E aí Pedro , Blz!.....Então tu é de Porto......Eu moro ao lado...... Lagal saber que tenho conterrâneo que gosta de CG....
A melhor forma de você aprender o ZBrush é procurando as video aulas que tem na net.... no proprio site da pixologic, na cgarena......repondendo as perguntas.... quando vc importa um OBJ pra dentro do ZBrush, este objeto pode vir mapeado ou não, o proprio ZBrush tem mapeamento automatico que ele cria pra vc (exemplo o AUVTiles), vc não precisa exportar a malha em highPOLY, exporta se em nivel de subdivisão baixo ou um nivel intermediário que tua máquina aguente....então dentro do ZBrush vc cria as "NORMAL MAPS","DISPLACEMT MAPS", "CAVITY MAPS".. e exporta estes mapas para dentro do MAX e o seu modelo"OBJ" tambem... não é obrigado a usar os três mapas....Daí vc vai ter que aprender a criar estes mapas no ZBrush....na net tem tutos sobre o assunto.....
Para os comandos, eu uso o ALT para mover o modelo.....segura e clica na area de trabalho.....
Tem como aumentar a divisão sim, não costumo utilizar, mas que eu saiba, seleciona a área com shift+CTRL, e no Geometry clica em EdgeLoop.....
Eu fiz um personagem guerreiro Aquiles(Troia), utlizei o ZBrush para o detalhamento,e estou fazendo um Personagem BluesMan, também com o ZBrush.... dá uma procurada aqui no Fórum.....
Espero que tenho te ajudado....valeu!!!!
Abraços....