Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Neto   S. J. do Rio Preto - SP - AC
Ale   Joinville SC - AC
Luciano BT   Araras | SP - SP
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Gustavo CGomes   fortaleza-ce - CE

Portfólios Ver Mais

Adams Silva   São Paulo - SP
Elton Carvalho   São Luís, Maranhão, Brasi - MA
vanderabelo   Barsil - MG
Claudio   Vila Velha ES - AC

Reactor + Massa + Volume = Tudo igual!?

Por: Cabeludo  

Em: 02/05/2004 16:28

Olá a todos... Como um novato no grupo, não sei se teria direito de colocar uma questão dessas, mas la vai... :) http://members.lycos.co.uk/mdal/duvida.zip (max6) Nesse arquivo coloquei o meu teste e por que, cargas d'agua, as duas esferas tem praticamente o mesmo peso!? Já agradeço a paciencia... :)
bem, eu não tenho o max 6, então não baixei o arquivo, mas se as esferas caem ao mesmo tempo é por causa da lei da gravidade ;) Sei lá, bota uma bola de chumbo e outra de papel pra cair, da mesma altura, elas acirão juntas ;)
"A glória é ouvir um monte de asneiras a seu respeito"
Desculpe-me, expressei-me de maneira incorreta... :) Claro que as esferas caem na mesma velocidade, porém, ao atingir as bases, permanecem como se ambas tivessem o mesmo peso (volume+massa=pesso, nao?)
Peso=massa*gravidade, ou seja, P=m.10 ;) Valeu
não tenho como abrir o arquivo daqui onde estou porque nao tenho max. mas se eu entendi a sua duvida, vc está criando duas esferas de tamanho diferentes, e naturalmente com pesos diferentes. no reactor vc tem que definir a massa dos objetos, diferenciando assim suas propriedades, não me lembro ao certo se ele faz isso sozinho, mas configurando manualmente dá certo, dá pra vc diferenciar os pesos das duas esferas. ah, outra coisa, as esferas cairão sempre juntas, não impota quão pesada ou leve seja, pois a gravidade é constante, e no mundo real, as coisas demoram mais ou menos para cair por conta da resistência do ar, o que não ocorre no 3d, teria que ver, talvez tenha como simular a resistência do ar de alguma forma, com partículas dá pra usar o drag, não sei no reactor. se não tem nada a ver com a duvida, foi mal... Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Só tô dando bola fora... :) Sem querer entrar muito em fisica, me enganei com "massa+volume", até aceiro "massa*gravidade" mas onde entra o VOLUME das coisas? No reactor, coloquei as duas esferas com a massa em 10 (como se as duas fossem do mesmo material), como uma tem mais volume que a outra, se colocadas as duas numa balança, uma TERIA que descer bem mais do que acontece na simulação... Pelo tanto de cálculos que o reactor faz, não acredito que eu teria que calcular, NA MÃO, o peso de cada ítem na cena... Calcular uma esfera ou um cubo, vá lá, agora calcular a área de um teapot, já começa a complicar...
o que pesa mais, um quilo de chumbo ou um quilo de palha???? para o reactor se vc definir que um monte de palha 1 tonelada e uma bola de chumbo pesa 200gramas ele vai acreditar. no reactor a massa é considerado o peso do bojeto e não seu material. assim, não importa o tamanho do objeto para a simulacao do peso. podem acontecer mensagens de erro sobre a densidade estar muito baixa se o objeto for muito grande e a massa for muito pequena, mas o reactor, ate onde eu sei, nao calcula o peso automaticamente, o que vc pode fazer é selecionar objetos iguais (tipo uma fileira de tijolos) e atribuir a todos um mesmo valor de massa, elasticidade e friccao. mas eu sou suspeito pra falar disso porque conheco o reactor muito por cima, posso ate estar falando besteira. mas logo o pessoal que manja mais passa por aqui e da um help melhor. um abraco
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
Sem querer ser chorão, mas já sendo... :lol: Me recuso a acreditar, que um programa do porte do reactor, não consiga calcular automaticamente o peso de um objeto... :negativo: Como que eu, um pobre mortal, de mente limitada, quase um vegetal, na evolução humana, vou calcular o peso de um monte de objetos!??! :chora2: Não teria por ai um plugin a parte pra isso não? Mesmo assim, valeu aabb2003! (Voce já se revoltou contra seu pai por causa desse nome?) ehheheh :lol:
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
fala cabeludo blz.. acho que vc entendeu errado... vc não calcula nada...o que te falaram é que vc tem que colocar o valor da massa.. no seu caso o que acontece... se vc faz uma esfera com raio de 5 como rigidbody e massa 10 e outra com raio de 10 como rigidbody e massa 10 tbm .. elas caem juntas e tem a mesma reação ao bater no piso...o que diferencia é a elasticidade e a fricção que vc pode ir mudando....ou se não aplicar um softbody em uma das esferas.. meu conselho da uma lida no primeiro tuto sobre reactor da 3d1 e depois assiste os videos sobre reactor da redpixel... vc vai entender muito mais fácil
posso até estar errado, mas acho que o reactor não calcula automaticamente a massa de um objeto, o que vc pode é definir algumas propriedades no material do objeto se nao me engano. agora, nem na vida real o peso é calculado de acordo com o volume, vc pode entender isso facilmente comparando uma bola daquelas de isopor com uma de boliche, o volume é o mesmo, mas a massa é completamente diferente, devido à densidade do material. quanto mais pesado é um material, mais densas são as mooléculas que o compoem. então, no 3d acontece o mesmo, quando vc coloca um objeto numa rigidbody collection ele fica com massa 0, vc tem que definir na mão mesmo, pois o reactor calcula as colisões e reações, mas vc tem que ajudá-lo um pouco porque os objetos nada mais são que teias de arame envoltas em papel de seda (uma definição um pouco viajada). isso é uma parte sacal do trabalho, mas acontece isso com a maioria das coisas, vc define as propriedades, o plugin faz os cálculos. não precisa se preocupar em calcular com precisão de miligramas, no mundo 3d vc tem a liberdade de fazer testes para ver se está bom. existem fórmulas para calcular a massa baseando-se na densidade do material do qual o objeto é feito, mas vai te dar um trabalhão... meu nome, hehehe, na verdade AABB são minhas iniciais (Arthur Augusto Bastos Buccioli) e 2003 foi uma idéia estúpida de colocar o ano em que me inscrevi no avatar, assim em 2100 (se eu ainda estiver vivo até lá) vou estar completamente desatualizado no meu avatar... Um abraço!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 707951.

Total de membros registrados: 135517

Últimos membros registrados: aliacacia, tocanu, lucorado, Igor_Hespanhl, oliveiravw, vitoriagp, Boneca 12, Luan Douglas.

Usuário(s) on-line na última hora: 293, sendo 6 membro(s) e 287 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: marcola, aliacacia, Marco, Felipe França , Vladis, Gabriel.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.