problemas com GI

Por: mcodesigner  

Em: 05/02/2010 10:48

Nenhum dos dois, Dudamel... Abri o arquivo aqui. A iluminação fica por conta de dois skyportals e sistema daylight. De cara achei que fossem os materiais, todos standard ou raytrace. Achei que poderia haver algum mapa zoando o mental ray. Fiz um teste com material override e as manchas claras continuavam aparecendo. Mexi um pouco nas configs da iluminação indireta e nada... mudei a posição das luzes, nada ainda. Desabilitei o exposure control. Sumiram as manchas! Não descobri porque isso está acontecendo, mas tem a ver com o MR exposure control, com certeza!
Doe medula óssea! Doe vida!
Curiosidade: A cena é formada por boxes que se interceptam formando paredes, pisos e tetos, sem abertura para os skyportals, que encontram-se dentro do ambiente. Achei que poderia ser isso também. Deletei uma da paredese apaguei um dos skyportals. Nada das manchas sumirem! Só somem quando desativo o exposure control :( Estranho...
tem como vc enviar pra mim, por curiosidade? [email protected] não é max 2010, né? abrçs

www.zuinn.com.br/andresgsoares
O Meu é 2010, mas não sei qual a versão que o Márcio usou. Vou enviar sim... acho que o Márcio não vai se incomodar!
Bingo! Oi, Tirmey. É aquilo que eu disse mesmo, na primeira opção! O Márcio está usando Photons com Sky Portals e Photometric Lights ativadas. Isso gera um Bug no Photon Map - já foi discutido uma vez aqui este bug, e eu o contorno do jeito que eu descrevi. Um dos tipos de luzes - ou a sky portal, ou as photometricas, incluindo a mr area que ele está usando - precisa ter sua configuração de photons em MANUAL na aba de global ilumination das luzes. Particularmente, eu uso o MANUAL habilitado na sky portal. Deste modo, o photon map se comporta direitinho, com aquele aspecto tradicional de algodão, e não aquele aspecto bugado, de pouquíssimos photons coloridos na cena, que Final Gather nenhum conseguiria samplear. Estou postando uma imagem da cena, apenas com as sky portals habilitadas, para vc ver que o GI fica normalíssimo. a cena tem 2 sky portals, cada uma está emitindo 120.000 luzes, num total de 240.000, e raio de 5 cm - uma configuração modesta, e já produz um photon map razoável. Final Gather desabilitado.

Eu só vi os skyportals! rsrsrs não vi as fotométricas! kkkk Então o Exposure control foi inocentado? ;)
Agora vi, no teto.... Bom Márcio, pobrema resolvido. Mas notem que esta condição só ocorre com o exposure control ativado... Bugão mesmo! Essa Autodesk... tsc, tsc, tsc....
Oi, Tirmey! Acredito não ser o mrpec, não. Como eu já conhecia este bug que falei, sabia que aquele aspecto de photon map poderia ser isso, e dito e feito: era mesmo. Estou postando, mais 2 imagens. Uma só com o GI ligado, com TODAS as luzes ligadas, mas com a correção do bug: As sky portals tiveram sua configuração de photons no MANUAL na aba de global ilumination das luzes. E a outra, com o FG habilitado, mostrando o comportamento correto, com o bug corrigido. Assim fica sanado o misterio. rsrs Abraço.

Olá Dudamel, voce só habilita a opção manual ou tambem refaz a setagem das luzes ?
Olá, Osires. Aí é que está a minha preferência em setar no MANUAL as sky portals: trabalhando na escala real, usando mrpec, se vc escolhe setar as photometricas no MANUAL, vc precisa setar tudo, pois o energy em 50000 (default) é ínfimo para estas luzes nestas condições, bem como a cor do GI, que é branca no default. Agora, se vc escolhe setar as sky portals no MANUAL, não há diferença na energia com esta mudança, pois o padrão default nelas (50000), nestas condições, mantém-se o mesmo do que no automatico, precisa setar apenas a cor dos photons, já que o padrão é branco. abrç

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143150

Últimos membros registrados: thiagodsf, Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003.

Usuário(s) on-line na última hora: 370

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.