O que posso e não posso usar num Portfolio

Por: Fernando Salmon  

Em: 01/04/2009 21:09

Eu fiz um cenário com base em um cenário do Resident Evil 4, não é cópia, ficou parecido até mas tem bastante coisa diferente, ele é para ser usado de fundo numa animação. Tem algum problema eu colocar essa animação no meu portfolio, devido ao fato do cenário ser parecido o com o do jogo?
creio que você nem deva se preocupar com isso, a não ser que seu site seja extremamente acessado pelo mundo todo, e por ventura os detentores dos direitoas autorais de resident evil acessar seu site e implicar por ter semelhanças .... mas qual a probabilidade disso acontecer?..... essa é a minha opinião
Eu acho que não tem nada haver, é uma concepção artística em cima do trabalho de outra pessoa, você não pegou o trabalho da pessoa e saiu falando que é seu como muita gente faz em maquete eletrônica. Um vi uma reportagem uns meses atrás da toyota querendo processar um cara que fez modelos 3D dos carros da marca e parece que não deu em nada. Reproduzir em 3D não é copiar, eu penso assim.
V-Ray 1.5 Addict
Cara eu concordo exatamente com o que o rogeriodilima falou, não vejo nenhum problema nisso. Abraço
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) Fernando da Silva Salmon: ai cara! tudo bem? sobre o seu comentário também não vejo o menor problema se vc reproduziu o cenário de um jogo de games, mesmo fazendo construções diferentes das que tem no jogo. Isso de forma alguma é copiar e vc como artista gráfico, a meu ver pelo menos, tem a total liberdade de criar os seus projetos gráficos (maquete eletrônica ou animação) mesmo se baseando ou em fotos ou em games (indústria de jogos). Eu mesmo adoro reproduzir cenários de revistas mas sempre mudo alguma coisinha, para não ficar igual, e minha intenção não seria "vender" a imagem de forma alguma e sim testar os meus conhecimentos gráficos para tentar reproduzir via computacional um ambiente real visto em algum lugar. Isso ai no Brasil e em qualquer outro lugar do mundo jamais seria crime; vc tem a total liberdade de ir e vir e criar o que quiser, mesmo vendo fotos e tentar reproduzí-las ok?? o problema que poderia ter é se a pessoa fosse "vender" tal imagem e ganhar dinheiro em cima do que ele não criou, simplesmente copiou, ai já é outra história.; seria um problema mesmo sério. Como falei anteriormente o problema está na possível má "intenção" do artista em fazer determinado uso para uma determinada finalidade (geralmente financeira) da imagem copiando de algum lugar ou de alguém. Se vc fez simplesmente por dirversão ou coisa parecida nós temos mesmo é que lhe dar os parabéns, pois uma cena dessa de games não é nada fácil de fazer e vc deve ter tido o maior trabalhão....hehe! ;) Coloque tranquilamente no seu portfólio que vc reproduziu uma imagem 3d baseado em um jogo de games chamado "Resident Evil 4" e pronto!! Parabéns e um grande abraço...vlws!! __________________________ [i:8e2888ad5e]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:8e2888ad5e]
Não é assim que funciona a lei de direitos autorais. Se fosse assim nenhum fã de transformers jamais poderia ter feito um autobot e colocado no portfolio, e no entanto se vc fizer uma rápida busca no google vai encontrar um monte de autobots feito por fans e na galeria de sites famosos como 3dtotal, cgsociety. E vc quer algo mais escrachado do que isso? Pra vc entender melhor como isso funciona, pesquisa na wikipedia sobre copyright. Hoje em dia temos uma outra forma de proteção muito legal e pratica, que esta acessivel de maneira muito simples www.creativecommons.org.br
Muito obrigado a força de vocês. Valeu por lembrar dos Transformers tiagodmed, eu já vi vários, eu mesmo já fiz o Bumblebee e o Jazz. Valeu.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos! :) tiagodmed: ai cara! tudo bem? muito legal saber desse site que vc nos colocou; confesso a vc que não sabia que existiam projetos tão legais e sem fins lucrativos que apóiam o artista e o protegem de certa forma...hehe! Mas thiago!! até aonde vai no campo prático a liberdade em colocar isso e até aonde vai esse controle (proteção) do direito autoral?? ;) Abraços e muito obrigado pela informação...vlws!! __________________________ [i:d757899e08]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:d757899e08]

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 510

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.