Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

Erlon   João Pessoa - PB
Vangelis Maciel Lopes   Beer Sheva - Israel
mdpontes   Macapá - AP
bender   Lajeado-RS - RS
luisgejao   campo grande - MS

Portfólios Ver Mais

MFZanela   Cafelândia - Paraná - PR
cactus.jack   Curitiba - PR - AC
hender   Imbé-RS - RS
3dmarco   Blumenau - SC

ANIMANDO COM BOM SENSO (SLIDER)

Por: Cabeludo  

Em: 08/05/2004 10:45

Oi pessoal... Tava aqui no meio dos meus estudos e resolvi parar de fazer as coisas no dedo. Só que (pra variar) agarrei numa coisa. Quero criar o efeito de uma uma corda enrolando num eixo. Sei que com o reactor rola de fazer, mas se for numa animação muito grande acabo perdendo o controle. Pra simular isso, usei um cilindo e na parte que enrola no eixo usei um spring, até que engana... :) Porém, antes de avançar, preferi testar antes, liguei tanto o height do cilindo quanto o eixo de rotacao do meu eixo principal num slider, assim quando alterar o valor do slide, tanto meu cilindro cresce quando o eixo gira, até ai no mundo da fantasia tá tudo certo, mas na pratica... :) Uso o Max6, o controlador de rotação é um tal de EULER e aceita valores (por meio de wiring) em radianos, só que na janela de wiring nao consigo escrever (ou fazer o max entender) que quero o VALUE do slider DIVIDIDO pelo diametro do meu eixo. Escrevendo "value/Radius" seria o certo mas ele a mensagem de erro "Incompatibles types" e se escrevo "value/EixoPrincipal.Radius" (meu eixo chama-se EixoPrincipal) ele diz "Unknow propety"!!! Isso me fez ficar curioso, no VisualBasic (ou qualquer outra linguagem de objetos) eu acesso as propriedades mais ou menos TEXT1.TEXT="SEILAOQUE", no MaX, lembro-me de ter lido que ele também trabalha com objetos, mas como acessá-los? Já agradeço pela ajuda!
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
Olá como vai! Meio confuso mas é bem facil mexe no wire parameters... Veja bem muita coisa que vc saca de programação em se encaixa no max entao nao adiante tenta fazer algo que na pratica em uma lingaugem nao da certo.... Voce esta certo a conexão do WIRE é value(Slider) conectado com o Radius(cilindro) ve se nao esta conectando errado o certo seria Radius <--- Value ou usar two connection para ambos <----> Vo fazer passo a passo... Crie um cilindo, crie um slider clique com o botão direito em cima do cilindro escolha wire parameter, ele vai comecar a linkar, vc escolhe object (cilindro) sub level Radius dai ele vai pedir pra vc fazer a conexao do Radius com outro objeto vc clica no Slider Object(Slider) sub level Value, com isso ele abrira a janela wire parameters e vc escolhe Two connection e clica em Connect. Pronto vc pode mover o valor do Slider que o tamanho do cilindro aumentara ou diminuira.... Esse tal de Euler é o controlador que possibilita vc fazer varias combinações nos eixos e trabalhar individualmente com elas... Vamos a parte da rotação.... Vamos criar outro wiring... clique botão direito em cima do cilindro escolha wire, escolhe Transform sub level Rotation sub level Y Rotation, ele vai esperar vc entrar com objeto a linkar no eixo Y, clique no Slider Objectt(slider) sub level Value ele abrira a janela do Wire e vc clica em Two connection e depois em Connect e pronto Vomo o valor do Slider e vc vera ele rotacionando e aumentando seu tamanho(Raio) Vo colocar o arquivo que fiz no max 6 se quiser baixar ou nao entendeu o texto acima.... Download AQUI Ate mais
Fagner Granella
Programador Oracle PL/SQL - Java
:? So vcs mesmo pra misturar VB com MAX, mas ótima explicação Granella. Abraços ... ;)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --
"Granella" disse: Vomo o valor do Slider e vc vera ele rotacionando e aumentando seu tamanho(Raio) Vo colocar o arquivo que fiz no max 6 se quiser baixar ou nao entendeu o
Ligar duas ou mais itens num slider eu consigo, mas queria mesmo é poder trabalhar as variáveis melhor... Obrigado pela ajuda!
Bom agora voce explico tudo, voce quer controlar a animação por "comandos" eu ate interessei agora, estava esta semana passada estudando MAXScript se vc for la no "Buteco" vera o Script que terminei coisa boba mas era pra estudo.....enfim a logica que esta usando no VB (agora que parei pra pensar) é identico ao MAXScript vc pode controlar isso tudo por scripts logico da mais trabalho mas é possivel..... Vo ate da uma estudada nisso (la se vai mais semanas no MS :D ) e posto futuramente meu resultados oK?! Até
Fagner Granella
fala galera blz.... que viagem dos caras...isso é de pirar... tipo postei mais pra perguntar... não dá pra fazer isso com o float expression? tipo pelo que entendi o cabeludo quer que a enquanto o cilindro gira a corda enrola...é isso? valeu
Viagem??? haaaahuhuu vc nao viu nada do poder do MS da ate tesão ve o negocio funcionado tudo por script... eu posso ter entendido mau, e por isso falei do uso do Script, mas se é o caso do ponto de vista do "regisrock" o certo seria usar Script Controller, vc adiciona dentro do Track View da na mesma do Script normal.....
Fagner Granella
"Granella" disse: Viagem??? haaaahuhuu vc nao viu nada do poder do MS da ate tesão ve o negocio funcionado tudo por script... eu posso ter entendido mau, e por isso falei do uso do Script, mas se é o caso do ponto de vista do "regisrock" o certo seria usar Script Controller, vc adiciona dentro do Track View da na mesma do Script normal.....
uai, nao deveria funcionar pelo wire nao?
CONSEGUI!!! CONSEGUI!!! CONSEGUI!!! CONSEGUI!!! CONSEGUI!!! CONSEGUI!!! Pessoal, o esquema é o seguinte, na tela de dialogo do WIRE basta colocar o "maldito" $ na frente do nome!!! Entao, depois de associar o value ao Y_Rotation do cilindro, altero o valor para: value/$Cyclinder01.Radius quem ficou curioso, pegue o arquivo em http://members.lycos.co.uk/mdal/test1.zip outra coisa, curiosamente falando, eu nao deveria poder acessar o VALUE do slider direto nos viewports nao? E para aqueles que acham que script é dificil, vale a pena criar uns cabelos brancos por causa dele, pois a liberdade que adquiri com ele é incrivel!!! :-)
Opa legal que conseguiu.... Eu so tenho tempo nos fins de semana mesmo pra sentar com calma e resolver algo ate ontem fiquei quebrando a cabeça ate na hora do filme da globo dai parei mas eu desenvolvi algo parecido com o seu só que utilizando Expressions.....Nao salvei o arquivo pq estava com problemas na leitura das expressoes mas funcionava com erro e tudo...Se quiser eu faço denovo e te mando... Pra acessar o slider na view vc clica no botão Select and Manipulate e mova o triangulo abaixo do slider..... Cara dez mesmo eu nem tinha pensado nisso, estudei max script um pouco e sabia disso e nem me liguei rsssss, em MS pra acessar qualquer classe de objeto que estaja criado vc usa o $Nome_da_classe ou $Nome_dado_a_esta_classe e para criar a classe basta coloca classe()... Script nao é dificil muita gente ja pensa logo "ah tenho que sacar de programção" nada a ve o que precisa só é de uma base entender IF, ELSE, FOR, WHILE etc...o resto é tudo comandos do proprio MAX.. E se muita gente falar que nunca vai precisar disto, heheh pode escrever, um dia vc precisar, mesmo que for pra uma coisa boba pequena vai usar...o mesmo vale para as "Expression" que nada mais é a propria linguagem do script.... Até
Fagner Granella

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710590.

Total de membros registrados: 138057

Últimos membros registrados: REMOVIDR, vagnerthuram02, DianaRCCastro, @muiladas, IvanClaudio, ADERSONS, elasticare, Acfabbri.

Usuário(s) on-line na última hora: 830, sendo 22 membro(s) e 808 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: AlexTerra, Duda, Gabriel.C, billypaul, Reinaldo Silva, Augusto Peixoto, Max Idalgo, Eduardo Ramos, gilson antunes, renaz, Pierrejr78, mandrade, Le_Andro, Thiago Couto, Jorge Henrique, Lucas Reis, Fabio Amorim, Renatto, luciano3d, Henrique Ribeiro, Fernando Cunha, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.