Ambient occlusion mental ray

Por: Guilherme F. F. Pereira  

Em: 24/06/2010 15:45

Pq n se pode aplicar ao em objetos reflexivos? quais os problemas que costumam aparecer? vi um tuto aki da 3d1 onde o kra aplica ao em todos os objetos na cena, e ele possui materiais reflexivos (metais).
___________________Twitter:@GuilDesigner Fan Page Guilherme
O Juliano fez um tutorial http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53155 Eu aplico AO em tudo, até metais e objetos reflexivos, só não aplico nos vidros transparentes. O tópico que o Gustavo postou tb é muito legal. Olha lá. O AO do arch&design precisa de luz na cena e o AO do shader ambient/reflective/occlusion não pode ter luz. Não tem mistério para configurar o AO junto com os materiais no arch&design, é só ligar o enable, clicar no exact ao, configurar o max distance e os samples! É muito fácil!
3Dforlife, é o que eu falei no tópico que indiquei. No A&D o AO não fica tão forte e assim está certo, AO forte parece sujeira. É só configurar o material e ligar o AO igual o Júlio e o Juliano explicaram. Então o AO sai junto com os materiais, reflexivos ou não, e tb com a iluminação, se desligar as luzes o AO desaparece.
então vi esse tuto e tentei aplicar o ao da forma q o cara mostra, usando o ao no canal difuse vejo claramente o ao, porém, quando habilito ele submenu special effects, não acontece nada, ao contrário habilitado e desabilitado n tem diferença. A princípio pensei que o problema poderia ser a falta de uma luz no ambiente, então coloquei uma (mr area omni) mas n adiantou nada. O que devo fazer?
Nylael, quando vê claramente o AO está errado cara, o AO não é para aparecer, é para misturar com a sombra e parecer que é sombra tb. Cria um plane, um teapot em cima, bota material arch&design com preset matte finish, deixa cinza msm. No special effects habilita o AO, o exact AO e uns 100 ou 150 no max distance se estiver em cm. Aumenta os samples para 24, cria um daylight com mr sun e mr sky e renderiza. Tem que aparecer o AO.
Vlw! Porém, tenho uma dúvida, terei algum problema em usá-lo com outros tipos de luzes? como uma simples omni? Outra coisa, daria certo usar ao com iluminação fake?
No tópico que eu indiquei tem o teste com luz standard e funciona tb. Então dá para usar com iluminação fake.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717359.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 630

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.