Desculpe me meter no topico... é que sou fã de SW. Cara! Pra reprodusir uma cena de batalha espacial desses filmes, não precisa se preocupar com um realismo fisico, mas sim um realismo artistico, se os filmes seguissem o realismo fisico, no caso de um unico sol iluminando a nave, todas as partes dela onde não pega luz ficariam totalmente preto, mas nos filmes não é o que os "fera" fazem, sempre podemos ver todos os detalhes das naves, uma area com mais luz e outras com sombra, mas vemos. Eu já consegui resultados muito bons (pena que não tenho mais as imagens), sem usar Mental Ray ou outro render qualquer. Lembra do que o Proprio criador de SW disse, quando perguntaram porque, nos seus filmes, há som no espaço? Ele disse mais ou menos o seguinte: "No meu univerço existe som no espaço" . Já imaginou um filme desses sem os efeitos sonoros nas batalhas espaciais, perderia a graça né... O que tento dizer é que a arte pode imitar a realidade, mas sem nunca perder a criatividade e a beleza visual. Ah!!! ia esquecendo, sim acho que e tua cena está muito escura, comparando é claro, co as cenas originais dos filmes. A nave tá ótima. abraço OBS: Apesar do meu avatar ser Treker Eu sou muiito fã de SW, e apenas fã de ST. hehehehehe...
Luis Estrazulas
Porto Alegre - RS