Nurbs, como assim preciso?

Por: Andeciuala  

Em: 27/09/2009 17:43

kra como assim modelagem nurbs permite um melhor controle na modelagem, em termos de precisão? Ela é utilizada no desenvolvimento de protudos, mas como a modelagem com nurbs ajuda? um monte de linhas no espaço, pode te dar precisão? como? alguém aí que modela com nurbs pode me explicar?
Eu modelo com nurbs no Rhinoceros, e bem preciso mesmo. E dificil explicar como modela com nurbs, agora q comecei a modelar no Blender vi como modelagem poligonal e bem diferente do q no Rhinoceros, de inicio senti muita falta do controle de dimensionamento q tem o Rhinoceros.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
Opa, e kra como aprendeu a modelar no rino???
É muito mais fácil modelar em nurbs do que em poly, quem é acostumado com nurbs sofre para modelar em poly. Os programas técnicos não modelam com poly, modelar com linhas é claro que dá mais precisão pq vc faz a linha com precisão, com tamanho preciso, com curvatura precisa, com raio preciso e o objeto é criado pelas linhas ficando preciso. Em poly vc pega um plane e começa a puxar edges sem nenhuma precisão, ou pega um box e começa a deformar só olhando na forma, sem nenhuma precisão. Poly é mais artístico e nurbs é mais técnico. Mas se quiser modelar artístico com nurbs tb pode.
Trabalhava com o Rhino tb, a maior parte do trabalho consistia em extrudar linhas e projetar outras nessa superficie extrudada. Você fica de queixo caido pela precisao e rapidez desse processo. No começo, achava mto estranho, e ate conseguir raciocinar em nurbs, levou 1 certo tempo. Sai da empresa, voltei a modelagem poligonal, mas sempre que preciso de precisao uso o nurbs.
Andeciuala, eu aprendi Rhino lendo os manuais do software mesmo q sao bem precisos, la aprende-se todas as ferramentas, depois em alguns tutoriais pela internet a gente aprende alguns macetes pra trabalhar mais rapido assiam como tem em todo software, eu fiz um curso de Rhino em 2002 e nao aprendi nada, os manuais q me ensinaram mesmo. E Mauricio, isso da facilidade de um modo ou de outro e muito relativo. Quem aprendeu primeiro modelagem nurbs vai sofrer pra aprender modelagem poligonal, quem aprendeu primeiro poligonal vai sofrer com modelagem nurbs. Acho q e questao de costume mesmo.
Brute Force na minha cubeta nao!!! http://www.kornlu.blogspot.com
A precisão vem da formula matematica que gera as curvas e as superficies. Ela consegue manter uma consistencia na forma independente do numero de subdivisões. Uma comparação simples é pegar uma esfera no max e converte pra nurbs, vai ver que ela é sempre uma esfera perfeita, mesmo mexendo nas configurações de subdivisão. Agora pega um cubo e aplica turbosmooth. Repara como a forma vai mudando, ficando mais arredondada conforme vc vai aumentando os niveis de interação. Chega uma hora que ele tende a estabilizar a forma, mas essa falta de consistencia que pode gerar problema na produção industrial, por isso o nurbs é o formato padrão das superficies. Eu acho interessante a forma de trabalhar em nurbs, mas eu particularmente trabalho em poly, só iria pra nurbs se fosse trabalhar com produção e prototipagem. É como comentaram, é outra forma de trabalhar.
@Kornlu e possivelmente outros Pegando o bonde da discussão: já que você também tem experiência com Blender, como as ferramentas NURBS desse se comparam com a do Rhino? Sim, é verdade que o NURBS do Blender é aproximado com polígonos, mas o que quero saber é se as ferramentas dele para modelar em si com NURBS dão pro gasto ou são muito fracas...
http://umavozatroz.wordpress.com/
sem contar que o nurbs é verdadeiramente uma mlha curva.. nao uma repeticao de poligonos que dao a sensacao de "redondo"
No help do mental ray está falando que para fazer efeitos de caustics mais refinados é melhor usar nurbs do que poligono pq polígono são faces planas que formam a curva e nurbs é curvo de verdade. O power nurbs é muito bom para modelar em nurbs no max, o maya tem um nurbs parecido com o rhino.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717389.

Total de membros registrados: 143165

Últimos membros registrados: PRINTALPHA, Renan @Sales@Santos , OsanixCapsules45, MedicGLPCapsules4565, Juanpqdt, Janaavijh, OricleHearingAid435, Micheander.

Usuário(s) on-line na última hora: 673

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.