bem, faz sentido...eu trabalho com 4 maquinas onde eu trabalho e renderizo em rede e uma como servidor de arquivos e de render, nela eu gravo tudo, todos modelos, texturas, salvo os trabalhos, imagens renderizadas e etc...as 4 workstation são 4 quadcore Q9550, todas com overclock para rodar a 4GZ com 8GB de ram 1066 ddr2 todos com raid0...o servidor é um Athlonx2 com 4 gb de ram, e 3 HDs, uma para o sistema, outro para as bibliotecas de modelos e texturas, e outro para salvar os trabalhos...
Eu tive muito problemas no inicio...mais resolveu quando eu pus o Windows Server 2008 R2 no servidor, configurei a rede por dominio, fechei a rede, não tem internet na rede...e nas workstations windows7 com um puta pente fino para otimizar serviços e todas as besteiras inuteis que tem nele, mais depois de configurado e uma beleza...
Eu uso o Vray e MR, mais com mais frequencia o MR...e parou de dar problemas, porém todas as instalações do max tem que ser indenticas, se vc instalar um pligin e um, tem que instalar em todos e o ideal e mapear os drivers de rede nas workstations e mudar o proprietario dos drivers para a conta de usuario que vc usa senão fica dando erro nos render por problemas de compartilhamento...