3D Max 2009 Dúvida: Refletindo Glow/Glare

Por: Juarez Menegassi  

Em: 31/08/2010 21:24

Oi pessoal, saudações. Sou Juarez Menegassi, humilde novato nesse fórum, mas já conheço - e admiro - o 3D1 há anos. Só agora que consegui estudar 3D mais a fundo e, é com a corda toda que venho expor uma grande dúvida que tenho. Estou criando um robô. Todos os materiais dele têm algum tipo de reflexão. São metais feitos com Arch&Design. Outro material, indicativo da energia do robô, tem um shader architecture para iluminar e ser refletido pelo metal. Beleza, eu consigo fazer ele iluminar e coloquei um glare no camera effects do mental ray para ter o glow. A grande questão que me consumiu o dia todo em testes e pesquisas (sem sucesso, obviamente), é que eu não consigo fazer o material de metal refletir o glare. Testei numa cena menor com elementos primitivos e consegui. Pensei que se aumentasse o Luminescense, conseguiria no meu robô, mas não deu. Em anexo segue um teste de render que mostra o reflexo sem o glow em um objeto muito próximo da onde está sendo emitida a luz. Aguardo sinceramente alguma ajuda, por menor que seja. Forte abraço! Juarez Menegassi
O glare identifica a intensidade do pixel para aplicar o glow. Clica com o botão direito em cima da imagem no frame buffer que aparece a intensidade do pixel. O glare só vai aparecer nos lugares que o pixel tiver intensidade 1 ou maior. Quanto maior a intensidade maior será o glow. Muda para 32 bit float point na aba renderer para ver os pixels com intensidade maiores que 1. Se não apareceu o glow no reflexo é pq o reflexo está fraco ou a intensidade do material iluminado está fraca. Aumenta a intensidade que aparece.
Oi Fernando. Muito obrigado por responder. Primeiramente eu queria diz\r que fucei, pesquisei, mas não soube direito o que era o tal frame buffer. Até coloquei lá o 32, mas não fez diferença a princípio. Eu aumentei o reflexo e mostrou bem pouco, mas o metal ficou quase cromado. Como é o meu primeiro modelo, estou deixando melhor possível. Mas para o próximo terei de achar uma forma do glare ser melhor ajustável na cena. Te convido a ir no meu Flicker ver alguns renders. Seria muito legal cara! http://www.flickr.com/photos/30642827@N03/?saved=1 Te agradeço e espero que possa lhe ser útil também. Abraço, Juarez Menegassi
www.juarezmenegassi.com @juarezmenegassi
O frame buffer é aquela janela que aparece a imagem sendo renderizada. Clica com o botão direito em cima da área auto-iluminada e olha a intensidade do pixel na parte do real pixel. Até 0.99 não tem brilho e não cria o glare, com 1 ou mais cria o glare, mas com 1 é bem fraco. Quanto mais forte for a intensidade do pixel, mais forte é o glare. Na imagem com 16 bit o pixel só vai de 0 a 1, com 32 bit vai de 0 a infinito. Em vez de aumentar o reflexo, aumenta o glow do brilho que o glare fica mais forte.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 580

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.