Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

mixel.amorim   João Pessoa - PB
resident11   Piracicaba - SP
Palacio   São Paulo - SP

Portfólios Ver Mais

Tallud   mato grosso
Jrsoares   Brasília - DF
efeito3d   São José dos Campos - SP
leandro nicolaci   São Paulo - AC

Problemas com Blend Material - Bug no 3ds max 6?

Por: PiledotNET  

Em: 22/07/2004 15:14

Pessoal, encontrei um pequeno problema utilizando o Blend Material, gostaria de confirmar com vocês se ocorre a mesma coisa com a cópia do 3ds max que vocês possuem. Abaixo algumas renderizações mostrando que quando você não utiliza uma instância do material no slot do Blend Material ele ignora o supersampling. Render01: Standard Material com supersampling. Render02: Standard Material sem supersampling. Render03: Blend Material com uma cópia interna do Standard Material com supersampling. Render04 e o workaround: Blend Material com uma instância externa do Standard Material com supersampling. Se alguém puder confirar isto realmente é um bug no mínimo causado pela alteração das funções de supersampling ocorridos na versão 6.
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Outro workaround é parar de utilizar Local Supersampling e partir para o Global Supersampling. :)
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi Filipe, tudo bem? Vou testar hoje a noite aqui e amanhã posto o resultado. Eu já encontrei uns bugs chatos no Max 6 mesmo com SP1, por isso gosto tanto ainda do Max 5. Vc sabe como eu sou né? Odeio migrar de soft, adoro o que eu confio. Instalei o PS CS e estou pirando com ele, principalmente com o Image Ready, que tem um bug feio, estou quase tirando e colocando o PS 7 de novo. Abraços
Oi Filipe, tudo bem? Não sei se eu reproduzi corretamente o teste aqui, poque não deu o problema. Fiz assim, criei um material com Checker fazendo listas finas e girando 30 graus para causar o problema de usar sem Super Sampling. Renderizei e o resultado é este mostrado na imagem abaixo. Depois liguei o Super Sampling com a opção Hammersley, o resultado foi este mostrado na imagem abaixo. Até ai tudo bem, aconteceu o esperado, então criei um material Blend e coloquei uma cópia do material usado anteriormente com Super Sampling no Slot 1 e no Slot 2 do Blend, deixando o Mix Amount em 50. O Super Sampling funcionou normalmente. Então criei outro material Blend e coloquei uma instância do material com Super Sampling no Slot 1 e no Slot 2 do Blend, deixando o Mix Amount em 50. Renderizei e o Super Sampling também funcionou normalmente. Olha a imagem. Se você fez diferente me fala, ou se quiser me manda no email o arquivo que dou uma olhada. Abraços
Brigadão pelo retorno André! Muito estranho aqui continua acontecendo, mesmo se eu reinicio o pc. Quando abrir um tempinho ai tenta reproduzir seguindo estes passos pois aqui é fatal. 1) Crie uma Sphere. 2) Abra o editor de materiais e aplique o primeiro Slot de material na Sphere. 3) Atribuia o mapa Gradient Ramp no canal Difuse deste material. 4) Altere seu Tiling para 400x400 e altere o Gradient Type para Box. 5) Renderize sua cena em 400x300 pixels e você deverá ter algo semelhante a isto: 6) Volte a raiz do material e habilite o Enable Local Supersampler com o filtro Hammersley em qualidade 0,5. Você deverá ter isto: 7) Ainda na raiz deste mapa, clique no botão Standard e aplique em cima um material Blend com a opção Keep old material as sub-material. 8) Não altere nada e renderize a cena, você deverá ter o resultado abaixo, ou seja, a mesma qualidade da imagem sem supersampling: Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Eai Pile, tudo bem? Olha, procedi conforme os passos acima e aconteceu a mesma coisa, segue o teste abaixo. Flw! T+! :joiad:
Beleza Hawf, muito obrigado pelo retorno! :joiad: Acredito mesmo que seja por causa das novas opções para supersampling. Abraços e bom final de semana!
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi Filipe, tudo bem? Acho que saquei o porque. Realmente aconteceu o problema fazendo da forma que falou, no meu teste não ocorreu o problema porque usei no segundo Slot um material também com SuperSampling. Ou seja, só dá o problema quando um dos Slots tem material com SuperSampling e o outro Slot não, só funciona se os dois Slots tiverem materiais com Supersampling. E não é apenas com instância, acontece sempre que um dos Slots não tiver SuperSampling. Se habilitar o Super Sampling do material Standard do segundo Slot renderiza sem o problema. Ai fui testar no Max 5 para ver se realmente era um Bug do Max 6, e no Max 5 não acontece isso, então é um Bug do Max 6 mesmo. Por essas e outras que profissionalmente só uso o confiável e estável 3DS Max 5.1 SP1. Fora ter todos meus pluguins :) Abraços
Valeu André pelo retorno! :joiad:
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
E ai Filipe, tudo bem? Nem tem do que dar Valeu, foi um prazer ver mensagens suas, sei que está muito ocupado e não sobra tempo para conversar com a gente aqui, vi no outro tópico que até parou de escrever para o Imaster para poder dar conta da Red, isso por um lado é bom né. Então, vê se aparece para conversar quando sobrar mais tempo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710605.

Total de membros registrados: 138068

Últimos membros registrados: cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless, waltereastmood.

Usuário(s) on-line na última hora: 571, sendo 23 membro(s) e 548 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Carlos E. Nogueira, geotaltal, rafa.carvalho, JMDesign, Danielreis, Henrique Ribeiro, Eduardo Ramos, Felipe Duarte, Duda, th3one, Ale Marques, Vladis, Renatto, Esdras, David Rodney, nandao, Rodrigo, Baldo, Nuno, magster, Thiago, Gibran Farfud.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.