Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Caue Rodrigues   Serra-ES - ES
dami   João Pessoa pb - AC
rafaelgmarotta   Belo Horizonte / MG - MG
Designer RS   Bento Gonçalves - RS - RS
Kayman   Parana - AC

Portfólios Ver Mais

anapinheiro   São José do Rio Preto
jackson.arruda   CUIABÁ-MT - MT
klayton   Cuiabá/MT - MT

3d Studio Max && Jogos

Por: IgorVr  

Em: 29/04/2004 16:51

Olá, gostaria de criar esse topico para trocarmos ideias de criação de jogos usando modelos feitos pelo 3dSmax,... Primeiramente, gostaria de saber,.. ora bolas criei um modelo e um cenário,.. o que preciso aprender além disso para poder montar um game? onde ler? quero de inicio apenas andar com meu personagem no meu cenário! nada mais nada menos que isso! (só pra ter uma base de como funciona este tipo de programação....) Valeu é isso aí! Obrigado!
alem dos modelos 3d tem uma serie de coisas ainda... n é nada facil fazer um game... 1. vc precisa saber uma linguagem base: C/C++, ...etc... 2. vc precisa conhecer uma biblioteca gráfica: OpenGL, DirectX, Direct3D, SDL, SDL com OpenGL... e tem todo um tralala de organização tb... n é atoa q se levam anos pra se fazer um jogo... e com uma equipe muito grande...
Oi Igor tudo bem? Bom eu programo em várias linguagens.. dediquei boa parte da minha vida a Nercisse.. só ha poucas semanas q peguei o 3Ds e to estudando =) Bom.. O principal problema de começar a programar é o simples fato de começar.. 3D studio max tenho esse forum e essa comunidade de amigos que estao sempre ajudando... programar vc precisa encontrar sua "casa" tmb... Nao adianta vc fazer seu modelo no 3D studio e vir perguntar como fazer o jogo apartir dele... X.x.. eheheh daqui 10 anos agente conversa sobre isso pode ser? Primeiro passo.. encontra a linguagem do seu coração.. é aquela linguagem q vc vai usar pra aprender e sera seu guia para todas as demais linguagens.. pq por cima, todas as linguagens sao iguais... Oque muda sao os recursos e a sintaxe.. Quer uma sujestao? =) Delphi.. Vai em www.borland.com e baixa o Delphi trial 30 dias.. só digo uma coisa vc nao vai conseguir aprender sozinho.. A programação é baseada em Lógica.. Se (está chovendo) entao abra o guarda-chuva, caso contrario vá pra praia.. O delphi é linguagem Pascal, minha linguagem predileta.. e da maioria dos programadores tmb.. mesmo os que programam em c++ como eu... no delphi ficaria.. If chovendo then begin abrir_guardachuva(); end else begin ir_para_praia(); end; No c++, java, c, praticamente todos os scripts: if(chovendo){ abrir_guarda_chuva(); }else{ ir_para_praia(); } No Visual basic, basic, e outras linguagens (pré históricas hehe) if chovendo then call abrir_guarda_chuva() else call ir_para_praia() end if O visual basic nao usa (ponto e virgula) ou seja... soh aceita 1 comando por linha.. q eu odeio... A sintaxe de todos os programas.. inclusive a programação do 3D studio se baseia em: includes, if, for, while, switch, functions e classes.. É bem facil depois q vc sabe.. hehehe pra aprender é pé no saco mesmo.. Visita alguns sites brasileiros.. sao tudo pra ja experientes, nao ajudam muito pra quem ta começando: www.pdj.com.br www.unidev.com.br Programação de jogos trabalha muito com trigonometria.. minha area predileta.. fiz um cubo e outros objetos 3D girarem apenas com calculos matematicos de matrizes.. é bem interessante e legal de ir nessa área.. Bom, sobre oque vc perguntou de usar os modelos do 3D studio.. Primeiro.. vc nao pode importar .max em nenhuma linguagem.. apenas .3DS ou transformalo para .X (directx).. ou transformar para extensao do torque.. ou outros engines 3D.. Segundo.. aprenda muito programacao.. sabe oque significa muito? hehehe quando vc fizer um Tetris em 2D no delphi.. vc tá uns 20% do caminho... quando vc brincar com os headers do directx no delphi e fizer um terreno 3D (que para os headers de directx é o primeiro contato com 3D) vc tará 40% do caminho.. Pq eu disse pra vc mecher com Delphi primeiro? Pq quando vc abre o delphi pela primeira vez.. ja mostra um formulario.. vc aperta F9 ele ja compila.. no c++ pra fazer esse formulario.. sao necessárias, no mímino 50 linhas... com muita interacao do "void main" no c.. ou "int main" no c++.. q é o simples "create" no delphi.. =) Qualquer duvida to sempre no forum.. só perguntar.. to sem tempo agora pra escrever mais.. abraços
Amon-Ra, tu sabe opengl? ou outra biblioteca qlquer? ao inves de usar delphi ele poderia estar usando o boardland c++. :>
Amon-Ra obrigado pela dedicação de mensagem hehe bem grandinha mas aí cara, eu ja sei logica, algoritmo,.. mechi com Java durante 3 anos direto,... Visual Basic, Php, ate pascal suX eu mechi no curso q eu fiz, entao eu tenho uma base do funcionamento de programação heheh agora só queria saber msm como interagir a programação com os modelos 3d do max! essa é a pergunta ;] Abraços!
"Washing Machine" disse: Amon-Ra, tu sabe opengl? ou outra biblioteca qlquer? ao inves de usar delphi ele poderia estar usando o boardland c++. :>
opa ^^ "borland" C++.. é o delphi escrito em c.. ao invés de object pascal.. é uma boa tmb... Sei opengl, mas prefiro SDL q usa o opengl (www.libsdl.org) IgorVr.. vc manja de Java? Entao blz.. curto muito java.. da pra vc seguir a carreira 3D no java.. o próprio Jedi fez headers do directX pro java, apesar de q nao precisa.. a própria Sun criou o Desktop Java API 3D.. que é um dos engines 3D mais poderosos do mundo.. Java é bom em tudo nisso tmb.. Bom respondendo.. se vc escolher Java.. vc ja deve tar cansado de ouvir falar do "swing" do java né? ou do Canvas normal do java .. "java.awt.Canvas".. o swing 3D é o "com.sun.j3d.utils.* " , o Canvas 3d é javax.media.j3d.Canvas3D.. talvez vc ja tenha noção.. java 3D é bem poderoso.. Se você escolher C++.. aconselho pegar o Dev c++.. é gratuito e muito bom (foi feito em delphi e compila c++ =P ).. Usa a biblioteca q vc se sentir mais a vontade.. Sdl como citei é muito bom.. Directx nunca vai morrer e é cada vez melhor, Allegro é muito bom tmb.. Se você escolher Delphi, trabalhe 3D com o opengl ou directx. Qualquer desses q vc escolher pra usar seus modelos 3D.. vai funcionar igual.. vc vai carregar o modelo 3D como se fosse uma imagem.. vai poder mexer seus "vertex".. e vai perceber q colocar um objeto 3D num engine é muito mais simples que criar um cubo na cena heheh =) Qualquer coisa agente ta aqui pra ajudar.. Abraços =)
Amon-Ra Obrigado pela resposta! mas o q eu sei fazer em Java são apenas coisas basicas do tipo, controle de estoque, controle financeiro etc etc... Vb eu ja fiz joguinhos 2d,.. Delhpi eu nunca usei mas posso me esforçar para tal... pois então a duvida seria como desenvolver uma logica para jogos com objetos 3d????? Quero um site que ensine do INICIO do INICIO entendeu? valew!
Desculpa ai por meter o bedelho, ok? vai em http://www.darkbasic.com ou http://www.darkbasicpro.com Foi a melhor coisa que já achei para trabalhar com programacao+3d (Principalmente se voce já usou um TK85) ;)
O QUE É um TK 85? vejo muitas pessoas falando isso! e nem sei o que é! ValeWSsss
AH Meu velho... Não foi apenas um computador, foi uma época, que tinha sim seus incovenientes, mas que era ótima! :-) Lembro como se fosse hoje, 10 minutos pra carregar um jogo pela fita cassete (posso até ouvir som dos dados sendo carregados)... Nessa época você TINHA que saber programação pra usar um computador. Em geral eram BASIC e ASSEMBLY, e babe, o tk85 era um micro computador de 8 bits, tinha 16Kb de ram e se nao me engano, operavam a 4 ou 8 Mhz!!! Procure por emuladores do sinclair (o tk85 é o primo brasuca dele) e vai ver o milagre que faziam com ele. Mais feliz ainda fiquei quando ganhei o tk90x, aquilo sim era computador! 8 bits, 48Kb e 8Mhz (acho), mas melhorou muuuuuito os graficos, e o som entao! Dava pra tocar 2 notas ao mesmo tempo!!! :) Por favor moderador, sei que essa mensagem é off-topic, mas sempre me empolgo em relembrar as coisas boas da vida... :)

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710589.

Total de membros registrados: 138056

Últimos membros registrados: vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio, ADERSONS, elasticare, Acfabbri, MossTrimGummiesRezension.

Usuário(s) on-line na última hora: 956, sendo 22 membro(s) e 934 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: Thiago Couto, Fabio Amorim, Pierrejr78, diegogrimm, Le_Andro, Duda, Ricardo Paranhos, Reinaldo Silva, Renatto, Eduardo Ramos, Gabriel.C, Geraldo Nunes, Ronaldo, Carla Franco, Lucas Reis, roberlei, Moura, Esdras, Joao Barreto, Nuno, Leonardo, ricardo duarte.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.