Animação simples 3D Studio

Por: scunha  

Em: 27/09/2009 17:48

Saudações! Caros colegas do universo 3D. Estou eu aqui terminando de fazer uma modelagem em 3D de uma pequena linha de produção de envasadora de gás para botijões (P-13). Estou modelando no Sketchup mesmo por ser mais rápido. Só que, estou tentando fazer uma animação do botijão sendo carregado pelas esteiras (correntes) em algumas passagens. Creio q, pela mínima experiência que tenho, não seja tão difícil essa animação mas, como devo proceder. Gostaria de pedir algum tutorial que me ajude com animação no Max, ou então, estou pesando em exportar do 3D Studio para o Maya pra tentar animar. Os movimentos são simples, é só ir pra frente e pra cima. Acho que o pior seria tentar anima as correntes em conjunto. Irei esta noite colocar uma print aqui da linha pra vcs terem uma idéia melhor do que estou dizendo. Mas, pra início, uma indicação direta de uma animação do 3D Studio simples já ajudaria e muito. Desculpa ai, estarei tbm procurando mais na net, embora tenha achado muita coisa mas, queria ir mais direto ao ponto, encontro muito tutorial de modelagem. E eu preciso ganhar tempo, pq ele é um grande inimigo rs... Abraços.
Tudo eu posso naquele que me fortalece!!
CEFET-RJ
IMPA
MIT
Se for muito novo no max não é fácil animar, tem que estudar bem o programa. Mas para animar a posição é fácil, liga o autokey, move a barra de frames e move o objeto. Só que pra ficar maneiro tem que editar as curvas, conhecer os tipos de keys, se não vai ser difícil deixar como vc quer. As correntes são difíceis de animar, tem que usar o reactor rope ou bones. Tem um tut aqui na 3d1 mas não é pra iniciante http://www.tresd1.com.br/conteudotutoriais.php?t=14613
Muito obrigado Mauriciocpd. Estudei o 3D Studio há uns bons tempos atrás e tive que deixar por causa de outras funções que estava exercendo no trabalho mas, agora estou fazendo esse novo trabalho que conta com animação e estou empolgado e ao mesmo tempo com essa dificuldade no caminho.
CEFET-RJ
IMPA
MIT
Fala scunha. O max é empolgante mesmo. Se estudou antes agora só precisa relembrar. O curve editor fica no menu graph editors>track view curve editor. Faz a animação com o autokey como falei e depois seleciona o objeto e entra no curve editor. Vai aparecer as curvas de animação do objeto selecionado, vermelho é X, verde é Y e azul é Z. Lá vc regula melhor a animação e ajusta os movimentos. Só as correntes que é mais difícil, mas tem uma opção que pode tentar, é o modificador flex. Ele simula objetos elásticos e da pra configurar pra imitar uma corda que não se move muito, só balança. Vc pode lincar a linha com o flex na modelagem da corrente com o path deform.
Bem, irei postar aqui (parei esse estudo por motivos particulares) o andamento da modelagem da pequena linha de produção. Falta o carrossel, será a 2ª fase do projeto. bem, como tinha dito, quero fazer uma animação dos botijões, da cabine de pintura e das lanças. Espero que possam me passar umas dicas pra que consiga realizar esse pequeno projeto. Agradeço a todos!
CEFET-RJ
IMPA
MIT
A propósito, irei fazer tudo no 3D Studio mesmo. Estou usando a versão 2010 64 bits no Win 7 ultimate 64 bits. A modelagem está quase completa, só falta uns detalhes das 2 lanças e uns reajustes nas transportadora dos botijões da linha de cima onde terei que colocar uns desviadores e rampas para ele descerem para as rampas. Penso em utilizar o reator para uso de animação com as correntes em algumas partes, por exemplo: Em cima da cabine de pintura tem 4 pistões onde cada um deles tem pequenas engrenagens e interligadas com essas correntes. Por hoje devo dar uma parada mas, amanhã devo continuar dar sequência na modelagem e os 1º testes com as animações, irei fazendo devagar, quero adquirir um bom conhecimento agora. Obrigado.
CEFET-RJ
IMPA
MIT
Eu fiz umas animações básicas de câmera e movimento ou rotação de objetos, usei umas partículas e motion blur, mas correntes com o reactor não. Não sei se é difícil. Eu pensei no path deform, vc cria uma linha e anima a corrente pela linha mudando o valor do % no path deform.
O reactor rope é difícil de controlar, igual qualquer animação dinâmica. Quando der para animar de outro jeito é melhor que usar o reactor para ter mais controle. Mas tudo depende dos movimentos que o objeto precisa fazer. O reactor vai bem para deslizar os objetos pela rampa. Os pistões e engrenagens tu faz com rig e reaction manager.
UERJ
Obrigado pela dica pessoal, bem minha modelagem digamos que já está com 90% completa... Segue uma imagem... bem, vou aos poucos estudando mais conceitos sobre a animação do 3D Studio.
CEFET-RJ
IMPA
MIT
A modelagem e o render estão da hora, as sombras com AO e tudo. Mas esse piso vai dar problema na animação pq tem linhas muito finas e vai dar flicker. Muda esse piso que não vai ficar legal.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 396

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.