Olá pessoal da 3d1... boa noite a todos!! :)
Diego Santos: ai cara!! tudo bem?? SEJA BEM VINDO A FAMÍLIA 3D1, ESPERO QUE PARTICIPE BASTANTE CONOSCO E QUE GOSTE MUITO!! ;) sobre a sua pergunta, eu ainda não uso o 3ds Max 2011, ainda estou no 3ds Max 2010- 64 bits e só mudo para o 3ds Max 2011 no ano de 2011.
Nunca gosto de usar uma versão do 3ds Max mais atual de todas, é sempre dor de cabeça mudar repentinamente para uma versão mais nova assim que a Autodesk gera a atualização da suíte 3d, porque sem hotfix e sem service packs, é só dor de cabeça para gente.
É ruim vc depender de ferramentas importantes que tinha em outras versões (anteriores) e de repente, na versão nova do 3ds Max 2011, a Autodesk bloqueia shaders que eram desbloqueador em versões anteriores.
Isso para mim é uma palhaçada da Autodesk e não entendo de forma alguma porque bloqueiam shader importantes em versões novas e são desbloqueados em versões mais antigas?? :? sinceramente não dá para entender.
Se vc usa o 3ds Max 2011 é capaz do shader dieletric está bloqueado. Não é difícil desbloquear os shaders, mas é bom tomar cuidado, pois um erro na edição do arquivo pode "estragar" o Mental Ray.
Para desbloquear qualquer shader do 3ds Max acesse a pasta 3dsmax/mentalray/shaders_standard/include e procure pela livraria do shader dieletric. Se não me engano, acho que deve estar na livraria Physics.mi ou na livraria Physics_phen.mi, ok??
Dê dois cliques sobre o arquivo da livraria correspondente do shader Dieletric, ou clique com o botão direito do Mouse e escolha “Abrir com”, selecione o bloco de notas na lista de programas para abrir este arquivo, pois é um arquivo de texto normal, mas com a extensão MI.
Tecle CTRL+F para abrir a caixa de pesquisa, assim, fica mais fácil encontrar o grupo do Dieletric, já que tem vários Shaders especificados neste arquivo.
Digite "Dieletric" no campo da caixa de pesquisa e tecle Enter, assim, vai direto para o código do Dieletric.
Por padrão vem com a TAG “hidden” no cabeçalho, impedindo que o Dieletric apareça no Material/Map Browser para você usar.
Portanto, basta apagar a TAG “hidden”, junto com as aspas e também a vírgula que separa este comando do anterior, pois se deixar a vírgula vai dar erro.
É extremamente prudente tirar uma cópia deste arquivo antes de editar, pois caso cometa algum erro, poderá substituir pelo arquivo original.
Ou então ao invés de deletar ou apagar a palavra "hidden" junto com a vírgula, vc também pode adicionar o código # antes da palavra "hidden".
Espero ter ajudado de alguma forma.
Abraços e boa sorte.