Duvidas sobre iluminação: Skylight, daylight, mrsun, mrsky

Por: diego addn  

Em: 12/03/2009 16:47

Olá lendários... Começei a estudar iluminação mas estou bastante perdido... Queria criar uma iluminação realista e com sombras suaves. Uso o mental ray, e percebi que nas luzes tem vários tipos, skylight, daylight, mrsun, mrsky, spot de todos os sexos, etc... Alguem pode me indicar um tutorial simples e bom ou umas dicas de configurações pra criar uma iluminação desse jeito que eu quero?? agradeço qualquer ajuda....
opa beleza diego ! eu estou na mesma caminhada cara ! mas ja estou há algum tempo estudando isso ! pelo que percebi existe milhares de maneiras de se chegar a iluminação ideal ! porém para dar uma breve passado pois é um assunto muito abrangente axo ke uma iluminação rapida e bastante realista seria a DAYLIGHT ! pois se vc for usar uma spot ou direct para imitar a luz do sol vc ira ter que usar o sky separado e usar de outros recursos para deixar o ambiente bacana como o GI ! na daylight vc tem quase tudo numa luz só e ela ja vem com a opção de criar para vc o céu fisico ! que ja vem vinculada a luz ! espero ter ajudado qualquer coisa me add no msn para trocarmos conheçimentos ! abraçs,.
http://cesar3d.wix.com/cesarcoelho3d
Opa, valew irmão, já ta adicionado.... Tava procurando uns tutos aqui na net sobre o daylight e pelo que percebi ele resolve muita coisa mesmo... Vou fazer os testes qndo chegar em casa, mas falo com vc no msn então cesar (fico on a tarde inteira, só não entro no msn de manhã pq trabalho e a noite pq tenho faculdade)... Quem quiser contribuir, eu agradeço....ainda tenho muitas duvidas sobre iluminação...estou em busca de tutoriais ou dicas de setagens, enquanto isso eu vou procurando por tutos....
diego: esse daylight system na vdd foi criado para facilitar a vida de quem estah criando iluminação externa tanto para cenas internas quanto cenas externas pq ele jah cria uma fonte direta de iluminação (o sol) e uma fonte indireta que seria a skylight q simula a iluminação q vem do ceu... agora, se vc tem por exemplo uma cena interna vc ilumina com as outras luzes mas isso não eh regra, na vdd vc pode usar qualquer luz para qualquer situação sobre mr sun e mr sky, na vdd elas são opções do daylight system, ao inves de usar o daylight system com uma iluminação padrão vc usa com os shaders do mental ray (daí vem o "MR") oq faz com q a iluminação do daylight system seja mais apurado para o mental ray, alem disso tb abre a possibilidade de usar outros shaders dele como por exemplo o physical sky q cria um ceu físico real (com sol e tudo mais) se vc escolhe na skylight usar uma MRsky ele automaticamente cria um mrphysical sky no slot de background pra vc bom basicamente eh isso mas na vdd iluminação eh assunto pra escrever um livro hehehe abraço
valew cara... Estou lendo os grupos de estudo relacionados a iluminação aqui do site e alguns tutos da net... O que é vdd? Abraço
vdd = verdade, hehehehehe Abração
Olá xará:D Sei quiser me adicionar tambem..estamos aí;) Tem um tuto muito bom que o André fez sobre daylight aqui no forum..procura em artigos;) [email protected]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717426.

Total de membros registrados: 143177

Últimos membros registrados: elenahardiya, LifeGaugeBreeze56685, LifeGaugeBreeze3545, OsanixCapsules345, Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE.

Usuário(s) on-line na última hora: 564

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.