Pintura do carro não reflete

Por: Shal  

Em: 14/06/2010 20:01

Ola pessoal ! Gente, desculpem encher a paciencia de vcs outra vez! Mas estou com um problema aqui. Estou texturizando um carro em que estou trabalhando, mas me deparei com o seguinte problema: configurei o material da lataria do carro com essas configurações : Shelac, a cor base, o fallof no relect, fresnel e tals ... ele reflete o ambiente. Mas quando eu coloco um Bitmap com a textura , ele não reflete mais nada . eu coloquei o bitmap no canal difuse da cor base .,.. está correto? ou eu tenho que colocar o bitmap em outro canal? segue aí, um render com o material sem a textura, e outra com a textura Se alguem souber como resolver isso... vou ficar muuuuuuuuuuuuuuito feliz ^^ ahh , estou renderizando com Vray.
O pessoal,... fucei nos materiais que eu fiz, ( Blend , Shellac ) e percebi que o Mix amount estava baixo..... almentei ele, e resolveu o problema... Muito obrigado a todos que viram o tópico ! Pelo que eu pesquisei, percebi que o Mix amount ( Blend ) "determina" qual mapa "eu quero que aparece"... é isso mesmo? esta é a sua finalidade? Tipo... maior valor , aparece cor X ... menor Valor, aparece cor Y ? O shellac color Blend do Blend Material faz a mesma coisa? muito obrigado a todos ^^
Shal Gandra
O Mix Amount faz a mistura entre materiais (Blend = Mesclar). Se vc colocar um bitmap em preto branco no campo Mask, a parte branca mostrará um material totalmente enquanto a preta mostra o outro. Se for em tons de cinza ele mescla os dois. Se não usar mapa nenhum, O mix amount determina a mesclagem pela porcentagem de mistura, considerando o primeiro material como a base. Abração,
Desculpa usar seu tópico Shal, mas me surgiu uma dúvida agora... Leandro, o material blend seria usado para a criação de rótulos em materiais transparentes também? Funcionaria colocando o texto no material 1 o vidro no material 2 e uma espécie de máscara em P e B do texto no canal mix? Abraço
Sim, Hugo, mas eu não faria: 1 - Pra fazer ajustes ficaria mais fácil ter o rótulo como outro objeto 2 - O material blend é mais lento pra renderizar Talvez o Mix seja melhor pra te ajudar com esse lance do rótulo, mas ainda prefiro ter dois objetos. O Blend é mais pra mesclar dois materiais diferentes, principalmente por máscara. Abração,
Valeu pela dica ai Leandro, só precisei fazer rótulo uma ou duas vezes e como não era transparente eu fiz com outro objeto mesmo, bom saber que com transparentes dá pra fazer da mesma forma. obrigado, abraços
Não é recomendado usar o shellac em renders realista como vray e mental ray, o shellac faz uma adição dos materiais, é como renderizar os dois separadamente e jogar no photoshop um por cima do outro como linear dodge (add), isso não é um material realista, o ideal é sempre usar um blend e no vray vc ainda tem o vrayblendmtl com varios canais pra compor de forma correta o material em camadas.
Leandro... Muito obrigado pela explicação cara !! è realmente tudo isso que vc falou mesmo ! Poxa... no começo, é meio complicado este lance de materiais... apanho pra caramba aqui. até parece um programa aparte do 3D Max... são muitas informações. Que isso HUgo.. fique a vontade... esta sua dívida... foi ótima.. eu não sabia tbm. Poxa Fla3dmadness.. Muito boa observação ... fiz unstestes aqui, e realmente vc tem razão. Ja mudei minha textura para blend. e vou tentar me aperfeiçoar neste lance de mistura... imagino a infinidade de coisas que se pode fazer com eles !!! Obrigado a todos vcs ! pelo tempo, e pela ajuda de todos ! Abração
Segue mais uma dica então, eu uso muito essa técnica pra fazer material de carro, tanto no mental ray como no vray: uma base com glossiness baixo e outra por cima bem reflexiva, controlando o blend com um material falloff. Se entender inglês, essa dica vem do master zap, onde ele comenta pra não usar o shellac: http://mentalraytips.blogspot.com/2008/06/layer-all-your-love-on-me-mymentalray.html
Fla3d Madness... Vi o link que vc me mandou ... ótimas dicas as do master Zap ! realmente o shellac para este fim, não é muito atrativo. Mas... tenho uma pergunta.. Se eu fizer uma pintura de carro com Blend, 1° cor : Difuse Cinza, reflexo quase branco e Refl.glossiness 0,99 2° cor : Difuse Cinza, Reflexo quase branco e refl.glossiness 0,60 por exemplo. Eu devo aplicar o falloff como fresnel nas duas camadas do reflect ou só em uma ? veja se minha forma de pensar esta correta por favor .

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 382

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.