tutoriais sobre o arch & design

Por: deltanusigma  

Em: 25/08/2010 21:58

noventa e tres paginas de estudo sobre mental ray e praticamente nada sobre o arch & design. chega a ser um acinte. o que este pessoal esta estudando ao não considerar o melhor shader do mental ray para criar visualuzações arquitetonicas. minha pergunta é muito direta: onde acho tutoriais sobre como criar materiais com esse shader fantastico na net. por favor não me indiique o artigo do grassiano pois ele mostra os compoentnes do shader não como criar materais com ele obrigtado a todos desde jpa deltanusigma
O tutorial do Grassiano é ótimo, mas faça o seguinte...entre no help do max e digite na pesquisa arch&design...pronto! Eu fiz isso e vi que lá mostra tudo...agora, vai precisar ler em inglês...como a maioria das coisas interessantes. Abraço, Sander
Movido de Colaborações e Grupos de Estudo.
obrigado, deste material eu já sabia. queria uma coisa mais na forma de tutorial e não que descrevesse parametros e mais parametros porque inclusive o material sugerido não fornece as cenas ou as taçãs para estudo. me desculpe se estou exigindo muito mas sou iniciante mas sei que dependendo das caractericsticas ca cena como iluminicação posicção da camera e etc os resultados seram muito differentes do mostrado no material sugerido. mas parrece cque vou ter de me conformar comele obrigado novamente deltanusigma
Aqui tem alguma coisa nesse links mais o melhor mesmo é o help e ir testando e aqui no site tem 100 materias prontos para o mentalray pode baixar e estudar a setagem deles http://www.tresd1.com.br/texturas.php?t=43005 Materias Arch&Design http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53155 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=31437 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=39276 http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=53867
Obrigado vou baixar os materiais e estudar a setagem e o help tambem já que confome disse é o melhor que existe deltanusigma
O melhor mesmo é vc entender o conceito dos shaders, sabendo isso vc vai conseguir criar qualquer material, pq encontrar um tutorial pra cada material que existe no mundo, acho um pouco dificil, hehehe
Seja a mudança que quer ver no mundo.
Olha, o que eu sugiro é, primeiro de tudo, vc mudar o sistema de medidas do Max para metric (vai em Customize, Units Setup, põe em metric, especifica centimeters mesmo). Aí vc pega faz uma forma com bastante variedade de volume, tipo um Teapot, e aplica um material Arch&Design nele. Coloca mais umas formas qualquer em volta do Teapot, uma atrás dele, enfim, crie alguns objetos pra vc poder visualizar a reflexão e a refração do Arch&Design. Pode até colocar um plane com uma textura xadrez atrás dele pra ver melhor os efeitos. Põe a cor do environment (em Rendering > Environment & Effects) em branco, e vai brincando com os parâmetros do material, vai renderizando e verificando o resultado. Uma coisa que irrita às vezes nesse material é que tem mudanças e efeitos que vc só vai perceber no material aplicado, então não confie naquela imagem da bolinha com a amostra do material no material editor. São coisas como refrações e reflexão borrada (que vc ajusta em glossiness), o resultado do interpolate do glossiness (ele dá uma suavizada na granulação da refração e reflexão borrada e tb deixa o render mais rápido), efeitos especiais como o Round Corners (esse vc vai ter que aplicar num box pra ver como funciona, ele deixa as edges do objeto chanfradas), etc. Quando eu aprendi a não confiar na prévia da janela do Material Editor foi quando eu comecei a entender não só o Arch& Design, mas o Mental Ray inteiro. O negócio de colocar as unidades em Metric é pra facilitar pra vc ver os efeitos de recursos como o Color at Max Distance no Advanced Rendering Options. Ali vc tem que especificar algumas medidas e fica mais fácil ver os resultados em Metric (pelo menos eu só comecei a ver os resultados quando comecei a usar unidades métricas) Só uma dica: Sempre mude o sistema de medidas ANTES de colocar qualquer objeto na cena, não depois. Sempre que mudei depois tive problemas com as faces dos objetos que tavam na cena, ficam aparecendo umas sujeiras no render estranhas que não saem nem se vc mudar o sistema de medidas de volta. Voltando ao Color at Max distance, faça uma experiência: 1-Crie um teapot de uns 25 cm de raio, aplique um material Arch&Design nele. 2-Faça um "chão" pra ele ficar em cima . Pode aplicar um material com um mapa checker no diffuse nesse plane. 3-No material A&D do teapot, deixe ele com transparency=1 e diffuse level=0. Coloque uma cor marrom na cor de Refraction. Renderize na vista perspective. Vc vai ver provavelmente um teapot com um material marrom-transparente escuríssimo, com talvez uns reflexos amarelos no meio, que é o reflexo do material na face oposta do teapot. Crie um clone da janela desse render no botão Clone Rendered Frame Window (uma figura de dois homenzinhos um ao lado do outro, ao lado do botão pra salvar a imagem renderizada). 4-Volte ao material Arch&Design, clique com o bot.dir. do mouse na cor marrom e copie-a. Volte a cor de Refraction para branco. 5-Procure a aba Advanced Rendering Options e o quadro Refraction dessa aba. Tem uma caixinha com Max Distance escrito, habilite-a. Vai aparecer outra caixinha escrito Color at Max Distance, habilite essa tb. Cole a cor marrom na caixa de cor. O Max Distance vai estar em zero, se vc renderizar não vai acontecer nada, o teapot vai estar transparente totalmente. Se vc aumentar só um pouquinho (0,025cm) e renderizar, o teapot vai estar quase preto, não dá pra enxergar nada através dele. 5-Ponha uns 15 cm em Max Distance, e renderize de novo. Vc vai ver que a cor na asa do teapot e no bico vai estar um amarelo escuro, e dá pra ver o que está por trás dessas partes na refração. O centro do Teapot ainda está escuro. Mude o Max Distance pra uns 35 cm e renderize de novo. Vc vai perceber que quanto maior for a espessura do objeto, mais escuro o material vai se mostrar e vice-versa. Esse é um vidro com coloração real, vc consegue ver o volume do objeto através da cor. Abra de novo a janela do outro render, com o marrom sem o Max Distance, e compare. Vc vê que mesmo as partes mais finas, como o bico e a asa do Teapot, estão da mesma "densidade", digamos assim, que o centro do teapot, dando uma aparência falsa no material transparente. Vá experimentando outras cores e outros valores pro Max distance. Quanto maior o valor, mais claro o material ficará nas partes mais espessas. Isso tb acontece para quanto mais clara for a cor. Algumas cores, como azuis meio arroxeados, podem ficar azul-escuros nas partes espessas e violeta nas partes mais finas. O Max Distance do Reflection funciona de modo meio parecido. Use um material Arch& design com preset Chrome. Renderize o Teapot. Se vc fez um plane com diffuse xadrez pra usar como chão, vc provavelmente tá vendo o reflexo do chão em volta do teapot. Se vc for no Advanced Rendering Options e habilitar o Max Distance do reflection, quando renderizar vc não vai ver nada refletido. Agora aumente o valor pra uns 145 cm e renderize de novo. Vc vai ver que só aparece no reflexo as partes do chão que estão bem próximas. Se vc mudar a cor em Fade to end color, o resto do reflexo (o que estiver mais distante) vai aparecer nessa cor. Se vc ficar experimentando desse jeito, vai conseguir entender melhor o material. Mas o principal é não confiar na prévia do editor de materiais.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 529

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.