Exportar Mesh 3D para o After Effects. Tem como?

Por: Leandro MV  

Em: 16/08/2010 17:32

Bom dia pessoal, eu e um colega aqui do trabalho estamos com uns problemas na alfândega. Ele precisa fazer uma animação no After de um foguete passeando por alguns planetas do sistema solar e chegando na Terra. Ele já preparou a cena com os planetas usando os recursos do AE (pra falar a verdade não manjo nada desse programa, estou contando pelo que vi o que ele já tinha pronto) e me perguntou se não dava pra modelar um foguetinho básico no 3D Max (um cilindro, uma ponta cônica e algumas "barbatanas" na base, bem cartum mesmo, ele tá começando a modelar agora no Max) e exportar essa malha pro After Effects, de modo que dê pra inserir esse sólido simples na cena e trabalhar livremente com ele, com as câmeras do AE reconhecendo o volume e iluminação, em resumo, de modo que não precise ser uma composição de um foguete pré-renderizado num layer à parte, que daí teria que sincronizar a animação nos dois programas e já ficaria um pouco mais complexo. Alguém sabe se tem como fazer? Existe algum formato, algum procedimento pra se usar, alguma maneira de transferir os materiais junto se possível? Tentei usar o Import no AE e ver se ele conseguia abrir arquivos .max ou .obj mas ele deu como formato não reconhecido. E pelo que sei o AE tem alguns recursos de câmeras, preparação de cenas e disposição de layers em ambientes 3D, não tem? Procurei na net por "3D Max export After Effects" e coisas semelhantes e vi tutoriais sobre composição usando elementos pré-renderizados e um vídeo tutorial explicando como utilizar um Plugin pago chamado Max2AE, o negócio parece fera, mas não teria uma solução assim... menos paga? Se alguém souber no mínimo de uma palavra-chave pra pesquisar no "Gugo" já seria de grande ajuda, blz? Com relação ao AE eu não sei nem por onde começar. Valeu desde já. P.S.: só pra complementar, o Max que temos disponível é o 2008 e o After é o CS3.
No after não dá. after é fraquinho. o nuke e o fusion importam 3D, mas não tem essa de material. O render tem que ser no 3D, vai usar os objetos no composer pra matte, pra botar algum efeito, essas coisas...
Fala Leandero, Bele ?? Então carinha, a questão de importar um arquivo 3D no After, até que rola, mas teria que ser um arquivo OBJ, mas teria outro problema a textura não acompanha o objeto. A melhor forma seria criar a cena em 3D, com a animação do foguete com fundo transparente e fazer a composição no After. Já no After você consegue capturar as mesmas posições da camera utilizada no 3DMax, para isso terá que exportar esta informação lá no 3DSMAX. Quando fizer a composição no After com as coordenadas da CAM do 3DSMax importada para a CAM do After, parecerá que foi gerado no próprio After, claro que utilizando das técnicas de controle de luz, hue/saturation, contraste, brilho, etc, sua animação ficará show de bola, pode acreditar. Poste mais detalhes de como será criado esta animação, quem sabe poderemos auxilia-lo nesta empreitada. Abs. Flávio Spina
Opa, valeu, cara. Na verdade não era um trabalho meu, era um trampo desse meu amigo, ele acabou dando um jeito e nem acabou usando o foguete na animação. É que eu sei que o cara vai precisar começar a mexer no 3D agora, ele tem um projeto de conclusão de curso onde ele vai modelar um carro, eu queria dar uma força pra ele não desanimar logo de cara. Mas até que ele se virou bem e renderizou um avião que ele achou pronto na Net pra usar como elemento de cena. De qualquer jeito, é bom saber o trajeto certo a se fazer da próxima vez que a gente tentar algo parecido. Na minha cabeça, seria o Max que teria que ter as câmeras adaptadas prá animação do After... Contramão total. Obrigado, Spina, e Valeu também, Gera, é bom saber as limitações pra não viajar demais logo no começo de um projeto assim.
rsss Gostei disso! "...o negócio parece fera, mas não teria uma solução assim... menos paga?" rss Muito bomm hehehe!!

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 528

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.