Como fazer material de metal

Por: cardosoking  

Em: 11/08/2010 22:24

Olá galera do 3d1, por favor alguém tem idéia como foi feito esse material? estou tentando reproduzir mas esta difícil, se alguém puder dar algumas dicas eu agradeço.
http://albertocardoso.com/
Acho que o jeito mais fácil é usando o shader car paint do mental ray. Ele cria material metálico igual tinta automotiva. O cromado é mais fácil fazer com o arch&design usando o preset crome e colocando amarelo claro no reflexo para ficar meio amarelado igual na imagem.
Legal Gustavo. mas vc acho que eu chego a esse resultado com o Mental Ray mesmo ou só com o VRay? outra coisa esses arranhões, só mapeando o personagem mesmo, e fazendo no photoshop?
voce quer fazer no max? voce pode fazer isso aplicando um mapa de arranhoes nos canais do material, mais tarde posto um mapa e um material para voce pegar como exemplo
ktngnr, sim, estou no max, cara se vc poder fazer isso eu agradeço muito, nessa img tbm acho legal a luz, da pra ver que a luz no topo esta estourando ao contrario que esta na frente, que só ilumina uma parte.
Olá Kardosoking... é como o pessoal aí falow. são seu qual render tu ta usando mas.. acho q a técnica é a mesma... Para a pintura automotiva ( real ) ... por exemplo ou até deste seu personagem... são usadas algumas camadas uma mais reflexiva, outra mais "borrada", uma camada de uma cor, outra de outra e no final aplica o verniz. Acredito que para compor este resultado que vc queira, pode-se usar a seguinte tecnica. Abra o material, mude de standard para Blend material Vc terá dois campos para materiais ( pintura 1 e pintura 2 ) e uma camada para "mesclar" essas dus pinturas. na primeira píntura, vc pode selecionar uma cor qualquer , abilitar o reflexo e deixar este reflexo, o mais forte possivel e o mais nitido. na segunda pintura, use a mesma cor do primeiro, e deixe co reflexo um pouco menor, porem mais borrado. Para ajustar o borrado ( anitidez ), altere o valor do reflect Glossiness por exemplo. Lembrando que valores maiores, reseultam em reflexos mais nitidos... e valores menóres, resultam em reflexos mais borrados. daí é só aplicar um "falloff" por exepmlo no terceikro campo do blend e ir ajustando qual canal vc quer q predomine no seu material .... mais o 1.... menos o 2... mais o 2... menos o 1... e por aí vai... faz um teste aí... cria uma esfera e testa este material... posta aí.. q a gente vai ajudando ok !!! amigos,... se falei besteira.... por favor me corrijam beleza!!! falow brother.. boa sorte com o estudo!
na questao dos arranhes, eu criei um material A&D e preset chrome com essas configuracoes.
"cardosoking" disse: Legal Gustavo. mas vc acho que eu chego a esse resultado com o Mental Ray mesmo ou só com o VRay? outra coisa esses arranhões, só mapeando o personagem mesmo, e fazendo no photoshop?
Se não fizer no mental ray tb não faz no vray. O vray não tem carpaint. ;) Os robôs do transformers com os riscos no metal foram renderizados com o mental ray. ;)
ktngnr, super legal a técnica para fazer os riscos, eu não conhecia.
eu tambem nao conhecia, rsrs, eu imaginei como era, fiquei horas tentando ate fazer esse "tutorial nao explicativo"

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 362

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.