Olá marcel_gp2.
Eu estou envlovido atualmente em dois projetos em fase de finalização. O primeiro é um arcade nacional, engine próprio com suporte opengl rodando em Linux. O outro é um mod montado em cima do F1C, os dois baseados na nossa Stock Car.
No mod ainda teremos as duas categorias, a V8 principal e a V8 Light nas temporadas 2003 e 2004.
Pelo que desenvolvi até hoje, sei que a coisa mais difícil é a parte física do jogo, o desenho do engine, escolha da quantidade de variáveis que vão atuar.
No caso de um mod, você já tem a estrutura toda pronta pra pesquisar em cima e fazer as adaptações. Eu acho que é uma boa base pra quem quer começar a entender como funciona.
Eu trabalho com a construção das pistas e mexo com a física, toda a parte de montagem do comportamento dos carros, é um trabalho que exige métodos e muita concentração.
Se quiser bater um papo sobre isso, podemos pensar em alguma coisa como um campeonato brasileiro de marcas pra começar, seria um mod pro F1C aonde poderíamos ir pegando o jeito pra depois partirmos pra outra coisa.
Vale lembrar que o SBDT que vai lançar o jogo de turismo mais esperado do ano no meio dos simuladores de corrida, começou com um mod pro F12002, hoje tem licença da FIA, apoio e patrocínio pra desenvolver.
Tem um tópico sobre o meu trabalho em progresso http://www.tresd1.com.br/forum/phpforum/viewtopic.php?t=5076&start=30 , depois dá uma olhada.