Zbrush- algumas dúvidas

Por: Grasiano  

Em: 24/01/2010 18:26

Ola pessoal. Eu quero começar a estudar o Zbrush, mas antes de começar quero saber algumas finalidades basicas dele. Por exemplo: 1-posso exportar a modelagem dele para o Max? se sim, como ela vai para o max, resolução, mapeamento... 2-Se for um pesonagem o ZB faz rig ou algo do tipo? se sim, ele exporta? 3-Se quiser fazer apenas dentro do ZB um personagem quais os recursos posso usar, consigo alem da modelagem fazer mais o que dentro do ZB? Basicamente essas são minhas dividas, não precisa responder como fazer essas coisas só quero saber se é posível, como fazer vamos deixar para o futuro. Se tiverem mais informações por favor fiquem a vontade. Obrigado
Eu nunca me dei muito bem com o zbrush pelo workflow dele que é um pouco esquisito, vc tem que praticamente esquecer a forma como vc trabalha nos programas 3D. :D Mas vamos la: 1 - Vc pode exportar o modelo completo com malha em high poly ou exportar uma malha mais low poly e exportar um mapa de displace ou normal map para aplicar no max. Essa é a forma mais comum pq o high poly é realmente HIGH! 2 - Não, ele tem tipo uns bones pra vc fazer pose, mas não é um rig mesmo e nem da pra exportar. 3 - Tem bastante gente que faz com as zsphere e o zsketch sem fazer uma malha base em outro software, vai da preferencia de cada um. Além de modelagem vc pode fazer retopologia, pintar textura e fazer uns renders com ele, mas é mais comum passar pra outro software pra essa etapa final. Se por acaso vc quiser testar outros softwares de escultura tem o 3dcoat e o mudbox, eu particularmente me dei bem com o mudbox pq ele trabalha igual aos outros softwares 3D, mas quem se da bem com o Z fala que o traço dele é melhor, mas é bom testar as opções. ;)
Grassiano, Como o Fla3D disse acima, você pode exportar os mapas como displace e normal e tambem você pode exportar a malha, mas a malha no Zbrush, normalmente, é hiper dividiva, tipo, coisa de 500 mil polys pra mais. No zbrush você pode colocar o personagem na pose, uma uma técnica que chamamos de Transpose, mas não há algum tipo de rig no Zbrush. Sim, você pode fazer direto no zbrush, usando as zspheres do zbrush e a 2ª geração das zpheres, que nela você pode dar volume ás Zspheres. Além da modelagem você pode texturizar e gerar mapas como Normal map, displace, cavity e creio que outros tbm. Eu particularmente não me adaptei a usar o Mudbox, na minha opinião o Zbrush é mais leve e tem bem mais potencial com muito menos hardware. Além de que, para fazer texturas o zbrush tem integração com o photoshop, com isso, texturas mais realistas. É isso man, Boa sorte nos estudos!
Obrigado pessoal é isso mesmo que eu precisava saber. Já estou reunindo material de estudo, assim que terminar algumas coisas que estão em andamento vou começar. Abraço
É isso ae Leandro, vai da adptação de cada um, o mudbox é totalmente dependente da placa de video, ja o zbrush não e em geral ele roda mais suave. Vc ja experimentou o 3dcoat? Ja ouvi falar muito bem dele mas ainda não tive tempo pra testar. Manda ver nos estudos Grasiano. ;)
O 3d coat, já e outro sistema que chamam voxels, parece (testei ele bem por cima), que pode ser mais subdividido ainda que o z ou o mudbox, mas achei o workflow dele estranho, no começo achava o do Z mto estranho, perdia mto trampo por salvar o doc, enfim, agora acostumei. Com essas Zspheres ele ganhou mto poder d fogo tb.
Também nunca mexi em programas como o Zbrush. Já fiz o registro pra baixar a versão trial, mas estou em dúvida se vale a pena estudar mais um programa. Tem mais gente pra opinar sobre esse tipo de programa?
Eu acho que vale, é sempre bom ter uma ferramentas dessas à mão para quando precisar adicionar detalhes na modelagem ou até pintar em 3D. Se quiser depois mais pra frente pode partir pra escultura digital mesmo. Doggone, o 3dcoat tem as duas opções, modelagem por poligonos ou por voxels. E realmente o zbrush ficou melhor ainda nesse 3.5.
"stenionet" disse: Também nunca mexi em programas como o Zbrush. Já fiz o registro pra baixar a versão trial, mas estou em dúvida se vale a pena estudar mais um programa. Tem mais gente pra opinar sobre esse tipo de programa?
Olha, pense que vc pode ter 1 nivel de detalhamento de bilhoes de poligonos numa malha low poly, de por exemplo, 3000 poligonos... Pra isso que ele serve, acho que isso revolucionou o cinema, o mundo dos games e até na arquitetura por exemplo... Abraço!!! Fla: vlw cara, não sabia que trabalhava com poligonos tb. É desde a 1ª versao?? Abraço!!
Fla3DMadness e doggone Obrigado pelas respostas. . Sempre fico sem muita vontade de estudar um novo programa pq quanto mais estudo o MAX, mas vejo que tenho muito pra estudar. É tipo um buraco sem fundo. Quanto mais a gente cai, mas falta coisa pra cair. heheheeh Precisaria de uns mil anos pra dominar o MAX, mas pelo que vcs falaram o ZBrush tem recursos que podem tornar o MAX ainda mais útil. Vou experimentar.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.