erro mental ray

Por: Wladmir  

Em: 21/03/2009 15:02

oi pessoal... eu tava com um problema com o opacity mas ja tá resolvido...agora quando vou renderizar me aparece uma menssagem de erro do mental ray que eu não tenho a mínima idéia do que seja...até coloquei mais um giga de ddr2 e fiquei com 3 gigas...mas tá dando o mesmo erro... o que poderia ser? logo abaixo uma imagem do projeto e do erro... e ja fiz projetos mais pesado que esse...e consegui renderizar sem problema... sem erro...abraços pessoal
Bicho, o render está querendo usar 3.3 GB de ram. O seu windows é 32 bits? Com 32 bits usa até 2 GB de ram nos programas, só em 64 bits que pode usar mais, não adianta por mais memória em 32 bits, não usa. Se vc já fez projetos mais pesados o problema está em algum material, algum objeto ou alguma config de render. Vc usou displacement? Pode ser isso se tiver mau configurado. Vc ligou as coisas de otimização? Liga o mental ray map manager, o conserve memory, o use placeholder objects e põe 1024 no memory limit. Estas coisas ficam no processing. Depois vai no renderer e diminui o bucket pra 24 e muda pra large bsp no raytracing. Se não renderizar msm assim tem que procurar o que está dando problema.
Deus é maior!
Opa Bituca.... blzinha... meu windows é windows xp...então provavelmente deva ser 32 bits.... não estou usando displacemente não... to usando material de carro em todos os objetos de cena...mas vou tentar fazer as coisas que vc falou...e depois digo se deu certo ok... vlw por enquanto
agora que fiz as modificações que vc me recomendou... preciso de 7 giga de ram... será que é o excesso de material car paint? eu não tenho idéia....
Olha ... depois que eu desabilitei o global illumination e o final gather renderizou em 2 minutos...auhauahuahuah...mas a imagem ficou preta tb...hehehe só apareciam os reflexos ... mas sério... não tenho a mínima idéia do que tá acontecendo
Tecla 7 e diga quantos polígonos existem na cena. Outra coisa: qual o tamanho dos mapas de texturas em Kb? Se forem muito grandes, também vão consumir mais memória. Existe uma forma do MR solucionar isso, mas normalmente, basta diminuir o tamanho das texturas. Sempre, sempre, procure otimizar sua cena. Invista somente nos objetos que terão destaque. Abraço,
oi leandro... to usando texturas de car paint.. no caso de mapas de textura nem tem... e pra eu ver os poligonos só to conseguindo ver nos objetos que não estão agrupados...e vc pode ver pela imagem que nem tem muita coisa ali...
Olá pessoal da 3d1...boa noite a todos! :) wladmirmiller: ai cara! tudo bem? sobre o problema da sua cena é como os nossos colegas e colaboradores da 3d1 falaram; vc está com uma cena super pesada e seu s.o de 32 bits não está aguentando renderizar um arquivo pesado dessa forma. Quando isso acontece vc tem sempre que tomar cuidado com a OTIMIZAÇÃO da cena ok? tudo deve estar muito bem "otimizado", assim irá evitar gastar memória desnecessária ou desperdiçar recursos de memória RAM do sistema à toa. Só que vc me parece que só tem uma coroa dourada com muitos detalhes e com material de car paint; pode ser que sejam os samples de reflexão do seu material que estão deixando a cena bem pesada e as configurações do material. Primeiro para deixar sua cena bem mais leve vc tem que ligar todas as opções de otimização na janela Processing, tem que ligar o Use Placeholder objects, o Use Mental Ray Map Manager, o Conserve Memory, tem que colocar o valor certo no Memory Limit, se vc tem 2,00 gb de ram tem que colocar 3000 nesse campo. E ainda pode mudar para Large BSP no grupo Raytrace Acceleration na ficha Renderer, para renderizar cenas gigantescas. Uma boa dica também é diminuir o tamanho do Bucket de Render na ficha Renderer, ele vem com 48, se diminuir para 24 (metade) vai enviar menos informação para a RAM em cada Bucket e vai evitar o problema de falta de memória. Em último caso você pode renderizar em partes pelo render passes, mas não precisa de nenhum plugin como o Big render para isso, o próprio Mental Ray faz o render em partes pelo "Render Passes" na ficha Processing e depois ele mesmo monta a imagem final completa para você, não precisa nem do PhotoShop. Mas se quiser montar no PhotoShop, ele faz isso sozinho pelo File>Automate>Picture Package. Agora, seja como for, vc tem que tomar muito cuidado com a otimização da cena, é muito importante!! tudo tem que ser muito bem pensado e bem otimizado para não pesar depois na hora do render, mesmo que a cena seja simples, porque se vai levar 1 hora sem otimização, poderia levar 20 minutos depois de otimizada. Os materiais de objetos distantes podem ter menos samples de reflexo(reflection) e refração (refraction), podem ter geometria menos detalhada (low poly) No fundo coloque árvores em Planes em vez de árvores 3D, estas últimas só devem ser usadas em primeiro plano. Se tudo for otimizado ao máximo, economiza muito tempo de render e muita dor de cabeça, vale a pena tomar esse cuidado na otimização, porque os PC`s são muito fracos para 3D ainda. Isso é uma coisa que viemos insistindo há um certo tempo aqui na 3d1 e as pessoas às vezes, ou parece que não entendem, ou é porque tem preguiça de otimizar por completo a cena! Mas realmente é de suma importância mesmo que tudo deva ser muito bem otimizado numa cena 3d. Se colocar só uma esfera e criá-la no Max com um displace bem cabeludo e com um milhão de divisões pesa e poderá travar até com um Quad core ou com excelentes máquinas. Mas se otimizar muito a cena poderá criar até cidades inteiras no Max; só basta saber o que está fazendo e sempre OTIMIZANDO tudo!! para evitar de gastar recursos do sistema de RAM à toa. Tem muitas outras soluções, como renderizar em Layers e elementos pelo RENDER ELEMENTS do Max para composição em softs como Combustion ou o After Effects, ou usar "Shaders de terceiros" para controlar o FG e GI por objeto INDIVIDUALMENTE, permitindo maior otimização do render, mas tudo isso é mais complicado e trabalhoso do que otimizar a cena. Uma opção interessantíssima para o seu caso seria desligar a VFB: A “Virtual Frame Buffer” (vfb) à qual é chamada de “Rendered Frame Window” consome muita, mas MUITA memória à toa. Então, pelo privilégio de ter um preview de seu render em tempo real, você está "doando" aproximadamente 200 à 300mb da sua memória RAM para o Max de graça, que não será usado na sua cena e especialmente quando você está renderizando uma imagem em alta resolução com 2000 ou 3000 pixels. Vá até as opções de render e desative a opção Rendered Frame Window, do lado da opção Net render. Então configure o renderizador (Mental ray) para salvar um arquivo de saída do render na seção Render Output. Isto vai economizar toneladas de RAM! na sua máquina. Vá em Customize-->> Preferences--->> Rendering--->> Bitmap Pager, ative-a, e brinque com as configurações desta opção. Isso pode reduzir drasticamente a quantidade de memória necessária para suas cenas com bitmaps enormes, ou para renderizar imagens muito grandes. Espero ter ajudado com algumas dicas, tem muitas outras ainda. Um abraço e boa sorte...vlws! __________________________ [i:fcfd1ffe0f]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:fcfd1ffe0f]
danilo vou fazer o teste...mas só uma coisa é uma imagem de 1024x780... vou fazer os testes aqui e ver no que dá... vc vai ficar on line?
fiz as modificações... agora deu m%$@&... hehehehehe...tá dando aquele erro de windows... quando diz que o programa deve ser fechado..sabe o que vou fazer... vou pegar e renderizar alguns elementos sozinhos...como os escudos na frente do carro por exemplo..mas vamos ver...vou fazer o teste aqui

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717415.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 352

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.