efeito de calor no asfalto, deserto...

Por: Felipe Mariani  

Em: 27/05/2010 23:54

Boa Noite pessoal. Eu estou fazendo um video, e quero simular aquele efeito de calor nos asfaltos que deforma a imagem... eu tive muita dificulddade para achar material para isto. Não consegui nem um video no you tube. Alguém sabe o nome deste efeito, ou tem um video? ou já fez algo no 3D max ou no after effect?? Obrigado galera.
Não sei se tem um nome, mas o efeito de material é refração, a luz refrata e distorce a imagem. Acho que se fizer umas partículas com bump e material parecido com vidro dá certo, igual aquele efeito da bala no matrix.
Então, tinha um plugin da Digimation que fazia isso. Ele se chama Fractal Flow. Não sei como faz, mas esse filtro fazia isso.
O Xikote strala
Eu só lembro que o nome desse efeito em inglês é heat haze ou heat wave ou heat ripple, e por aí vai procure por heat effect que deve achar alguma coisa. Vi uma vez uma maneira de fazer mas não lembro direito, acho que o cara usou um plano bem subdividido, aplicou um noise, daí nas propriedades desabilitou o Renderable e habilitou Motion Blur. O resultado era que o plano não aparecia, mas o motion blur da animação do noise criava o efeito. Pra simular a dissipação do efeito foi usado um mapa de opacidade, mas não lembro se era composto com o noise. Existe plugin pro After Effects pra fazer o efeito. Se eu achar o link eu posto aqui.
Na verdade este efeito chama-se miragem. Miragem é este efeito óptico e não uma ilusão, como muitos pensam, geralmente causada pelo calor do asfalto. Como panela com água quente, você vê este mesmo efeito de distorção no vapor que sai. http://pt.wikipedia.org/wiki/Miragem Mas voltando a como fazer: Eu faria este efeito no after, animando uma turbulência pra distorcer um pouco a imagem, na região do horizonte mascarada com um noise bem esticado na horizontal. E um segundo layer com uma máscara diferente, só com o asfalto bem reflexivo, tipo um material cromado. O lance aí pra ficar legal é acertar estas máscaras dos layers e opacidade. É como eu faria.
Caetano Brasil Loucomotion
Eu ja estava procurando por esse efeito mas não pra colocar no asfalto, e sim nas turbinas de propulsores verticais. Pra mim serve tanto no max quando no after.
"A pressa é inimiga da perfeição".
Tb queria aprender fazer esse efeito, dá o maior realismo.
vlw pessoal, principalmente pelo nome do efeito, e até por saber que existe um plugin para isso. também irei fazê-lo no after, deve ser mais fácil e com certeza mais rápido. Mais uma vez obrigado a família 3D1
Eu vi uma vez em algum making of o cara fazia a máscara com partículas no max e usava o render para distorcer a imagem no after, ficou muito bom.
Concordo, faça o video no max e leva ele para o after e la você consegue fazer este efeito.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 712692.

Total de membros registrados: 139990

Últimos membros registrados: paulamirela, doug_assilva, Anthonyjright, barbaraboava, Nourix96, rusaealschadar, nourixhinta, lulutoxtee.

Usuário(s) on-line na última hora: 609

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2025. Todos direitos reservados.