Vamos lá Mauricio3D, pelo que eu entendo é o seguinte, uma imagem gerada em pixels certo? E a resolução em dpi é a razão da concentração desses pixels em uma área. Então gerar uma imagem em alta ou baixa resolução depende do tamanho final da sua aplicação.
Por exemplo, eu posso dizer que uma imagem gerada num render de 1000x640 pixels é alta resolução? A resposta pode ser sim, se for pra imprimir um crachá de 8x5cm, e pode ser não, se for pra imprimir um A4.
Pra ajudar a solucionar a questão da resolução temos no 3DS Max o Print Size Assistant no menu Rendering, assim dizemos qual tamanho será usada a imagem e com quantos dpi, e ele diz o tamanho em pixels. A conta que ele faz é assim, pra uma imagem 20x10 cm em 300 dpi por exemplo, 20 x 300 / 2.54 = 2362 e 10 x 300 / 2,54 = 1181 então ele diz que precisamos renderizar com 2362x1181 pixels.
Mas então como você faz se quando renderiza o software salva a imagem com 72 dpi? Na verdade o software salva com 72 dpi, assim como as câmeras digitais, por uma convenção, mas a imagem é gerada em pixels e salva em pixels e depois você vai poder usar na resolução que quiser, lógico que obtendo o tamanho final proporcional ao número de pixels originais da imagem. E não estou aqui considerando resample, resize, e interpolações da imagem, mas o uso dos pixels originais.
Mas aí vem a pergunta, então porque tá escrito 72 dpi ali? Eu acho que é porque antes existiu um padrão de caracteres de tamanho fixo, aqueles formados por quadradinhos, que quanto eram impressos em alguma impressora da época se observava essa relação de 72 quadradinhos por polegada no papel, então 72 dots per inch, o tal dpi. Por isso se criou esse padrão que a imagem na tela era 72 dpi, e os softwares trouxeram esse padrão que na verdade é uma mera conveção.
Então como eu ia dizendo, a sua imagem é gerada em pixels, e a quantidade de pixels não vai mudar mesmo o software salvando na tal convenção dos 72 dpi. O que acontece é que depois você pode formatar essa imagem, usando um software como o Photoshop você ao salvar pode dizer que a sua imagem vai agrupar os pixels em 300 dpi, e isso serve pra facilitar depois pra quem vai usar a imagen num Illustrator ou Corel, pois vai importar a imagem já no tamanho 1 pra 1.
Se você usar uma imagem jpg que na hora de salvar aparece 72 dpi, e jogar direto no Corel , vai ver que ela vem maior do que o tamanho que você vai imprimir em 300 dpi, mas ao diminuir o tamanho da imagem a resolução vai alterando, pois o Corel mostra a relação da concentração de pixels com o tamanho do papel, que é a resolução em dpi.
No entanto o uso do Photoshop é útil também pra fazer ajustes necessários e também se for o caso, a conversão da imagem pra cmyk.
Ao usar o Print Size Wizard, defina o tamanho e resolução da imagem e clique em Render Setup para poder usar o Render Output com menu mais completo e salvar o tif na resolução certa, com o gamma e o canal alpha.