Nodejoe, alguém usa?

Por: Gibran Farfud  

Em: 22/05/2009 11:05

Galera, estou pensando em adquirir uma licença do Nodejoe. Portanto, como não é um investimento barato gostaria de opiniões de quem tem e usa esse plug-in de Schematic Material Editor. - Vale a pena mesmo comprar esse plug-in? - Quais os reais benefícios de ter um Editor de Material Esquemático (acho que o pessoal que também trabalha com o Maya deve saber bem disto!) - O Mental Mill é tão bom quanto o Nodejoe? Ou será que a Autodesk não vai acabar comprando este plug-in e transformando-o no Mental Mill e ainda por cima fazendo a integração com o Max e quem comprou o plug-in acabará tendo feito um investimento "inútil"?
cara não confunda as funcionalidades de um editor esquemático com o mental mill, o editor esquematico simplesmente te ajuda a compor materiais complexos pq mostra a ordem de forma agradável e mostra cada mapa e o preview em tempo real mas se vc manja bem de o montar materiais no material editor mesmo talvez não seja tão necessário mas que ajuda muito não tenho duvidas, agora quanto ao mental mill ai a coisa fica mais complexa pq alem de montar materiais de forma esquemática ele deixa vc carregar, alterar e programar qualquer shader do mental, montar phenomenas e exportar materiais do tipo direct x que são vizualizados em tempo real na viewport ou seja ele é muito mais do que um editor esquemático.... mas enfim veja se realmente é necessário abraço
O César falou tudo!!
UERJ
Muito obrigado pela explicação, César. Eu pensava que o Mental Mill era um SME mais integrado ao Mental Ray, somente isto, mas graças a sua explicação agora sei o que ele é. E levando-se em conta isto, cheguei a conclusão que não vale a pena ter o Nodejoe, porque além de tudo o Mental Mill vem integrado ao Max 2010 Pelo que você falou, ao meu ver agora vale mais a pena estudar o processo de criação de materiais e shaders pelo Mental Mill, Então pensando bem cheguei a uma conclusão, não sei se correta, mas acho que não deve estar muito longe disto. Futuramente para quem usa o MR com certeza será algo quase que essencial saber usar os recursos do Mental Mill.
O mental mil não vem integrado ao mental ray do max 2010. E sinceramente alguém aqui já tentou usar ele, é complicado pra caramba, andei trocando umas idéias com o André e cheguei a conclusão que ali o buraco é mais embaixo, precisa de uma boa dedicação pra conseguir tornal ele produtivo. Quanto ao Node Joe, eu simpatizo muito com ele da pra ter um bom aumento na produtividade usando ele, e pretendo instalar aqui assim que formatar a minha máquina, hoje eu estava pesquisando por ai e encontrei várias coisas sobre node joe e achei fantástico. Modestia a parte, mas meu julgo bom em composição de materiais, e quando vi o node joe achei fantástico. Da uma olhada nesses links, tem vários materiais compostos com o node joe. http://www.germanmentalray.de/viewtopic.php?f=18&t=623&sid=81b57d2fcff288657a71864c0d3cdb0b http://www.nodejoe.net/forum/viewtopic.php?p=400#400 http://www.nodejoe.net/forum/viewtopic.php?t=45 http://www.nodejoe.net/forum/viewtopic.php?t=654
Boa noite farfud, Eu uso o nodejoe e posso afirmar que ajuda bastante. Vc pode fazer tudo que faz sem ele, mas com ele fica mais fácil. O material editor do max trabalha com janelas, então vc coloca um falloff no difuse, um noise no falloff, depois uma imagem dentro do noise, só isso são 3 níveis que você avança dentro do material. Quando vc precisa mexer na imagem tem que entrar no falloff, depois no noise e depois na imagem. Imagine que tem essa mesma composição no Bump, para sair da imagem do diffuse e ir até a imagem do Bump vc tem que dar uns 10 cliques. Com o nodejoe você vê toda a árvore do material na mesma janela, com 1 clique vc passa da imagem do diffuse para a imagem do bump. É mais fácil pra acessar os recursos de cada mapa e configurar, quando o material é bem complexo complica bastante editar pelo material editor. O mental mill é outra coisa, um dia ele vai estar no material editor de todos os softs 3D, mas por enquanto é mais útil pra games. Ele tem os componentes dele, não tem os mapas e os materiais do max, então por enquanto não serve pra compor materiais igual o nodejoe.
tiagodmed: cara o mental mill eh complciadinho mesmo, tb achei q o buraco é mais embaixo hehehe, quando vc começa a montar um material com ele do zero é como se estivesse montando um material mentalray porem sem os slots pra carregar os mapas....ou seja tem q fazer tudo do zero.... vamos vendo o q sai de material sobre ele pra irmos estudando abraço

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 843

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.