como segurar a malha quando aplico o turbosmooth ??

Por: Cypriano  

Em: 26/08/2010 09:49

Ei pessoal estou aqui pra tentar tirar uma duvida q tenho a algum tempo. Modelando esse tubo de um caminhao de guerra, me deparei com o problema novamente. Fiz um extrude em uma das partes do tubo, mais nao sei como ''segurar'' a malha quando aplico o turbosmooth. As bordas encurvam. Eu gostaria de saber como faco pra ela ficar retangular, mais suave, o retangular como o da primeira imagem, mais com a suavidade do turbosmooth. Eu apliquei o smothing groups em algumas partes e ate melhorou, mais as bordas continuaram a curvar. Ou seja como eu seguro a malha, pra ela nao encurvar ???? segue abaixo ai 2 imagens a 1° com o extrude, e a 2° com o turbosmooth e o que acontece com a malha se puderem me ajudar vou agradecer bastantee vlww
Cara, seleciona as edges que formam o contorno desse retangulo e da um chanfer nelas, um valor pequeno....
Vc precisa adicionar loops nos cantos pra segurar a malha, cada canto precisa ter um loop de cada lado, fiz uns rabiscos por cima da tua imagem, veja se consegue entender. Se tiver no max 2010 ou 2011, a melhor forma de fazer esses loops é com a ferramenta swift loop, que fica na barra do graphite modeling tools, aba edit, é só passar o mouse em cima e clicar pra adicionar os loops que vc precisa.
Isso aí vc pode fazer com grupos de suavização...vou tentar explicar com umas imagens...vou fazer e já posto pra vc Abraço, Sander
Veja as imagens que mostram exatamente como isso funciona. Qdo for usar o smoothinggroups, antes de mais nada, seleciona todo o elemento e clica no botão clear all, depois vc vai selecionando os polígonos que deseja que sejam suavizados de forma separada e vai dando grupos a eles...como nas imagens. Espero q seja útil pra vc! Abraço, Sander
Olá pessoal da 3d1... bom dia a todos!! :) Cypriano: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre o seu comentário, vc pode fazer de diversas formas, realmente os nossos amigos e colaboradores te explicaram muito bem, Parabéns. A explicação do nosso amigo e colaborador "sanderpalma" foi ótima, gerar grupos de suavização na malha 3d é uma boa opção, porém a que é mais rápida e pragmática e vc consegue um ótimo resultado é a opção do nosso amigo e colaborador "Fla3DMadness". Realmente se vc acessar a aba graphite modeling tools, que vêm a partir do 3ds Max 2010, na aba Edit, é só passar o mouse em cima e clicar pra adicionar os loops que vc precisa, porque a malha tem que estar toda fluida, com as edges loops, porque se não na hora de vc animar o seu carro, vc não irá conseguir, ok?? Usando a ferramenta "swift loop" vc tem muito mais liberdade e é bem mais rápido de gerar as edges do que nas outras opções. Lembrando que no Maya já tem essa opção há muito tempo de seleção "inteligente" de edges sem tem que ficar clicando em uma por uma. Um grande abraço Cypriano e seja mais uma vez bem vindo a 3d1. Sucesso!! ___________________________ [i:db61351ec8]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:db61351ec8]
pessoal vou testar aqui muito obrigado ate agora, o sanderparma mandou exatamente o que eu queria vou fazer o teste aqui abracos e posto em seguida
Entao galera ate agora eu testei a primeira opcao e ainda sim tive problemas na malha olha so o que aconteceu, testei o graphitte com os loops me digam se eu estou fazendo algo errado rsrsrs
a malha segurou bem mais ela gerou linhas externas
Ae Cypriano blz?? e pq vc foi "alem do que devia" cara... O chamfer vc deve dar somente na borda da extrusão, provavelmente vai formar alguns triangulos nas extremidades, vc vai dar um weld neles.. Não vai segurar a malha totalmente ainda, para isso vc vai adicionar outras edges para fazer a "contensão"..Espero que tenha intendido cara!! Caso tenha algum problema me add no M S N se quiser [email protected] abraços
"O Senhor é meu pastor, nada me faltará" http://twitter.com/juniorpereira19#

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 608

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.