Como criar um oceano ?

Por: Bydao  

Em: 16/08/2010 13:51

Boa tarde amigos da 3d1, grande abraço a todos!! Pintou uma curiosidade em tentar fazer algo como particulas (to caindo dentro dos estudos ainda) e tb formar oceanos, mares e pasisagens, fazer lances com agua. Bem, no primeiro passo imaginei um oceano com aguas agitadas...e utilizei um box para cenario, um teapot (indispensavel.rs) , uma camera, um plane e modificador noise. A imagem saiu como pensei, mas pode melhorar incuindo luzes, materiais mais dinamicos, e certamente os amigos da 3d1 terão umas dicas para deixar isso mais realista, estou iniciando agora essa curiosidade nas tecnicas com agua e particulas....um grande abraço a todos...Deus vos abençoe
* Reflexão: Jeremias 17:7
* Os pequenos detalhes são essenciais para uma grande construção \"Aguilera\"
Título Editado.
Olha esse tópico tem bastante coisa boa http://www.tresd1.com.br/noticias.php?t=14829&busca_no_topico=oceano&ok=Busca
O shader ocean é animado, se botar no displacement cria as ondas com a altura que quiser. Bota num plane com bastante segments que fica massa. O A&D vem com um preset de oceano.
8:) Até o momento, agradeço a todos que estão cooperando para o conhecimento no estudo de aguas para oceano. Já dei uma olhada tambem em alguns plugins, mas, no momento quero ir modelando e criando materiais, acho mais original e melhor para estudar. Abraçãoo
Ainda em andamento para conclusão e estudo de variados tipos de agua para formação de oceano. Importantissimo trabalhar com reflexão, espelhos, cores e backgrounds...este é mais um exemplo...plane, camera, noise, gradiente e background , (ja nao utilizei cenario fechado como o box na primeira imagem) ...ficou suave a imagem...
Modificações no noise (bump maps) e aumentando o bump de 30 para 50 e uma outra imagem com bump aumentado em 100
Vc pode fazer com geometria...as vezes é uma solução... Usa o modificador displace e faz um mapa com o noise na opção turbulence...aumenta o numero de levels e abaixa um pouco o noise threshould. Vai ficar mais ou menos assim... Abraço, Sander
Grande Sander, excelente esse grafico, muito realista....o renderizador é o mental ou v ray? Quando vc diz geometria, seria faze-lo com plane, modificador displace, e no local map (do image) devo inserir o noise...parabens ...show ..abraçao
Bom...se é +/- isso q vc quer, então vou explicar um pouco melhor... Primeiramente eu estou usando o mental ray mesmo...os materiais da cena são padrões do MR mesmo...o bule é ceramic e o oceano é water. Sobre o oceano, ele é mesmo um plane com muitos polígonos, pois é necessário para que ele possa pegar a forma do mapa que estiver utilizando. Neste caso eu estou usando unidades genéricas do max e criei um plane de 1000 por 1000 com 150x150, pois assim vc pode ligar o efeito somente no render e a geometria não pesa na viewport. Aplique o displace e o mapa de noise conforme o print screen. Se fizer vários testes vc vai ver q dá pra deixar o mar mais revolto, ou menos. O legal dessa técnica é q tbém é possível animar, para isso vc usa o phanse do material. Fiz um vídeo rapidinho pra vc ver...pra ficar bom, tem q ir brincando com os parâmetros até chegar em uma config q te agrade. http://www.youtube.com/watch?v=1ogtLzpg6Ag Boa sorte! Sander

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 527

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.