Onde estão as sombras???

Por: MarcosPrado  

Em: 09/03/2010 17:41

Oi pessoal, Sei que minha dúvida é elementar, mas aí vai: Estou criando uma cena interna, e as sombras aparecem muito fracas. Queria uma cena com maior contraste, o escuro mais intenso, e não consigo. Olhei alguns tutoriais e nada! Estou usando o Mental Ray Daylight Uma mr Sky Portal na janela Final Gather e GI estão habilitados Posto algumas imagens pra facilitar. Inclusive os ajustes no Photographic Exposure Control. Agradeço antecipadamente, vlw!
3d Max / Mental ray
Ve Se Nao Tem Nenhuma OpÇÃo No Render Mais Ou Menos (receive Shadows) e Marca Ela Isto Vai Arrumar A Sombra. Forte AbraÇo! Edu Souto Projeto I
www.tri-dimensional.tumblr.com Coloquem seus óculos 3D, as postagens já começaram!
e se você usar um AO de leve? abraço
http://henriquee3d.blogspot.com/
As configurações do exposure estão esquizitas. Nunca poe zero no highlights, pode ser um número pequeno mas zero não. Configura o EV em vez do shutter, aperture e iso, é mais fácil até pegar o jeito. O shadow com 1 deixa tudo mais escuro! O valor do kelvin é 6500 pra branco ficar branco! O gamma está desligado, olha a mensagem lá em baixo falando que é melhor ligar. Tem skyportal na janela? Sem skyportal vai ter que botar 1000 de FG para aparecer as sombras! Interna fica melhor com GI + FG do que FG sozinho.
No vídeo que saiu hoje na capa da 3D1 o cara mostra que só FG não faz sombra legal e precisa subir muito o preset. Quando bota a skyportal as sombras aparecem e ficam bem definidas. Até dá pra fazer a iluminação só com FG, mas tem que botar a skyportal e o tempo de render vai ser maior do que usando junto com GI.
Isso é a interpolação do FG que mata os detalhes. Como comentado o sky portal ajuda mas se for sombra só de luz indireta aí precisa aumentar a qualidade do FG ou usar ambient occlusion para recuperar os detalhes. E como falaram, tem que arrumar esse exposure que assim vai ficar errado mesmo, eu costumo deixar o burn, midtone e shadow no default e primeiro trabalho no EV pra depois se precisar ajustar esses parametros.
"Edusouto" disse: Ve Se Nao Tem Nenhuma OpÇÃo No Render Mais Ou Menos (receive Shadows) e Marca Ela Isto Vai Arrumar A Sombra.
Eu vou observar isso e fazer um teste. Obrigado, vlw
3d Max / Mental ray
"Fla3DMadness" disse: eu costumo deixar o burn, midtone e shadow no default e primeiro trabalho no EV pra depois se precisar ajustar esses parametros.
É, eu fiz kakinha mesmo no Exposure Control. No desespero eu apelei nas configurações...hehehe Vou deixar as configurações padrão refazer tudo seguindo as sugestões de vcs. Vlw pessoal, muito obrigado!
3d Max / Mental ray
Vlw pessoal, obrigado!! Depois dou uns ajustes pequenos, mas mando umas imagens pra mostrar como ficaram com a ajuda de vcs!! Abraços a todos!!
3d Max / Mental ray
Agora ficou bom meu! Parabéns.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717360.

Total de membros registrados: 143149

Últimos membros registrados: Fernando Ferreira Ventura, GeorgeKing, adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345.

Usuário(s) on-line na última hora: 372

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.