Ajuda com Iluminação e material! (aluminio)

Por: Macalister  

Em: 12/08/2009 01:23

E ae galera! Bom, primeiramente vou me apresentar ja que sou novo no forum e aqui no Três D1. Sou estudante de Jogos Digitais (games =p), estou no terceiro semestre e pretendo direcionar meus estudos para a area de modelagem e talvez computação grafica (programando...). Escolhi o 3D max pois pelo que andei "cheretando" ele é bem bom para fazer "imports" para motores 3D e trabalhar com Low-poly numa qualidade bem boa. mas antes de sair modelando focando em jogos, resolvi fazer uma abordagem completa do Software para ter um bom conhecimento do seu poder (q eh bem grande por sinal!) Então, estou trabalhando em projetinhos com alta poligonagem e efeitos de Render (Uso o Mental Ray) para explorar as infinitas coisas q o software nos permite fazer. mas vamos ao que interessa.... atualmente estou modelando uma latinha de aluminio (essas de refrigerante, cerveja...), a modelagem em si esta pronta, não esta muuuuuuito boa mas esta rasoável para um iniciante...(acho eu!). Mas, chegou a hora de renderizar... e... DUVIDAS DUVIDAS DUVIDAS! A latinha em si esta aqui: Bom, pelo q voces puderam ver, esta com efeitos de renderização extremamente basicos, e é isso que me veio pedir ajuda! Notem que o anel da latinha não faz sombra na lata em si, mesmo ela estando um pouco mais alta (afastada da lata)! PQ ? Para a iluminação estou usando desta forma: Tentei usar Skylight mas eu n sei fazer uma configuração boa! e o material, se voces puderem me ensinar um método de melhorar esse aluminio vai ser bem legal tambem! Desde ja agradeço a ajuda! Valeu! PS: estou na versão 2010 do MAX
Certo... ahnn... por onde começamos ?
Macalister, dai meu velho na moral? Seguinte, estude mais seu renderizador, pelo que vejo são poucos samples de final gater para um sombra com mais qualidade, mas não é apenas terá que setar outros comando do render, o curso da 3D1 é muito bom nesse sentido e ajuda MUITO. Para o material utilize arch&design, são setagens fáceis e muito robustas. Quanto a iluminação se está fazendo externa, aconselho a usar um MR SKY que é próprio do render. Valeu e qualquer estamos ai!
Seja bem vindo Macalister, 1 - Com Mental Ray, não use sombra "Mental Ray shadow Map", por mais que isso possa ser estranho. No MR do Max, é melhor trabalhar sempre com sombra Raytraced. 2 - Deixe a densidade da sombra em 1, isso se vc for simular GI ou só FG com bounces. O rebatimento da luz já irá suavizar a densidade da sombra. 3 - Para o material, experimente usar o Arch&Design. Aumente o Reflection e baixe o Glossiness. Isso fará com que o material tenha reflexo borrado. Ficará mais parecido com o que vc quer. Abração,
O material é fácil fazer com o arch&design, seleciona o preset chrome e baixa o glossiness pra 0.3 ou 0.4, Coloca uns 16 no samples do glossiness e está pronto. O resto é iluminação e ambiente. O metal reflete o que tem em volta e só tem um plane branco e o fundo preto, coloca uma imagem hdri panorâmica no environment pro metal refletir. Se vc usa o max 2009 ou 2010, cria 3 luzes free light em volta do objeto e usa o mr photographic exposure pra regular a iluminação. Pesquisa sobre a técnica de iluminação de 3 pontos, é a que usam pra render de produtos.
São Paulo Futebol Clube
Nossa, valeu pelas resposta pessoal! mas então...
"Leandro Oliveira" disse: Seja bem vindo Macalister, 1 - Com Mental Ray, não use sombra "Mental Ray shadow Map", por mais que isso possa ser estranho. No MR do Max, é melhor trabalhar sempre com sombra Raytraced. 2 - Deixe a densidade da sombra em 1, isso se vc for simular GI ou só FG com bounces. O rebatimento da luz já irá suavizar a densidade da sombra. 3 - Para o material, experimente usar o Arch&Design. Aumente o Reflection e baixe o Glossiness. Isso fará com que o material tenha reflexo borrado. Ficará mais parecido com o que vc quer. Abração,
mas se eu usar a sombra raytraced eu consigo fazer sombra difusa ? tipo, fazer cm que a sombra do objeto vá suavisando no fim ? O Arch&Design sabem se eu encontro no max 2010 ? pois antes eu usava o 2009 Design e eu sei q tinha, mas aqui no 2010 eu encontro essa opção: mas quando eu seleciono a opção "INCOMPATIBLE" o Arch&Design aparece, mas n posso usa-lo... assim : Oq acontece ? o 2010 n é compativel com o Arch&Design ? valeu pessoal!
Opa ignorem essa duvida do Arch &Design! ja resolvi... falta de atenção emsmo ¬¬ Desculpem... mas a duvida do Raytraced Continua.... =p Valeu
Sim, cara. Usando MR e uma luz com sombra Area (como algumas Photometrics e as luzes próprias do MR) a sombra Raytraced fica diffusa. Abraço,
Ok Leandro, vou tentar fazer com RayTrace e usar o Arch&Design para obter o material... Mas ta meio complicado chegar no aluminio de uma latinha.... ora fica mt escuro, ora mt claro, ora reflete muito mas to chegando la... mas a sombra difusa eu n entendi mesmo oO. sabe de algum lugar onde eu possa ler um pouco sobre sombra difusa com Raytraced Shadows ? Valeu!
Usando Mental Ray, a sombra Raytrace só vai ficar difusa se vc usar luz Area. Quanto maior a área da luz, mais difusa será a sombra. Insira uma mr Area Spot, por exemplo. Vai no grupo Area Light Pararameters. Lá vc define a forma da área e as dimensões da mesma. Abraço,
A luz mr area omni ou spot cria sombra difusa com raytrace. Olha o menu area light parameters. Quanto maior a area mais difusa é a sombra. Mas luzes photometrics são mais reais, só que tem que mudar o gamma e usar exposure. O material de aluminio da lata não é tão borrado como de esquadria, 0.3 ou 0.4 no gloss é muito baixo. O aluminio de latinha é bem polido, usa 0.6 no gloss. O aspecto do aluminio depende da imagem que botar no environment.
UERJ

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 803

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.