Oi Suron, tudo bem?
Partículas é apenas uma base, é o mesmo que Bones, não basta ter a estrutura que move o personagem com Bones, precisa atribuir um Mesh a ele que é o personagem, as partículas são a mesma coisa, elas apenas emitem objetos de acordo com as configurações, o que ela vai emitir depende de muitas outras coisas, pode ser objetos que você fez, por exemplo para simular um cardume de peixes, não vai fazer um por um, faz apenas um e emite diversos com um sistema de partículas, as vezes apenas com técnias de criação de materiais volumétricos resolve, aplicando em esferas ou planos, depende de cada situação, no caso de neve um bom material aplicado em faces resolveria, pode ter uma idéia de como fazer no tutorial sobre fumaça na Três D1 como o Fernando disse, mas o material neve seria bem diferente, no mesmo processo mas os mapas seriam diferentes.
Agora acumular no chão é impossível de fazer com partículas porque elas não tem volume, não se acumulam em montinhos, ai depende da experiência e técnica de animação do artista 3D, o único programa que vai permitir fazer isso com perfeição é o Real Flow onde as partículas são volumétricas.
Abraços