Otimizar malha ..

Por: extra3d  

Em: 05/08/2009 14:39

Boa tarde Pessoal gostaria de saber se tem algum plugin ou script que otimize a malha de um objeto. Por exemplo, ocorreu uma situação aqui que recebi um objeto em formato 3DS que uma pessoa me enviou, no caso com muitos poligonos em MESH porém com poligonos de 4 lados (menos mal) ... mas gostaria desse plugin ou script para diminuir os poligonos mas que mantesse os poligonos quadrados. *algo tipo o comando OPTIMIZE mas que mantesse a regularidade da malha. Abraço
www.behance.net/araujoxyz
Alguma luz por gentileza .. hehehe
No Max existem dois modificadores pra isso: o Optimize e o MultiRes. O Optimize tem dificuldade de manter as UVs, caso haja alguma. Abraço,
Só o problema que esses nao deixam a malha regular tipo mantendo os poligonos com 4 lados, ou eu q não sei usar ....... segue a duvida de algum plugin ou script ... mas valeu a ajuda abraço
Não sei se te ajuda, e o processo pode ser um pouco braçal, mas me ajudou quando recebi modelos em formato 3ds de outros aplicativos, o que pode gerar uma infinidade de problemas na malha: Se os polígonos estão intactos, eu já converteria em editable poly. Selecionaria todos os vértices e aplicaria um WELD, com valor bem baixo, apenas para soldar os vértices, que porventura estejam sobrepostos ou muito perto, com CUIDADO, para não provocar pequenos estragos na malha. Se os polígonos estão com 4 lados como disse, deve também ter vários edges loops "intactos". Eu selecionaria vários edge loops que podem ser retirados para otimizar a malha (tendo cuidado para não retirar loops estratégicos). Se algumas áreas apresentarem malha facetada devido a este procedimento, selecionaria-as e aplicaria um autosmoth (45º). Isso não faz milagres mas pode ajudar.

www.zuinn.com.br/andresgsoares
Hummm coincidencia ou não, foi mais ou menos essa solução q vc falou que acabei usando, pq até entao nao achei algum plugin ou script que diminua os polygonos q eu possa aplicar novamente o meshsmooth saco ??? seria isso por enquanto, na realidade ja ouvi fala num plugin sobre isso mas nao o acho ... mas valeu dudamel ... grande abraço cara.
Se você tiver o max 2010 com você, o modificador ProOptimize é melhor que o antigo, já deixa ao máximo as 4 faces. Mas mesmo assim não faz milagres. O jeito é na mão mesmo. Abraços.
É msm, não existe plugin ou script que reduza o número de polígonos mantendo em quad. O melhor que pode conseguir é com o pro optimizer do max 2010, mas não faz milagre como disse o Renan, ele tenta manter em quad mas em alguns lugares ele não consegue.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717397.

Total de membros registrados: 143170

Últimos membros registrados: GROYCE, alfredopaz, OsanixCapsules35, MedicGLPKapseln46, mapower, PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45.

Usuário(s) on-line na última hora: 461

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.