imagem de 16 bits???

Por: Xikote  

Em: 15/07/2010 13:58

E aí blz galera!!. Tô com uma dúvida sobre imagens de 16 bits . Qdo eu crio um novo arquivo tipo no Photoshop de 8 bits (RGB 8 bits por canal = 24bits truecolor = 16 milhores de cores) eu entendo o processo. Agora 16 bits???. Alguem sabe me explicar qual o processo. Emendando outra pergunta, visualmente falando há diferença entre as duas???. Desde já agradeço.
O Xikote strala
Eu vi um vídeo tutorial que usava tif 16 bits para criar displacement com mais qualidade. http://www.3dtotal.com/tutorial/mudbox/20_rendering_displacement/rendering_displacement_01.php
vixi. esperei e num carrego o vídeo (axo que a net ta zoada, aparece um "?"). Vô tenta depois, vlw.
O Xikote strala
Opa, acabo de carregar. Vlw
O Xikote strala
Legal. Aplica o diplace mas não mostra a imagem de 16bits.
O Xikote strala
A maioria dos monitores "normais" exibem imagens que variam com 24 bits (8 bits por canal RGB) ou até menos. Portanto não há diferenças visuais entre arquivos com 8 bits por canal e arquivos com 32 bits por canal, por exemplo. A única vantagem (referente à imagem em si) na quantidade superior de bits é a possibilidade de manipulação com menor prejuízo de dados. Assim você pode mudar o contraste, a claridade, níveis da imagem e outras operações inúmeras vezes causando perdas de cor geralmente imperceptíveis graças à quantidade exponencialmente maior de cores salvas. Já em outras aplicações, como em um displacement, caso a textura esteja em escala-cinza com 8 bits, esta pode apresentar 2^8=256 variações possíveis de elevação. No caso de 16 bits, seriam 2^16=65536 variações possíveis de elevação (perceba como aumentou um pouquinho), permitindo uma escultura mais detalhada.
Ótima explicação, Caio. Obrigado,
Certo. Então visualmente nenhum software de edição imagem pode editar imagens acima de 8 bits por canal.
O Xikote strala
Editar pode editar até 32-bit, vc pode não ver todas as cores na tela, mas quando vc manipula uma imagem com profundidade maior vc tem mais liberdade como o Caio falou.
tudo vai depender também da saida. Se for para impressao vc pode fazer em 16bits ou 32bits para ter uma maior gama de cores já que normalmente se usa Adobe RGB 1998 para depois converter. Se for para Cinema vc provavelmente terá o ganho tb pois a saida do filme é em 12bits Cineon ou Kodak. E para vídeo nao tenho certeza pq faz muito tempo que nao trabalho, mas acho que em HD1080p é 12bits também.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143147

Últimos membros registrados: adasdasdasd, avelinoramos, VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh.

Usuário(s) on-line na última hora: 524

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.