Bom, , eu vou tentar explicar como fazer uma boca, mas não sei c vou conseguir! Para fazer a boca, vc deve usar a ferramenta cut, e fazer o contorno dos lábios e dentro desse contorno fazer mais umas duas vezes, e depois ir puxando os vértices para fora, para dar volume. E para animar vc pode usar o modifier " Morpher" e fazer cópias do rosto, por exemplo: faça uma cópia do rosto e vá puxando os vértices para deixar o personagem triste, alegre, zanga, etc, só q para usar o midifier "Morpher" vc quando fizer a cópia da cabeça, vc não pode acrescentar mais nenhum vértice, ,pq c não o midifier Morpher não vai funcionar. Não sei c deu para vc entender, mas eu fiz o possível.