Arch&Design: Specular Map

Por: pedropasquale  

Em: 27/10/2009 13:26

Olá amigos, tenho uma dúvida de tempos, e recentemente nem meu professor do Senac conseguiu me responder. Geralmente crio um bitmap no photoshop em tons de cinza para mostrar em um material o que brilha mais e o que brilha mesmo, so que, no Arch&Design não acho o local exato de aplicar o mesmo, só acho onde aplicar o bitmap SpecularColor. Alguem sabe? =D valew
É tudo uma questão de perspectiva
Cara nao conheço muito bem esses shaders estou ainda estudando MENTALRAY no momento, mas não seria no talvez no glossiness ??? Ou estou completamente errado .. hehe? acho que falei M....
www.behance.net/araujoxyz
Então, pq eu uso geralmente um mapa no glossines, e um no specular level, ai, o glossines vira jogar o mapa, mas o mapa specular nao acho onde encaixar
O specular é um efeito que não existe na realidade, é um reflexo da luz. O arch & design é um material realista, então o specular é controlado pelo reflection, vc pode colocar esse mapa de especular no reflection. Qualquer coisa coloca uma imagem do teu objeto e o que vc quer obter para podermos te ajudar melhor.
Poxa, ja ia perguntar isso aqui no forum pq estou com a mesma dúvida.
Ahhh tá! obrigado pela resposta. Na verdade isso é uma duvida antiga, vou tentar usar ela em alguma situação para exemplificar para vcs
O Specular realmente não existe na vida real, então como o MR é fisicamente correto, ele naum tem, mas vc pode aplicar no mapa de glossiness normalmente e habilitar o highlights + FG only, dai ele vai criar somente o specular. Vi um cara na CGSociety chamando esse efeito de "fake reflections", e é mais ou menos assim que o specular funciona. Abraco.
São dois modos diferentes, é maneiro isso que os colegas falaram. Quando liga o highlights fg only fica igual o standard antigo que fazia especular (brilho) sem ter reflexo. É maneiro para otimizar o render em objetos que não aparecem muito ou quando reflete pouco. Sem o highlight fg only reflete real, se tiver brilho tem reflexo, se o brilho é forte o reflexo é forte, se o brilho é borrado o reflexo é borrado. Para não ter brilho não pode refletir, os dois ficam ligados.
Só uma correção: no canal correto do Arch&Design para usar esse mapa é no Reflection Glossines. Abração,
O brilho no arch&design é controlado por dois recursos e no material standard só pelo specular. No arch&design precisa de dois mapas para ficar legal e os dois são diferentes do antigo mapa de specular. Pq um vai controlar o reflexo e o outro vai controlar o glossiness. Se mexer no reflexo e no glossiness do material vc vai ver como muda o brilho, então pra controlar o brilho legal precisa colocar mapa nos dois. Mas pode simplificar colocando só no reflection, mas os tons no mapa são diferentes do mapa de specular antigo.
São Paulo Futebol Clube

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 475

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.