MELHORAR AS IMAGENS NOS PLANES PARA MODELAGEM...

Por: Cabeludo  

Em: 19/05/2004 14:51

Oi pessoal, Resolvi criar vergonha e fazer as coisas da maneira "certa". :-) Pensando em como começar, fui modelar algum coisa e preparei os planes, FLIPei os NORMALS deles, coloquei o material com 2-SIDES e ativei todos os mapas. BELEZA, apareceu! Porém, minhas figuras tem uma resolução mais do que suficiente para fazer uma modelagem bastante detalhada, porém nos viewports elas aparecem MUUUUITO quadriculadas, como se tivessem apenas 20x40 e esticasse para 1000x2000!!! Alguém já teve esse tipo de problema?
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
no menu Customize > Preferences > Viewports > Configure driver > coloque os Texture size no máximo
É o que o mp falou deve resolver o seu problema, marque a opção (Match Bitmap as Close as Possible) não esqueça de reiniciar o max para que as novas configurações tenham efeito!
DEU CERTO! Valeu pessoal... Pelo menos o nome não era chamativo... :-) ehehhe Nao testei tudo, mas fazendo essa alteração o max fica mais pesado?
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
fica mais pesado com certeza. cada pixel que a viewport tem que representar representa um certo comsumo de memoria e processamento da gpu da placa de video ou mesmo processador (usando software HEIDI). quando vc aumenta o size das texturas na viewport, consequentemente aumenta a carga de pixels a processar, diminuindo a performance. por isso não é aconselhavel ficar trabalhando o tempo todo com os materiais ligados para exibir os mapas na viewport, só se usa mesmo em caso de ajustes de mapeamento, tiling ou alinhamento. depois o melhor mesmo é deixar a cor diffuse (que deve estar usando um mapa) numa cor que sugira a vc o material do objeto, por exemplo uma telha de ceramica ficaria exibindo a cor laranja escuro, ao inves do mapa de ceramica em si. eu costumo depois do projeto estar pronto dar um hide em tudo para nao ficar gastando memoria com exibicao quando for renderizar, dando um clique na opcao render hidden, assim economizo muito tempo. Um abraço!!!!
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ENTENDI!!! :-) Valeu mesmo! É normal demorar taaaaaaanto pra conseguir modelar coisas "simples" tipo uma roda de carro? Só consegui começar a fazer algo decente utilizando o POLY por causa do quickslice!!!
Exercite a razão do coração bem como o sentimento da lógica
uma roda de carro não é tão simples quanto o objeto real em si. dependendo do modelo, são necessárias várias técnicas diferentes para se conseguir um resultado legal. mesmo com todas as técnicas algumas vezes o serviço é demorado mesmo, existem pormenores que podem ser resolvidos atrvés de scripts, mas infelizmente muita gente que trabalha com cg não entende nada de programação. o aconselhável é vc aprender pra que serve cada comando, assim vc pode facilitar seu trabalho com as ferramentas. existem diversas maneiras de se chegar a um resultado comum, mas algumas delas facilitam e mesmo pulam passos de outras. por exemplo, uma primitiva box, vc clica , arrasta e pronto, já tem sua caixa com surface e tudo. se nao existisse a primitiva box, teria que construir os vértices na mão, ou extrudir um plane, sacou a idéia??? por isso vc aprendendo essas coisas que são "chatas", mais pra frente vai conseguir sair de situações complicadas que se não tivesse estudado as ferramentas ficaria perdido e desanimado, como muitas vezes eu fiquei... com calma com certeza vc conseguirá o domínio do programa, porque ele é muito extenso para se aprender rápido. Um abraço e boa sorte nos estudos!!!
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