrível!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717418.

Total de membros registrados: 143176

Últimos membros registrados: LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz.

Usuário(s) on-line na última hora: 781

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.