Animação em MR

Por: Gomes Lima  

Em: 15/12/2009 17:52

Pessoal, Eu estou fazendo um curta sobre Star Wars, só de farra, e gostaria das dicas sobre como melhorar a iluminação no MR para ficar bem realista. Eu assisti algumas vezes as video aulas da 3D1 e parti para a animação, mas ainda não estou muito satisfeito com o resultado e sem falar que cada frame tá muito demorado para uma animação. Vou postar duas imagens e gostaria de ajuda para ir aprendendo/fazendo. As configurações são as seguintes: 3D Ma 2007 - Duplo processamento. MR - Sample per Pixel 1/4 Filtro - Mitchel Spacial Contrast - 0.02 Antalising - 256 GI - 1.500.000 photons / Decay 1.75 / Maximun Numbers Photons per Sample 300. Tempo médio de render - 21 min Agradeço muito por qualquer ajuda, a idéia é quanto mais realista e rápido por frame melhor. Gomes Lima
Um abraço,
Gomes Lima
Designer Gráfico
Ola Gomes Lima, realmente esta muito escura, mas você pode fazer de outras maneiras, por ex: criando um sol, ou seja um ponto luminoso que pegue a nave e o planeta. Ou uma hdr no modelo; ou fazendo material do modelo irradiar luz; ou fazer uma luz que acompanhe apenas o modelo e ilumine só ele. Sucesso!! PS: Ta ficando bacana, parabéns!
No espaço só tem a luz do sol, faz uma direct light e usa só FG. Photons é pra cena interna. Ai o resto depende dos materiais, usa arch&design que é melhor.
Pessoal, Eu tirei o Domo, deixei fundo infinito e coloquei IESun para iluminar a cena com um leve tom de azul. Coloquei umas Photometricas FreePoint ao lado das naves para que a sombra não ficasse um preto total. Tentei colocar o Arc Design mas não achei algo que me desse uma boa impressão de metal para a fusilagem das naves, então coloquei o car paint, mas não estou satisfeito com a quantidade de reflexão que ele gera, ainda não cheguei onde quero. Sugestões de como acertar a textura? Gomes Lima
Um abraço,
Gomes Lima
Designer Gráfico
O que eu sugiro a você seria no lgar do car paint usar um material default, e nos canais de level specular usaria um fallof e deixaria ele com a superfie polida para poder gerar brilho metalico, o specular faria o mesmo efeito que esta em sua imagem. alem e claro de deixar o material mais leve. e outra coisa acredito que o photons o valor esta muito alto. e outra opcao seria você controlar o gi num raio especifico a sua cena. espero ter ajudado e boa sorte esta ficando bacana sua imagem gostei muito
Valeu Dogaweb, Acho que vou voltar para a velha textura.
Um abraço,
Gomes Lima
Designer Gráfico
Depois de passar uma terde trabalhando e de ótimos dicas do Adm daqui, o André, eu achei melhor e mais rápido chegar ao resultado desejado por meio de detalhar mais o modelo e a textura. Assim sendo eu cheguei ao resultado acima. Por gentileza, gostaria de opiniões sobre a itensidade da luz. Ainda está muito escuro?
Um abraço,
Gomes Lima
Designer Gráfico
Acho que ainda está escuro perto dos filmes do starwars, mas melhorou em comparação com a segunda imagem. Poe uma luz omni bem fraca vindo de baixo. O carpaint não é bom pra isso, faz com o arch&design msm usando o preset pearl finish. Aumenta um pouco o reflection que fica da hora, vai parecer metal velho. Eu fiz essa imagem do tie fight no mental ray com luzes mr omni e direct, FG e motion blur.
Desculpe me meter no topico... é que sou fã de SW. Cara! Pra reprodusir uma cena de batalha espacial desses filmes, não precisa se preocupar com um realismo fisico, mas sim um realismo artistico, se os filmes seguissem o realismo fisico, no caso de um unico sol iluminando a nave, todas as partes dela onde não pega luz ficariam totalmente preto, mas nos filmes não é o que os "fera" fazem, sempre podemos ver todos os detalhes das naves, uma area com mais luz e outras com sombra, mas vemos. Eu já consegui resultados muito bons (pena que não tenho mais as imagens), sem usar Mental Ray ou outro render qualquer. Lembra do que o Proprio criador de SW disse, quando perguntaram porque, nos seus filmes, há som no espaço? Ele disse mais ou menos o seguinte: "No meu univerço existe som no espaço" . Já imaginou um filme desses sem os efeitos sonoros nas batalhas espaciais, perderia a graça né... O que tento dizer é que a arte pode imitar a realidade, mas sem nunca perder a criatividade e a beleza visual. Ah!!! ia esquecendo, sim acho que e tua cena está muito escura, comparando é claro, co as cenas originais dos filmes. A nave tá ótima. abraço OBS: Apesar do meu avatar ser Treker Eu sou muiito fã de SW, e apenas fã de ST. hehehehehe...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS
acho que pra material das naves, dependendo use o pro materials, é tão rapido qto o AD mas eu acho que o resultado fica muito melhor tem uns pressetes de aço escovado ou outro que acho q ira gostar abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712820.

Total de membros registrados: 140062

Últimos membros registrados: gguilherme, Riva Moreira, MR COMERCIAL, arraisalencar, ebz@1991, nandes, fiorese98, italorafaelgomes.

Usuário(s) on-line na última hora: 428

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.