Software Pintura 3D

Por: juanmas  

Em: 30/10/2009 19:09

Olá! Alguém que já teve experiencia com softwares de pintura sobre objetos 3d. Quais os principais e dizer qual seria o mais indicado para cada tipo de projeto? Os que eu conheço são: Zbrush, Photoshop CS4 e Deep Paint 3D. Abraços!
Juan Marcelo A. Silva
Não pode comparar programas no fórum, está nas regras! Mas o zbrush é padrão, o photoshop não tem muita ferramenta para pintura 3D e o deep paint é antigo. Tem o bodypaint que parece o deep paint e tem o mudbox que é do jeito do zbrush.
São Paulo Futebol Clube
O zbrush é o melhor meu, é o que todo mundo usa. Em segundo o mudbox. Dá uma olhada nos trabalhos de zbrush que a galera posta no fórum, é D+ meu!
Desculpem pessoal, eu nao fui muito específico: Eu não gostaria que fosse feita uma comparação entre os softwares, gostaria de saber qual é o mais indicado para cada tipo de trabalho. Ex: O Zbrush é mais indicado para modelagem O Photoshop CS4 apresenta mais ferramentas para texturas 2D pintadas diretamente sobre os objetos 3D. Etc... Mais ou menos já sei como cada um funciona, mas o meu foco é um software para pintura 2D diretamente sobre o Objeto 3D, com as coordenadas UV já exportadas. Gostaría de saber quais dos softwares que eu citei anteriormente tem todas as ferramentas necessárias para se pintar texturas. Vi um tutorial uma vez de um cara usando o body paint, me pareceu muito interessante, mas não da pra conhecer o programa inteiro só em um tutorial. O que importa pra mim nessa pergunta, é vcs me falarem a experiencia de cada um com os respectivos softwares, ex.... eu uso o software 'x' e consigo fazer todas as minhas texturas nele, ou... eu uso o software 'y' mas para o tipo de serviço que preciso ele é limitado pois não da pra mim fazer os bumps. Valew galera! ;)
Juan Marcelo A. Silva
Não tem muita diferença meu chapa, Zbrush e Mudbox são as estrelas desta área. Tem muito mais recurso para pintura 3d do que deep paint e bodypaint, mas é muito mais difícil usar. O mudbox é mais fácil, mas o zbrush é melhor. Esse negócio de bom para isso ou para aquilo é bobagem, ou é bom ou é ruim e se é bom é bom para qualquer trabalho.
UERJ
No Zbrush vc pinta direto no vertice(polypaint) e a resolução do mapa depende do numero de poligonos, que é limitado pela quantidade de memoria ram. Ele tem ferramentas de brushes melhores e integraçao mais robusta com o Photoshop. Ele não pinta em camadas e o sistema de projeção é bom mas é cheio de frescura. Outra coisa interessante no Zbrush 3.5 é o novo sistema de noise, que pode ser usado tanto na pintura como na escultura. O mudbox é mais simples, pinta em camadas, em varios canais tambem(diffuse, bump, specular, etc) e trabalha com bitmaps no qual o tamanho e quantidade é limitado pela quatidade de memoria da placa de video que nutre tambem a quantidade de poligonos do modelo, é bom ter uma placa de video com muita memoria. Tem um sistema de brushes mais fraco comparado ao Zbrush mas um sistema de projeçao de texturas (stencil) mais simples e intuitiva. O Bodypaint 3d é bem falado por ai mas, esse eu nunca usei pra poder comentar. Bom, é isso aí que pude tirar da minha experiencia com os programas.
´´Ninguém escapa vivo dessa vida``
Beleza pessoal. Valew pelas dicas, deu pra sacar algumas diferenças. Brigadão! :joiad:
Juan Marcelo A. Silva

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717377.

Total de membros registrados: 143159

Últimos membros registrados: OricleHearingAid435, Micheander, Niotrox7 , Diegovechin, MedicGLPKapseln466, MedicGLPCapsules45, Marimgons, breezoes.

Usuário(s) on-line na última hora: 820

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.