Material Multi-sub

Por: SERPA  

Em: 13/09/2010 12:57

Pessoal, Eu já dei uma pesquisada sobre a explicação do material multi-sub, e já entendi como ele funciona para texturas comuns (sem necesidade de coordenadas de mapeamento), porém o que eu pretendo fazer é um hexágono onde em cadaface dele será aplicada uma foto. Como devo proceder? obrigado
Olá Serpa, Existe uma forma bem prática para se aplicar materiais sobre uma face. Depois de carregar as imagens nos "Slots" de Materiais, você pode aplicar cada "Slot" separadamente em cada face do seu modelo, que neste caso é um hexágono. Lembre-se de selecionar a face antes de atribuir o material, faça isso em cada face de seu hexágono. Abs. Flávio Spina
Se for um hexágono simples, abre a malha com o unwrap e pinta no PS, acho que é até mais fácil...
O multi-sub precisa de mapeamento sim. Qualquer textura bitmap precisa de mapeamento. O hexágono tem 6 faces, cria 6 materiais, seleciona uma face e aplica o material correspondente, ainda com a face selecionada aplica o uvwmap para mapear e por último collapsa. Segue os mesmos passos para as outras faces.
Não precisa ser unwrap nesse caso.. pode ser com o uvw mesmo.... aplica um ID diferente p/ cada face .. um exagono imagino que sejam 8 (6 laterais, topo e fundo) ... vc vai er ID de 1 a 8 .... seleciona o ID 1, aplica o modificador Uvw Mapping (com o poligono selecionado) (pode ser planar mesmo). aplica um modificador Poly Select e seleciona o ID 2 Aplica outro uvw mapping planar aplica outro modificador poly select e seleciona o ID 3 aplica outro uvw mapping planar ... faz isso até ter mapeado as 8 faces com o uvw mapping. abre o material editor, clica em um slot e aplica um material mult/Sub Object. Define o nro de materiais p/ 8 (1 p/ cada ID que vc criou) agora é só aplicar o material em cada item do mult/sub e pronto... está feito. abraço.
Obrigado a todos pela ajuda, agora já estou conseguindo me entender com o multi-sub. A melhor coisa que fiz foi entrar neste forum, as pessoas são sempre muito atenciosas. Eu já postei 3 dúvidas e TODAS foram respondidas praticamente no mesmo dia. Valeu mesmo galera. Espero poder também contribuir com alguma coisa.

Faça o login para poder comentar

Informações da Comunidade

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 717353.

Total de membros registrados: 143145

Últimos membros registrados: VigorPeakKapseln565, Robohnson, layfnl2003, PuriBreez345, dasfsfasdfs, zanfabh, TestolibCapsules35, TestolibKapslar3455.

Usuário(s) on-line na última hora: 681

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2026. Todos direitos reservados.