Boa Noite pessoal!
Estou modelando uma cena espacial, consiste em um star destroyer (do star wars) em medidas reais, e uma nave menor de aproximadamente 16m de comprimento. Eu adicionei uma mr spot para simular a luz do sol, e configurei ela certinho (ray traced shadows, intensidade, attenuation, area shadows, etc...) a iluminação ficou boa, porém como é uma cena no espaço o environment tem que ser preto com bastantes estrelas, e as sombras ficaram muiiito escuras, mesmo utilizando o final gather com uma quantidade alta de difuse bouces, dai eu adicionei uma skylight (standard), mas dai as sombras ficaram muito lavadas sem muito contraste, entao diminui o valor do multiplier do skylight para 0,02 (isso mesmo!) e adicionei o shader ambient occlusion no projector map do skylight, desta forma a cena ficou um pouco melhor, mas ainda não está ideial... Estou analisando várias imagens espaciais como referência para tentar entender como simular uma iluminação boa. Não estou utilizando controle de exposição por não utilizar sistemas de luze photométricas, mas apenas as standards e estou trabalhando com LWF (gamma 2.2 como correção do gamma nas texturas).
Alguém tem uma dica de como fazer uma boa iluminação espacial, quantas luzes utilizar? Como distribuir elas na cena? configurações, etc...
Abraço!