;) Caraca falou tudo Patrick,
3D é DOM, se não todo mundo que tentava conseguia. Se tiver força de vontade os tutos da Net são uma boa pedida, os cursos sempre ajudam, pois vc vai fazendo e o profissional vai te orientando em qual forma é melhor para fazer algo ... o curso é o típico ... sibir de escadas onde vc não tropeça ... aprendendo sozinho, vc encontra inúmeras dificuldades e as soluciona sozinho, é um aprendizado a longo prazo, daqui a muito tempo 5 anos ... vc vai ter uma carga de aprendizado no sentido de minúcias muito maior do que aquele que fez só um caminho, só sabe aquele modo e não outro, na net vc desenvolve seu modo de fazer, só seu ... o legal é vc ter bastante força de vontade e juntar o curso com os tutos da net, assim vc aprende bem rápido, pois usa o Profissional para tirar dúvidas e ter uma orientação ...
Agora o que não pode é vc ficar na sala do curso igual a uma árvore, para fazendo fotossíntese de conhecimentos ... não, tem que treinar muito ... pergunte aqui no fórum quantos fizeram curso para estar onde estam, aparecerão bem poucos quase todos nós daqui, ficamos iguais a loucos atrás de tutoriais, que na verdade podemos chamar de técnicas de modelagem, animação ... etc.
Mesmo o André ou o Pile, quando vêem um tuto pela net sempre confrontam seus modos de fazer com o outro do tuto.
É sempre assim o legal é vc criar seu método, ler muito, livros tb são legais não descarte issa possiilidade.
Não é muito bom vc ter uma linha seguir, tipo: aula01, a ferramenta CUT do Poly, aula02, o CREATE, melhor é: aula01, Vamos criar um amuleto, aula02, adicionando detalhes ao amuleto, entendeu a difirença? Vc ficar vendo só ferramentas acaba esquecendo, fazendo modelagens não, vc fixa o método, pode aparfeiçoá-lo ou modificá-lo.
Pegue como exemplo quando estávamos no Fundamental a Prof. dava em Português, Artigo, Preposição e tal, mas vc só vai fixar isso num cursinho de Pré vestibular ou na facul. pois vc usa e usa, precisa entrar de na facul de qualquer jeito, msm q seja um pessoa estudiosa acaba esquecendo.
É aquele ditado: tudo que não usa atrofia!
Então meu amigo, comece a pegar tutos ao estilo modele isso ou aquilo, ai vc fica com um dificuldade em tipo, o CUT do Poly, ai vc vem na tresd1 ou na Redpixel e aprende sobre, ai continua sua modelagem e pronto, vc nunca + esquece pra q serve o CUT! Entendeu como funcona?
Tem gente q chega aqui no f[orum e diz: "tenho um dúvida, mas eu já li todos os tutoriais da tresd1 e da red, mesmo assim minha dúvida é: ..."
Nã adianta ficar lendo vários comandos se não produzir nada. Lembro meu primeiro contato com o MAX a uns 2 anos atrás eu fiz o Porco de 3dzone.com.br, dai ficava, tresd1 e Red + tutos de fora, tirava minhas dúvidas em comandos mas dentro de um contexto.
Ok? Espero não ter sido "extenso demais", mas a base é essa BRO
Não se esqueça que tem a sua "disposição" vários Professores e profissionais que, com certeza vão sanar sua dúvida, desde que ela esteja em um contexto, uma dúvida no meio da modelagem por exemplo.
Abração Brother ... e bem vindo ao fórum da TRESD1! :):):):):)
-- -- Rodrigo Dias :):):):):) --