Problemas com Blend Material - Bug no 3ds max 6?

Por: PiledotNET  

Em: 22/07/2004 15:14

Pessoal, encontrei um pequeno problema utilizando o Blend Material, gostaria de confirmar com vocês se ocorre a mesma coisa com a cópia do 3ds max que vocês possuem. Abaixo algumas renderizações mostrando que quando você não utiliza uma instância do material no slot do Blend Material ele ignora o supersampling. Render01: Standard Material com supersampling. Render02: Standard Material sem supersampling. Render03: Blend Material com uma cópia interna do Standard Material com supersampling. Render04 e o workaround: Blend Material com uma instância externa do Standard Material com supersampling. Se alguém puder confirar isto realmente é um bug no mínimo causado pela alteração das funções de supersampling ocorridos na versão 6.
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Outro workaround é parar de utilizar Local Supersampling e partir para o Global Supersampling. :)
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi Filipe, tudo bem? Vou testar hoje a noite aqui e amanhã posto o resultado. Eu já encontrei uns bugs chatos no Max 6 mesmo com SP1, por isso gosto tanto ainda do Max 5. Vc sabe como eu sou né? Odeio migrar de soft, adoro o que eu confio. Instalei o PS CS e estou pirando com ele, principalmente com o Image Ready, que tem um bug feio, estou quase tirando e colocando o PS 7 de novo. Abraços
Oi Filipe, tudo bem? Não sei se eu reproduzi corretamente o teste aqui, poque não deu o problema. Fiz assim, criei um material com Checker fazendo listas finas e girando 30 graus para causar o problema de usar sem Super Sampling. Renderizei e o resultado é este mostrado na imagem abaixo. Depois liguei o Super Sampling com a opção Hammersley, o resultado foi este mostrado na imagem abaixo. Até ai tudo bem, aconteceu o esperado, então criei um material Blend e coloquei uma cópia do material usado anteriormente com Super Sampling no Slot 1 e no Slot 2 do Blend, deixando o Mix Amount em 50. O Super Sampling funcionou normalmente. Então criei outro material Blend e coloquei uma instância do material com Super Sampling no Slot 1 e no Slot 2 do Blend, deixando o Mix Amount em 50. Renderizei e o Super Sampling também funcionou normalmente. Olha a imagem. Se você fez diferente me fala, ou se quiser me manda no email o arquivo que dou uma olhada. Abraços
Brigadão pelo retorno André! Muito estranho aqui continua acontecendo, mesmo se eu reinicio o pc. Quando abrir um tempinho ai tenta reproduzir seguindo estes passos pois aqui é fatal. 1) Crie uma Sphere. 2) Abra o editor de materiais e aplique o primeiro Slot de material na Sphere. 3) Atribuia o mapa Gradient Ramp no canal Difuse deste material. 4) Altere seu Tiling para 400x400 e altere o Gradient Type para Box. 5) Renderize sua cena em 400x300 pixels e você deverá ter algo semelhante a isto: 6) Volte a raiz do material e habilite o Enable Local Supersampler com o filtro Hammersley em qualidade 0,5. Você deverá ter isto: 7) Ainda na raiz deste mapa, clique no botão Standard e aplique em cima um material Blend com a opção Keep old material as sub-material. 8) Não altere nada e renderize a cena, você deverá ter o resultado abaixo, ou seja, a mesma qualidade da imagem sem supersampling: Abraços,
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Eai Pile, tudo bem? Olha, procedi conforme os passos acima e aconteceu a mesma coisa, segue o teste abaixo. Flw! T+! :joiad:
Beleza Hawf, muito obrigado pelo retorno! :joiad: Acredito mesmo que seja por causa das novas opções para supersampling. Abraços e bom final de semana!
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
Oi Filipe, tudo bem? Acho que saquei o porque. Realmente aconteceu o problema fazendo da forma que falou, no meu teste não ocorreu o problema porque usei no segundo Slot um material também com SuperSampling. Ou seja, só dá o problema quando um dos Slots tem material com SuperSampling e o outro Slot não, só funciona se os dois Slots tiverem materiais com Supersampling. E não é apenas com instância, acontece sempre que um dos Slots não tiver SuperSampling. Se habilitar o Super Sampling do material Standard do segundo Slot renderiza sem o problema. Ai fui testar no Max 5 para ver se realmente era um Bug do Max 6, e no Max 5 não acontece isso, então é um Bug do Max 6 mesmo. Por essas e outras que profissionalmente só uso o confiável e estável 3DS Max 5.1 SP1. Fora ter todos meus pluguins :) Abraços
Valeu André pelo retorno! :joiad:
Filipe M. Deschamps
cgFAQs.com
E ai Filipe, tudo bem? Nem tem do que dar Valeu, foi um prazer ver mensagens suas, sei que está muito ocupado e não sobra tempo para conversar com a gente aqui, vi no outro tópico que até parou de escrever para o Imaster para poder dar conta da Red, isso por um lado é bom né. Então, vê se aparece para conversar quando sobrar mais tempo. Abraços

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 716982.

Total de membros registrados: 143010

Últimos membros registrados: JMbecker, ErexivaCápsulas345, kamiladiniz, difavelaadesivos, CardivaCapsules45, epicoolerorg, tavinhomxpx, carlosspy.

Usuário(s) on-line na última hora: 530

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.