3DS MAX - Spline IK Solver - animar correia - RESOLVIDO -

Por: carlosbulow  

Em: 16/04/2010 12:24

Daew pessoal. Seguinte, estou com um problema, quero animar uma correia ligada a duas engrenagens, a correia possui varios elos, e eu preciso que eles não se deformem. Minha ultima tentativa foi usando bones, linkando cada elo a um bone, esses bones usei IK solver, que forma uma spline do caminho percorrido pelo bone. Mais oque acontece é que ao animar os bones saem para fora da spline e não formam uma volta completa. Alguem sabe se tem como linkar o ultimo bone no primeiro, ou alguma maneira de fazer um loop?? ou alguma solução melhor para o problema?? não sei trabalhar com reactor e não acho bons tutos tb... enfim se alguem puder me ajudar... abraço
Uma vez saiu aqui na 3d1 um plugin para animar esteiras de tanques de guerra, acredito que de certo pro seu caso.... Dá uma procurada nas notícias do site, que você vai achar... Achei!! Vê aí se te ajuda: http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=30782
Obrigado, estava tentando usar um script que encontrei aqui no TresD1 tb, mais não esta dando muito certo, em seguida seguirei seu conselho e aviso do resultado final... vlew
Amigo... estou com um problema parecido com o seu. No meu caso preciso animar um tentáculo feito com peças seguimentadas igual a sua corrente. Estou fazendo uns testes aqui com varios tutos. Encontrei nesse link a resposta pra sua questão. http://area.autodesk.com/louis_tutorials/animation_and_rigging_techniques_for_architecture_visualization Seria bom ver todos os videos, mas acho que o capitulo4 IK chains resolve seu problema. Se não consiguir ver o conteúdo, você terá que se cadastrar no site, mas é gratuíto. No meu caso é preguiça e falta de tempo mesmo.
"A pressa é inimiga da perfeição".
Aew Prometeu.... vlew pelo link.. na verdade não é bem o cap4, mais achei um pouco mais adiante algo q pode me ajudar muito... vou continuar aki e conforme vou avisando aew.... vlew
Olha este tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=30782
Daew galera.... Vlew pela dicas foram muito uteis... consegui finalmente fazer um loop... mais para variar.. deu mais um erro... quando eu animo a correia, a hora q ela faz a curva ela simplesmente entorta-se no eixo, na vista front da p ver direitinho, a parte de cima esta seguindo a spline do jeito que eu quero, mais na curva ela "viaja"... Ajustei todos os Pivot certinhos, ja tentei muitas maneiras alterando valores e marcando "checkbox" e nada resolveu... Ah... só lembrar q na imagem não esta a corrente completa... fiz com uma parte só p teste... enfim... se tiverem alguma idéia... abraços
Compartilho da mesma frustação meu caro carlosbulow. Ontem fiz o mesmo turo do Louis Marcoux no site do The Area e aconteceu a mesma coisa. Prestei atenção no video inteiro pra ver se deixei passar alguma coisa e nada. To nessa com você. Quando eu conseguir resolver o problema eu te respondo dando a solução. Se alguem souber como resolver esse pequeno defeito por favor, sinta-se a vontade para compartilhar a informação.
"A pressa é inimiga da perfeição".
Prometeu... ainda não consegui, mais imagino q seja alguma coisa em relação a "Pivot" ou restringir algum tipo de rotação (sei lá, algo em relação ao "world")... imagino q seja algo desse tipo... da uma olhada ai tb... vlew
Aew gurizada... consegui!!! depois de muito trabalho e persistência.... seguinte: No meu caso, que ja tinha a correia colocada no lugar certo, tive que retirar todos os elos da correia... depois disto alinhei todos os elos e ajustei o pivot igual para todos eles. (selecionando todos e aplicando "pivot > center to object) feito isto criei a minha linha, com uma esfera e depois edit spline. com todos os elos separados (como objetos diferentes) apliquei "Animation>constraints>path constraint" em cada um dos elos. (sim, passei muito trabalho, aconselho criar um HotKey para o Path constaints) Ao linkar no shape todos os elos vão parao mesmo lugar, para resolver isto, fiz da seguinte maneira... Apliquei o constraints no elo, selecionei o shape e ajustei as configs p o elo ficar sempre com o mesmo lado p cima. Quando apliquei o segundo elo, ja ajustei ele na posição ao lado do primeiro (usando o gizmo ou %Along Path). apos colocar os elos, basta movermos a barra da timeline para ver a anima... Enfim... uma correia animada.. sem reactor... Abraçoa todos e obrigado aos q me ajudaram!! Vlew

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 314

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.