Renderizar em alta resolução

Por: Dagurasu  

Em: 17/08/2010 11:59

Uma duvida tb a respeito desse assunto. Eu vi em alguns sites q 1cm = 38 pixel (na verdade é 27 e uns quebrado) Entao se eu pego um A4 de 21,00 por 29,7... e fazer *38.. vou ter 798x1128... isso estaria em quantos DPI? essa regra e valida? Outra coisa, se for renderizar para um A0, vc fazem com 300dpi? seguindo essa base de calculo? na hora da conta vc levam em consideração que hj tem maquinas q conseguem ampliar sem distorce e tal? não posso contar com isso? abraços.
Outdoor, pelo q sei, imprime com 72 pixels...acho q vc precisa ver qual a qualidade de impressao que será utilizado. pode ser 150, 200, etc....depois faça o render com as definicoes necessarias utilizando o print size assistance. Abraço, Sander
Eu vejo que essa dúvida sobre resolução aparece seguidamente no fórum e eu postei algumas explicações em outro tópico. Se eu achar o link depois eu coloco aqui, mas tem também no site uma matéria do André com algumas dicas http://www.tresd1.com.br/artigos.php?t=15351 A resolução ideal vai depender do processo de impressão, da mídia (tipo de papel, lona, vinil, etc), da distância de observação, etc Mas pra ter uma base dá pra fazer o seguinte, tente descobrir a lineatura do processo de impressão da mídia e multiplique por 2 pra obter a resolução em dpi no tamanho real. Por exemplo, outdoor normal é impresso a 10 lpi (valor da lineatura da impressão), sendo necessário então 20 dpi. Se o outdoor tiver 9m x 3m podemos gerar uma imagem de mais ou menos 7080 x 2360 pixels. Pra impressões offset em geral a lineatura de impressão pra folders, lâminas, folhetos normais em couche, etc, varia de 133 a 175 lpi nas máquinas planas. * achei os links http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=66074 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=68518
valeu galera, me ajudo bastante aqui, mais afinal alguem sabe qual a maior resolução que um pc workstation consegui renderizar?
[email protected] http://lucas3dstudio.wix.com/lucas3dstudio
Cara, esse assunto e para deixar nos loco, com mais leio, mais na duvida eu fico, podia ter uma bendita norma de ABNT para esse tipo de coisa ehhehe.
Entao Mp, fiz uns teste aqui, me da uma ajuda para entender melhor como funciona. Fiz essa cena ai para testar os DPI. bom vamos la, Quando eu renderizo pelo Render Setup, a Imagem esta sendo renderizada com quantos DPI? pois quando eu vou salvar ela como tiff por exemplo. eu posso escolher o valor que eu quiser do DPI? Sempre q eu salvo como JPG ou PNG a imagem vai ter 72dpi? para salvar um PNG com 300 dpi, eu deveria renderizar ela bem maior para pode fazer conversao no PS? ou pela extenção PNG e JPG não irá fazer diferença? Quando salvo com Tiff, eu perco o Gamma 2.2 e o Alpha Channel Trasparente que tem no PNG, isso quando renderizo pelo botao do "print size assistant". isso do 1cm = 38pixel é realmente nulo? o certo e multiplicar por 300 (no caso o dpi q gostaria) e dividir por 2,54 (que é 1cm em polegada?) Desculpa ai por bater na mesma tecla, e q quero entender bem o assunto.
Vamos lá Mauricio3D, pelo que eu entendo é o seguinte, uma imagem gerada em pixels certo? E a resolução em dpi é a razão da concentração desses pixels em uma área. Então gerar uma imagem em alta ou baixa resolução depende do tamanho final da sua aplicação. Por exemplo, eu posso dizer que uma imagem gerada num render de 1000x640 pixels é alta resolução? A resposta pode ser sim, se for pra imprimir um crachá de 8x5cm, e pode ser não, se for pra imprimir um A4. Pra ajudar a solucionar a questão da resolução temos no 3DS Max o Print Size Assistant no menu Rendering, assim dizemos qual tamanho será usada a imagem e com quantos dpi, e ele diz o tamanho em pixels. A conta que ele faz é assim, pra uma imagem 20x10 cm em 300 dpi por exemplo, 20 x 300 / 2.54 = 2362 e 10 x 300 / 2,54 = 1181 então ele diz que precisamos renderizar com 2362x1181 pixels. Mas então como você faz se quando renderiza o software salva a imagem com 72 dpi? Na verdade o software salva com 72 dpi, assim como as câmeras digitais, por uma convenção, mas a imagem é gerada em pixels e salva em pixels e depois você vai poder usar na resolução que quiser, lógico que obtendo o tamanho final proporcional ao número de pixels originais da imagem. E não estou aqui considerando resample, resize, e interpolações da imagem, mas o uso dos pixels originais. Mas aí vem a pergunta, então porque tá escrito 72 dpi ali? Eu acho que é porque antes existiu um padrão de caracteres de tamanho fixo, aqueles formados por quadradinhos, que quanto eram impressos em alguma impressora da época se observava essa relação de 72 quadradinhos por polegada no papel, então 72 dots per inch, o tal dpi. Por isso se criou esse padrão que a imagem na tela era 72 dpi, e os softwares trouxeram esse padrão que na verdade é uma mera conveção. Então como eu ia dizendo, a sua imagem é gerada em pixels, e a quantidade de pixels não vai mudar mesmo o software salvando na tal convenção dos 72 dpi. O que acontece é que depois você pode formatar essa imagem, usando um software como o Photoshop você ao salvar pode dizer que a sua imagem vai agrupar os pixels em 300 dpi, e isso serve pra facilitar depois pra quem vai usar a imagen num Illustrator ou Corel, pois vai importar a imagem já no tamanho 1 pra 1. Se você usar uma imagem jpg que na hora de salvar aparece 72 dpi, e jogar direto no Corel , vai ver que ela vem maior do que o tamanho que você vai imprimir em 300 dpi, mas ao diminuir o tamanho da imagem a resolução vai alterando, pois o Corel mostra a relação da concentração de pixels com o tamanho do papel, que é a resolução em dpi. No entanto o uso do Photoshop é útil também pra fazer ajustes necessários e também se for o caso, a conversão da imagem pra cmyk. Ao usar o Print Size Wizard, defina o tamanho e resolução da imagem e clique em Render Setup para poder usar o Render Output com menu mais completo e salvar o tif na resolução certa, com o gamma e o canal alpha.
Mp, muito boa sua explicação, se podia fazer um PDF de 15 paginas falando disso eheheheh Obrigado ai pela atenção. So me resto uma duvida, o Max vai renderizar o DPI de acordo com oque está setado no Print Size Assistant, tipo, eu coloco la 800x600 com 300dpi, ou 800x600 com 72dpi, isso tb vai mudar meu tempo de render? ou ela apenas vai fazer os calculos e o DPI a ser salvo eu escolho na hora de salvar a imagem? Obrigado novamente.
O que interessa pro render é o número de pixels. A sua imagem de 800x600 tem cerca de 0,5 megapixel, e esse meio megapixel vai ser o trabalho do render. O valor de dpi se refere a como vai ser interpretada a concentração desses pixels na hora de reproduzir a imagem. Vamos fazer uma analogia, a sua imagem 800x600 = 1 pacote de kisuco o seu 300 dpi é um copo (alta concentração de kisuco) o seu 72 dpi é um balde (baixa concentração de kisuco) O seu pacote de kisuco é o mesmo, independente de como você use depois, fazendo ele num copo e deixando bem forte, ou fazendo ele num balde e deixando fraquinho.
Aonde eu configuro esse Kisuco? ele vai inteferir no DPi? zueira ehhe! Essa parte eu ja havia entendido, mais agrade novamente por outra explicação, minha duvida fica apena no oq o Max esta renderizando, se eu mudar no Assit, ele vai inteferir no tempo de render e qualidade? pelo visto oq faz diferença q vc cito e o megapixel. Mais ja esta bem mais claro obrigado.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 525

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.