é possivel instalar shader?

Por: Diego Santos  

Em: 10/09/2010 17:51

Desculpa a pergunta pessoal, estou fazendo o curso do mental ray aqui da 3d1 e estou com problemas, o shader Dielectric não aparece no 3DS max 2011, muitos recomendaram q eu utilizasse o arch & design , o problema é que o shader Dielectric é adicionado na parte do mental ray conection e surface e outros, resumindo o resultado q eu consigo eh totalmente diferente, e houve casos q nem consegui fazer ah aula, eh possivel eu instalar esse shader? se for possivel alguem pode fazer um tutorial explicando como se faz? Obrigado e desculpem minha ignorancia...
www.diegoss.carbonmade.com
talvez vc esteja usando um slot de conexão que o dieletric não esteja disponivel...geralmente ele aparece nos slots surface e fotons
Olha esse tópico http://www.tresd1.com.br/viewtopic.php?t=67197 acho que a solução é a mesma Abraços
nakan14 infelizmente não tem nos slots surface e nem nos photons, falam q foi trocado para o arch&design, mas nas configurações de outros materias eh q usam o shader Dielectric dentro de surface, resumindo muitas das aulas e tutoriais q se encontram por ai eu não consigo fazer, estou bem limitado nesse ponto.
Se o menu Mental Ray Connection não aparecer no final dos menus do Arch&Design, você deve habilitar o Mental Ray Extensions no Customize>Preferences>Mental Ray.
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) Diego Santos: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta, eu ainda não uso o 3ds Max 2011, ainda estou no 3ds Max 2010- 64 bits e só mudo para o 3ds Max 2011 no ano de 2011. Nunca gosto de usar uma versão do 3ds Max mais atual de todas, é sempre dor de cabeça mudar repentinamente para uma versão mais nova assim que a Autodesk gera a atualização da suíte 3d, porque sem hotfix e sem service packs, é só dor de cabeça para gente. É ruim vc depender de ferramentas importantes que tinha em outras versões (anteriores) e de repente, na versão nova do 3ds Max 2011, a Autodesk bloqueia shaders que eram desbloqueador em versões anteriores. Isso para mim é uma palhaçada da Autodesk e não entendo de forma alguma porque bloqueiam shader importantes em versões novas e são desbloqueados em versões mais antigas?? :? sinceramente não dá para entender. Se vc usa o 3ds Max 2011 é capaz do shader dieletric está bloqueado. Não é difícil desbloquear os shaders, mas é bom tomar cuidado, pois um erro na edição do arquivo pode "estragar" o Mental Ray. Para desbloquear qualquer shader do 3ds Max acesse a pasta 3dsmax/mentalray/shaders_standard/include e procure pela livraria do shader dieletric. Se não me engano, acho que deve estar na livraria Physics.mi ou na livraria Physics_phen.mi, ok?? Dê dois cliques sobre o arquivo da livraria correspondente do shader Dieletric, ou clique com o botão direito do Mouse e escolha “Abrir com”, selecione o bloco de notas na lista de programas para abrir este arquivo, pois é um arquivo de texto normal, mas com a extensão MI. Tecle CTRL+F para abrir a caixa de pesquisa, assim, fica mais fácil encontrar o grupo do Dieletric, já que tem vários Shaders especificados neste arquivo. Digite "Dieletric" no campo da caixa de pesquisa e tecle Enter, assim, vai direto para o código do Dieletric. Por padrão vem com a TAG “hidden” no cabeçalho, impedindo que o Dieletric apareça no Material/Map Browser para você usar. Portanto, basta apagar a TAG “hidden”, junto com as aspas e também a vírgula que separa este comando do anterior, pois se deixar a vírgula vai dar erro. É extremamente prudente tirar uma cópia deste arquivo antes de editar, pois caso cometa algum erro, poderá substituir pelo arquivo original. Ou então ao invés de deletar ou apagar a palavra "hidden" junto com a vírgula, vc também pode adicionar o código # antes da palavra "hidden". Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e boa sorte. __________________________ [i:1f6fe62b91]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:1f6fe62b91]
Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :) A título de curiosidade de todos, o shader dieletric é um shader importantíssimo, não só no 3ds Max como em qualquer outra plataforma suíte 3d, sem ele, a cena perde bastante em termos de realismo. O shader dieletric é um shader físico usado pelas suítes 3d - LightWave, 3ds Max, Maya e outras que usam renderização no Mental Ray. É baseado em um modelo dielétrico da física, que descreve como se comportar dentro de materiais com campos electromagnéticos. O shader dieletric é capaz de processar de forma realista o comportamento dos raios de luz que passa através de materiais com diferentes índices de refração, bem como a atenuação do raio que passa através de um material. O shader utiliza equações de Fresnel para simular a reflectância e transmitância da luz que passa através da interface dielétrica, bem como usando a lei de Snell- Descartes para determinar o ângulo de refração. Além disso, a lei de Beer é usada para determinar a absorção de raios passando por materiais dielétricos. Dois tipos de interfaces dielétricas são suportados: * Com dielétrico de ar entre um material dielétrico e pelo ar. * Dielétrico-dielétrico entre os dois materiais dielétricos. Espero ter ajudado de alguma forma. Abraços e boa sorte a todos!! __________________________ [i:9efc0b8359]"FORÇA & CORAGEM SEMPRE"...[/i:9efc0b8359]
Danilo suas postagens são uma aula! muito bom kara
Para destravar o Shader va na pasta "C:\Program Files\Autodesk\3ds Max 2011\mentalimages\shaders_standard\mentalray\include" e copie o arquivo "base_max" para outro local (motivo o windows nao acita salvar o arquivo dentro da pasta do max) abra ele e edite como na imagem adicionando o simbolo "#" na frente de hidden e salve o arquivo depois cole novamnete na pasta original sobrescrevendo o arquivo e inicie o max que o Shader Dieletric vai aprecer na lista de Shader no Mentalray, fiz aqui e deu certo e acredito que ai tbm vai dar e isso vale para os demais Shader que estam escondidos Abraços
Danilo e Juliano, mto obrigado mesmo, vou tentar aqui e depois posto o resultado, realmente sem o dielectric muita coisa deu errado nos textes q fiz, e Danilo pode deixar q vou estar sempre aqui na 3d1 q concerteza é o melhor site de 3d1 do Brasil, aqui ah galera ajuda com mta vontade e dedicação, obrigado ah todos e um grande abraço.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 712

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.