Problema com zoom e seleção.

Por: EDDDU  

Em: 24/05/2010 18:13

Olá pessoal, bem, eu tô treinando aqui, e comecei a modelar uma casa, não é nada de mais, nem pretendo renderizar etc, eu fiz as paredes etc, e vou começar a modelar o interior, só que o zoom ele fica muito devegar quando eu estou muito próximo de algo, eu giro, giro a scroll e não meche quase nada, tentei a ferramenta zoom que fica no canto inferior direito e dá no mesmo, existe algo para solucionar isto? ou seja tirar esta 'desaceleração' do zoom, ou pelo menos melhorar um pouco... E eu mudei há poucos dias para o max 2011 e quando eu estou manipulando algo, objetos, vértices.. tudo que é selecionável! Por exemplo, preciso mover certas vértices, se eu clicar em uma que não deveria mover, no 2010, e em qualquer um eu acredito, era só clicar nele, e então ele perdia a seleção, isso não está acontencendo aqui, então isso é um bug do 2011? pq é ruim assim, principalmente quando preciso selecionar muita coisa, errar, e tenho que começar do zero Abraço a todos. ;)
Ola EDDu tudo bem? vc esta fazendo as paredes em escala? tipo em metros acontece nesse caso de o desenho ficar muto pequeno para o padrão de desenho que o max cria e o praticamente o zoom "não acontece" pois esta em uma escala muito miniscula e no limite de zoom, tbm nao é bom mudar as configurações padrões de zoom no max, pois se esta com problema nao seria com o zoom e sim com o tamanho da cena que pode estar muito pequena. claro nao sei se é o caso mais pode ser isso Sobre o max 2011 ainda nao estou usando, vou esperar um pouco mais até sair o sp pra evitar problemas Abraços
Então Juliano, tirando o probleminha tá tudo bem hehe A escala está 'certa' sim, ex. coloquei a unidade em cm, e 1 metro eu coloquei como 100cm mesmo, e uma coisa que percebi é que quando movi a casa um pouco longe do centro da grade o zoom fica rápido, essa foi a solução que descobri, agora espero que alguém que está usando o max 2011 fale se está acontecendo o mesmo em relação a seleção. Obrigado pelo comentário aí.
Acho que é pq está com a viewport de câmera. Tecla U pra mudar para orthographic que é mais fácil de navegar.
Fernando, eu to usando tanto perspective quanto orthographic, não vejo diferença, valeu mesmo assim.
O Max funciona assim mesmo, o zoom vai "desacelerando" à medida que você começa a trabalhar com objetos cada vez mais distantes do foco inicial do seu viewport. A solução para isso é você ir mudando o objeto focado, por exemplo, clica sobre um vértice na região que você pretende trabalhar naquele momento e usa o botãozinho destacado na imagem. Isso parece chatinho mas é necessário para você não passar batido pelo objeto quando gira a roda do mouse para aproximar o zoom.
Obrigado pela dica Jorge, funciona mesmo.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 688

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.