problemas com GI

Por: mcodesigner  

Em: 05/02/2010 10:48

Que é isso cara! Ninguém sabe tudo... sem essa de pedir desculpas! Radiosidade é o rebatimento dos fótons nas superfícies, gerando a iluminação indireta e a mistura de cores na cena... Parece que vai ficar legal mais ou menos assim... Agora aumenta o número de fótons pra 100 mil, e renderiza pra ver o aspecto... se ficar um mapa suave, vai suavizar bem com o FG....
Doe medula óssea! Doe vida!
Oi tirmey, desculpe te incomodar tanto e valeu pela ajuda, coloquei em 100.000 como vc disse ve como ficou! Como eu faço pra colocar radiosidade?
é... o mapa de fótons é que confere a radiosidade na cena. percebe que os fótons são coloridos? A radiosidade, simulada com o mental ray não é nada mais que isso! Fótons ricocheteando pela cena, ou criada com bouces de final gather (que não é o caso, pois a radiosidade é dada na sua cena por fótons). Eu ainda aumentaria um pouco mais o raio dos fótons... talvez 12, 12.5... e a partir daí vá fazendo renders de teste até que não haja nenhuma superfície sem fótons. Daí, quando estiver "no ponto" ligue o final gather pra dar o toque final!
oi, coloquei os photons um pouco maior do que vc disse (14) e liguei o final gather e a imagem continua com as manchas!
se quiser me passar a cena eu dou uma olhada hoje à noite em casa... [email protected]
mas colocou quantos fótons em cada luz? 100.000 tinha sido pouco
da uma olhada nesse tutorial http://www.3dtotal.com/team/Tutorials_3/3dsmax10_global_illumination/global_illumination_01.php
Além de aumentar a quantidade de fotons, como esta a qualidade do final gather? Pode ser dele as manchas. Também é importante saber que luzes vc esta usando e de qual mancha vc esta falando.
Fla3D, pelo visto o problema são uns clarões em alguns pontos da cena (dê uma olhada na última imagem)... estou achando que é a quantidade de fótons. Se o mcodesigner não aumentou eu já tinha constatado que 100.000 por luz seria pouco para esta cena. Mas pode ser realmente o tipo de luz... não sei. Não me lembro de ter tido problema semelhante!
Ele vai precisar postar um screen em wire da cena, pq isso tá parecendo 2 coisas: Pela quantidade de photons, não era para ficar assim (com aspecto de que está atirando só 10000 photons na cena). 1 - Está usando MR Sky Portal junto com Photometric Lights e usando Photons; isso zua muito a emissão de photons. É um bug. Solução: um dos dois tipos de luzes (ou a sky portal, ou as photometricas) terão que ser ajustadas na opção MANUAL na aba de Global Ilumination das luzes. Eu aconselho a usar na Sky Portal a opção MANUAl. Aí, teria que setar separadamente a configuração de photons da sky portal. Com este método, o bug desaparece, e photon map volta a funfar normalmente, com o aspecto normal. 2- Alguma barreira, alguma situação com a geometria que está "barrando" a emissão e/ou dispersão dos photons. Precisa ver isso direito.

www.zuinn.com.br/andresgsoares

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 361

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.