Comportamento estranho do Backbunner

Por: mixel.amorim  

Em: 30/01/2010 19:07

Ola caros amigos... Eu estava recentemente usando o Backbunner para gerenciar uma fila de renders e aconteceu algo estranho...as imagens foram renderizadas com o gamma errado. Eu trabalho com o max2009, com todos servicespacks e hotfix instalados, uso o mental ray para renderizar, e trabalho com o LWF em 2,2 como o input bitmap em 1 e o output bitmap em 2,2. As texturas eu corrijo com o shader "utility gamma gain". Para preparar a fila, eu salvo o scene states, programo a fila pelo Batch Render, e marco o NetRender, ai todas as cameras vão para o backbunner cada uma como um job ai fecho o max e o backbunner renderiza tudo, isso eu uso apenas uma maquina mais parruda que tenh o aqui. Asssim os renders são mais rápidos por não ter a cenas aberta e sobrar mais RAM para o render...tudo funciona direitinho. Eu estava ate usando o max2010 mais voltei para o 2009 porque o 2010 esta com problemas no backbunner, não funciona. O unico problema é quando abro as imagens para fazer a pós, todas estão escuras demais, ou seja, o backbunner não esta atribuindo o gamma 2,2 na saida das imagens... Algum dos caros amigos já passou por isso, ou teria uma luz para me dar? Grade abraço a todos e fiquem com Deus.
Eu trabalho bem diferente, ligo o 2.2 no input gamma tb pq é bem mais fácil do que ficar pondo o shader gamma gain em todas as texturas. Ai só precisa por o shader nas texturas de displacement, bump, normal map e hdri. Mas não tem haver com o problema, é mais pra facilitar. Não sei pq está dando isso e nem sei se o backburner entende a correção de gamma, mas vc testou renderizar uma destas imagens sem o backburner pra ver se salva normal com correção? Eu não gosto do scene state pq não dá muito certo, muda o environment e tira de spherical, não troca algumas coisas que a gente marca pra trocar, eu prefiro salvar vários arquivos diferentes com as modificações.
Eu já renderizei pelo backburner com correção de gama e funcionou.
bem...a bronca de usar o gamma 2.2 direto nos bitmaps é que nunca vcirá ver as cores corretamentes...sempre vão ficar lavadas, colando um e suando o shader, tudo funciona perfeitamente, a magem não fica lavada... eu to achando muito estranho porque em outras oportunidades já havia funcionado, relamente eu não entendo o que esta acontecendo, quando eurenderizo normalmente sem usar o backbunner, o scene state e o bach render, a imagem fica normal...bem acho que vou reinstalar o max!
Galera descobri o Probelam!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! As imagens não são renderizadas corretamentes com o gamma quando eu mando a fila de render pro backbunner usando a programação do batch render com os scenes states....isso é uma m......!!!!!!!!!! Experimentei salvar uma copia do arquivo para cada camera da cena e as enviei para o backbunner individualmente, cada cena como um Job separado, sem usar o scene state e o batch render e.....bingo!!!!!! as imagens foram renderizadas corretamente.... Um puta bug para a Autodesk resolver.....e espero que resolva porque é muito pratico usar o scane state e o batch render, ou então implementarem de uma vez os render pass como no XSI para o max...senão quem trabalha com o gama 2.2 e usa o mr photografic exposure não pode usar os recursos....
Mais um pra lista de problemas do scene state... é uma ferramenta fantastisca, mas ja vi tanto problema de animação, de wire paramters, de materiais... e agora essa do backburner... :( Mas de qualquer forma eu não entendi pq vc falou que a cor do bitmap fica lavada sem o gamma/gain, é só marcar o input em 2.2 que isso não acontece.
não é que a imagem fique lavada...a imagem fica escura...ele não aplicava o gamma 2,2 no output, ou seja na imagem depois do render... Eu não uso o 2,2 no input...deixo com 1 mesmo...eu tenho muito mais controle fazendo manualmente como gamma/gain o controle e não preciso por o gamma/gain no mapas de bump, displace, normal, especular e etc....

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 371

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.