Bump nao aparece com ambient oclusion??

Por: Fabián  

Em: 06/04/2009 14:50

Olá pessoal, seguinte, estou seguindo este tutorial de ambient oclusion --> http://scottdewoody.com/tutorial_occ.html pois modelei um arma antiga COLT do exercito americando e ela deve ter a aprecnia de sujeiras e somnbras fortes nos cantos que geralmente o render não dá...estou seguindo como o tutorial e renderizando com mentalray. O probelma é que coloquei um BUMP para detalhes da arma, mas não pareceu no render...devria aperecr e ser afetado perfeitamente pelo ambient oclusion correto? Então não sei o que aconteceu,..lguém saberia me orientar? :D
entao fabian esse metodo eh usado quando vc faz um render aparte de AO pra juntar depois em pós, os objetos recebem somente o shader do mental ray com AO no surface nada mais.... no caso vc tem q renderizar sua arma normalmente e depois renderizar com essa tecnica e por fim juntar no ps ou no seu progrma preferido abraço
"cesarfg" disse: entao fabian esse metodo eh usado quando vc faz um render aparte de AO pra juntar depois em pós, os objetos recebem somente o shader do mental ray com AO no surface nada mais.... no caso vc tem q renderizar sua arma normalmente e depois renderizar com essa tecnica e por fim juntar no ps ou no seu progrma preferido abraço
Ok, mas tem algo errado neste processo, está faltando alguma coisa........por exemplo, se não renderizar no ambient oclusion relevos em bump não vai gerar os detalhes de sombras nos memos..vc mentende? Por exemplo se a arma tivesse aquelas decorações estilo floreados, e outros desenhos que ficam dificeis de modelar é a melhor solução seria bump ou ago melhor...como eu geraria estas sombras e sujeiras nestes detalhes??
ai tem q ser com displace ou pintar na textura mesmo.... esse tipo de AO é somente para cantos de objetos... se vc usar o AO q vem imbutido em alguns shaders do mr (tipo nos promaterials) vc vai conseguir esse efeito desejado de forma mais facil e direto no render jah ai acredito q resolveria seu problema abraço
AO identifica a geometria dos objetos, não enxerga bump, transparência e normal map. Vc tem que fazer os relevos com displacement pra dar certo.
UERJ
Mesmo se voce colocaro displ não vai dar certo dependendo que como voce aplicar este AO, se voce usar o override por exemplo não vai dar para aplicar o displ, vai ter que compor um material com AO na superficie para poder usar o displ, ou usar o recurso de efeitos especiais do AeD para usar o AO junto com a textura da superficie. Mas com Bump não vai aparecer nada sem luz, somente com AO na cena não vai aparecer nada de bump. Abraço
Bem, então simplificando, Pergunto: como seria a melhor forma de ter em render um objeto detalahdo em displacement mas com o aspecto que o antigo plugin Dirty Reyes oferece? envio como exemplo a refrencia da espingarda, que está dentro do estilo que busco Ou semelhante... Lembrando que utilizo render VRAY...mas posos tentar usar com MR se for necessário.
Os relevos nesta arma não são bump, são em 3D com displacement. Se usar um material arch&design com o preset matte finished e displacement e ligar o ambient occlusion no menu special effects fica desse jeito.
UERJ
Fabian, como eu jah disse utilize o AO imbutido dos shader do MR ai vai ficar bom todos os promaterials e a maioria dos shaders da biblioteca MIA vem com essa opção de AO abraço
Alguém tem uma orientação, tutorial.. de como aplicar o AO no MR? pois uso pouco MR ...uso habitualmente o VRAY apenas.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 1104

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.