Como salvar posição de personagens rigados

Por: Dudamel  

Em: 06/04/2009 20:38

Olá, pessoal. Como trabalho com maquetes eletrônicas, entendo muito pouco de animação de personagens, e até bípede eu manjo muito pouco. Tenho alguns trabalhos em que utilizo personagens (figuras humanas, homens - mulheres) já com bones setados. Meu único trabalho é deixá-los na posição que eu quero - sentado, andando, etc. Estou com um problema assim: abri um arquivo com 2 pessoas rigadas. Importei uma mesa e cadeiras e deixei-as sentadas na cadeira, segurando talheres, etc. Salvei este arquivo. Quando eu vou dar um MERGE deste arquivo numa maquete que estou fazendo, para ter estes 2 sentados comendo à mesa, os personagens vêm em posição inicial riggagem (aquela do Leonardo da Vinci - em pé, ereto, braços e pernas meio abertas), perdem toda a setagem de posição que os deixei no arquivo orginal deles. Como sou kbaço neste assunto, alguém poderia me ajudar a fazer com que essas pessoas venham na posição salva no arquivo original? Abraço!
Aconteceu parecido comigo e eu resolvi de um jeito meio ignorante, mas deu certo. Eu colapsei o modelo pra ficar na posição e salvei, depois fiz outra pose e salvei, fui fazendo várias e deixei salvas pra usar quando precisar.
V-Ray 1.5 Addict
Obrigado, Carlos, mas não é essa a intenção. Não quero converter os modelos rigados em poly simplesmente. Gostaria de uma opção - e com certeza deve ter - em que os modelos viessem na posição salva no arquivo original. Se eles estavam sentados, segurando talheres, gostaria que viessem dessa maneira no MERGE, e não na posição original de rigagem - ereto, braços e pernas abertos. Abraço

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Olá, tente fazer o seguinte: No menu Animation tem uma opção chamada "Define as Skin Pose", ou algo parecido, ao clicar nela vc define a pose que o modelo está como sendo a inicial. Daí, se vc mexer no modelo e mudar a posição dele, basta ir no menu Animation novamente, e clicar na opção "Assume Skin Pose", que ele retornará à posição que vc definiu como sendo a inicial. Mas cuidado, se vc definir qualquer nova pose ao modelo, ele perderá a pose inicial, aquela do Leonardo da Vinci, então salve seu arquivo com pose alterada usando outro nome, só mesmo pra vc exportar, depois de exportar basta vc deletar. Abraços, espero ter ajudado!
Em constante aprendizado...
Pô, valeu, demetriusguitar! Obrigado, amigo, já testei aqui e funcionou. Abraço!

Então Dudamel, eu acho mais fácil criar uma biblioteca com poses de todos os tipos para quando for usar importar só o mesh sem rig. Vc deixa o personagem com rig gravado em outro arquivo pra ter quando precisar, mas pras maquetes vc usa as poses que colapsou, acho mais prático e não precisa importar o rig junto. Mas cada um é cada um.
V-Ray 1.5 Addict
Oi Carlos. Pode ser também. Mas, como eu disse, às vezes a gente precisa de um ajuste fino (a pessoa sentada, segurando talheres, às vezes olhando para um lado, às vezes para outro) ou mesmo, se quiser alguma animação. Colapsar tudo não seria uma boa solução pra mim, embora eu já tenha usado assim, mas prefira agora essa solução de salvar a posição da pessoa. Abraço

Fico feliz em ter ajudado! Precisando estamos aí. Abraços!
Em constante aprendizado...
Boa noite. Dudamel, primeiro quero falar que sou seu fã, adoro seus trabalhos. Acho que este plug-in ajudará muito no seu trabalho com personagens rigados: http://www.simoworks.com/ Ele salva quantas poses quiser e recupera depois. É de graça.
Valeu muito, malcon! Pô, obrigado mesmo, já vejo já se funciona como eu quero este plug-in. Agora, eu não tenho tanta qualidade assim pra ter fã, rsrsrs. Preciso melhorar bastante coisa ainda. Eu é que sou fã de trabalhos de vários artistas aqui do fórum. Abraço!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717410.

Total de membros registrados: 143173

Últimos membros registrados: Kennetoot, BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower.

Usuário(s) on-line na última hora: 374

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.