técnicas para animação em filmes

Por: rogeriodilima  

Em: 27/06/2009 22:48

olá alguém aqui sabe me informar como são feitos os filmes, tipo um resumão se é renderizado diretamente em avi por exemplo, ou se em sequencia de imagens....etc no meu caso a animação sera numa cidade, mas só vai mostrar a cidade inteira na primeira cena,(vista aerea), nas outras cenas só vai aparecer partes da cidade aonde os personagens estiverem, e faço um unico arquivão, ou cada cena, em um arquivo .max ? me expliquem estes procedimentos..
Eu não sou a pessoa certa pra ajudar nisso, mas sei que animação renderiza em sequencia de imagens pra não perder tudo com problemas e pra compor depois. E fazer tudo no mesmo arquivo fica pesado, dá problema, demora no render. Faz o que precisa em cada arquivo que fica mais leve.
UERJ
cara...vc quer saber como fazer um filme ok, mas vc pretende exibir ele onde? em que midias seriam ? nada eh renderizado em avi, nada. Eh usado sistemas de array , que sao Hard Disks interligados , que funcionam como um unico disco enorme que tocam em tempo real as imagens, se for cinema pode chegar a 4 k (4096 x 4096). Cinema eh tudo a 24 quadros por segundo com motion blur. Quando esse material eh passado pra dvd ou outra midia televisiva eh feito um processo chamdo pull down que consistem em converter os 24 fps para os 30 fps da tv. O ideial eh fazer um animatic, um preview em baixa resolução da cena, editar e ver se funciona cinematograficamente. Uma vez feito isso, vc pode criar as cameras no seu cenario. Pra ficar mais leve vc pode deletar da cena oq ue nao vai aparecer no render, isso poupa muito tempo de render. mas pra fazer isso TEM que ter o animatic fechado e aprovado. Separa em pastas cada take das suas cenas, com a parte do animatic e com a parte do roteiro que o take faz parte. Coloca tbm os modelos que vao ser usados na cena. As texturas dos modelos nao precisam ficar nas pastas do take, pq essas texturas serao usadas em todos os takes. O que deve ficar na pasta eh soh o que pertence somente aquele take. Cara, isso eh bem superficial o que coloquei aqui, eh muito mais complexo e volumoso entao teste algo menor antes de fazer algo muito grande, dai vc vai ver o que deu errado e fica facil de criar o seu workflow !!! vlw !
a intenção é fazer para ser exibido nos cinemas, o que tenho feito é o roteiro, tudo certinho como deve ser, só não tem os esquemas de cameras e tal, pq isso fica a encargo do diretor, como eu mesmo vou dirigir, então não preciso colocar no roteiro, na hora vou vendo qual é o angulo melhor.... resumindo, escrevi o roteiro, sei modelar, a parte de animação não vai ser eu que vou fazer, mas não sei como organizar as coisas eu encontrei essa explicação aqui no forum Filme 4K (35 mm): 4096 x 3112 - 30 FPS Filme 2K (35 mm): 2048 x 1556 - 30 FPS Cineon Full: 3656 x 2664 - 30 FPS Cineon Half: 1828 x 1332 - 30 FPS FULL HDTV: 1920 x 1080 - 29.97 FPS (Formatos HD interpolam o padrão de 24 FPS da analogica com o 30 FPS do digital e analogico fisico e chega nesse FPS) DVC Pro HD: 1280 x 1080 - 29.97 FPS HDV/HDTV (Padrão brasileiro de HDTV, sim é abaixo do padrão full HD e HD pro por conta da tecnologia que foi escolhida para nossas transmições, nenhum canal brasileiro aberto ou por assinatura emite sinais acima disso, se a compania de transmição anuncia que chega a 1080 é mentira): 1280 x 720 - 29.97 PAL D1/DV (widescreen): 720 x 576 - 24 FPS PAL D1/DV (fullscreen 4:3): 788 x 576 - 24 FPS NTS DV (widescreen): 720 x 480 - 30 FPS NTS DV (fullscreen): 720 x 480 - 24 FPS qual é configuração para o cinema então?, lembrando que a animação vai ser renderizada em uma renderfarm, e qual é o melhor formato para renderizar em sequencia de imagens? JPEG, TGA, etc,,,,
encontrei mais esta tabela http://www.celco.com/FormatResolutionTable4K.asp
rogeriodilima, o animatic, o mostro como eh chamado tbm, eh a parte mais importante da pre produção. nada eh mais fundamenal que um animatic das cenas. Nesse animatic eh que eh decidio, seja lah por quem for o que deve ser feito , como deve ser feito e que tempo leva. Se voce tiver acesso pega qualquer making of de filmes de animação ou live action que tem muitos efeitos que voce vera que todos eles tem um storyboard (que seria os enquadramentos, papel do diretor de fotografia) e um animatic, que eh feito com as imagens do storyboard e mais algumas images de apoio juntamente com um audio guia. Dai nao se perde tempo com trabalhos a toa ou com a falta deles. Edita antes , ve se seu filme tah funcionando, dai vc comeca a produzir ele. Veja: a etapa de criação eh feito antes da produção, sao etapas diferentes, se misturar voce vai se perder e vai demorar muito mais, o que em um studio se reflete em dinheiro. vlw !!!!
Exibir em cinema voce tera que fazer o transfer (tbm pode chamar de print ou o nome o correto que eh Kinescopia)que eh "imprimir" na pelicula as sequencias de imagens. Normalmente os laboratorios aqui do Brasil dificilmente voce tera um transfer que imprima maior que HD, 1920 x 1080. Tem outro aspecto importante, que eh a janela onde a largura eh o tamanho maximo do print (se for HD eh 1920) mas altura ( poque daria a proposção do filme) pode variar, esse eh um dos motivos de voce fazer o animatic antes de produzir. Laboratorios mais atualizados usam 2k ou 4k, 4k acho que soh tem 1 no Brasil, voce deve usar o mesmo principio acima. Quando se fala de cinema esqueça field !!! Field eh coisa de TV, entao voce vai renderizar o seu filme em 24 fps com motionblur ligado sempre (senao bate) e quando for passar pra qualquer formato de tv ou dvd voce vai fazer o pulldown, que transforma de 24 pra 30 fps. Isso eh facil, o after effects por exemplo faz sem problemas. Sobre os formato dos arquivos, eu trabalharia com tga, que funciona bem nesse caso. Estudios grandes trabalham com dpx ou cineon , que sao formatos de imagem que tem 32 bits floating point, como o HDRI por exemplo. Dai controle de cores eh bem maior, mas tbm nem todos os laboratorios imprimem com esses formatos. Cara, tem muito material ai pra voce pesquisar.... Boa sorte !!! vlw !!!!
vou dar uma boa pesquisada nessas coisas
Boa noite Thunndro. Eu trabalho com arquitetura mas curto muito cinema e adoro as suas "aulas" sobre o assunto. rsrsrs Renderizar em 4k não é brincadeira. rsrsrsrsrs O pulldown é um comando no after? Vc pode dizer como faz? Obrigado.
Fala malcon blz ? Cara, no after funciona assim: Voce importa uma sequencia de imagem coloca a 24 fps e logo abaixo tem o pulldown. Tem alguns padroes de pulldown, lembra que que usar algum desses formatos tudo que for fazer nesse trabalho tem que ter o mesmo padrao de pulldown. Aulas eu ? UHahuahuauh Nada disseo velho, soh passo adiante o meu conhecimento, pra isso que existe forum: troca de informaçãoes, eu jah trabalhei muito com arquitetura mas tem tempo que nao faço nada nessa area, então jah jah que vai querer "aulas" disso sou eu !!!! vlw !!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717409.

Total de membros registrados: 143172

Últimos membros registrados: BillcKittrick, rbes, GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA.

Usuário(s) on-line na última hora: 517

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.