Cursos e Bibliotecas Ver Mais

Galeria 3D1 Ver Mais

thilima3d   Brasil - AC
clebercmds   Timbó - SC - SC
Bona Studio 3D   Jaraguá do Sul/SC - Brazil - SC
Weverson M   Guarapari - ES
DavidToledo   Rio de Janeiro - AC

Portfólios Ver Mais

Ruben   Santa Isabel - SP
Leo Mattos   Rio deJaneiro - RJ
pamps   sbc - SP

ERRO FATAL, no mental ray

Por: anderson leonel  

Em: 02/08/2004 12:29

Estou tentando renderizar o navio pro contest.....o problema é que da uma mensagem de erro do mental ray.....o erro é.. (MEM 0.4 031005: cannot free memory) Seria o caso de aumentar a memoria do computador......tenho 512...barramento 256.... falouuuuuu !!!!
Oi Anderson, tudo bem? Eu ainda estou pegando as manhas do MR do Max 6 e ainda não consegui fazer ele dar muitos paus, não tinha visto essa mensagem ainda, é bem estranha mesmo, tudo bem que 512 MB é o mínimo aceitável para rodar o Max 6 com o Mental Ray de acordo com a Discreet, mas não achei que chegaria ao ponto de dar erro de memória numa cena normal. Que configurações está usando, que luzes, que configuração de Samples, de FG, de Photons, quantos Photons está emitindo, que materiais está usando. Passa uns dados mais detalhados da cena para gente dar uma olhada. Abraços
caramba, 512!nem cogitar eu usar o max6, tenho 64........ tem uma coisa, estes seus 512 são brutos, ja que o windows e aplicativos, tambem usam memoria.....
P2 350mhz 196mb video onboad 8mb http://andreisperid.vila.bol.com.br
reinstala o 3d studio, eu faço isso todo dia, eh uma porcaria :D :00:
www.greenlamp3d.com
bom, tb pode ser que vc esteja com pouca memoria virtual, quanto espaço livre tem seu hd??? porque se tiver muito pouco, e dependendo da configuração que vc usou no mental ray, nem a memoria virtual pode estar sendo suficiente para o calculo. faz o seguinte, qdo der a mensagem de erro, da ctrl alt del e ve como está o uso da memoria, tanto fisica como virtual. Falou!!!
http://www.aabbgraphics.blogspot.com
Videotutoriais e artigos
VALEU GENTE PELAS RESPOSTAS..... Entao.......eu cheguei a entrar nas configurações do windows e aumentar a memoria virtual......mas nem assim vai.......tentei mecher nas configurações do mental ray......... Baixei o numero de photons emitidos.......coloquei pela metade quase todos os itens dele na parte de iluminação global.......o mesmo no fg.....so nao mexi ali em baixo no "global lights properties"......tentei baixar o tamanho da imagem para 800x600 no render.......e pra meu desespero nada...... Acredito que a chave ta em que o modelo ta enorme....ta com mai de um milhão e 1/2 de faces........embora eu tenha aplicado o optimize em quase tudo....... :o
ha meu computador tem 80 giga......60 livre...... acho que é só pondo mais memoria mesmo...... tem agum jeito de diminuir o numero de faces alem do "optimize"? pois acho na minha ignorancia aqui que esse é o problema..... otem consegui um render decente mais foi com sky light.... se aguem tiver uma luz no fim do tunel agradeço......... valeeeeeuuuuuu!!! :o
o multires é semelhante ao optimize, tenta ae.....
Oi Anderson, tudo bem? Não se desespere, tem jeito para tudo, até para morte, é só clonar :) :) Então, o problema é falta de RAM mesmo, porque 1.5 milhão de faces 3D, com GI em tudo, puta vida, precisa de memória pacas, pode ter 1 TB de memória virtual que não vai adiantar nada, tem coisas que é só na RAM mesmo, tem coisas que se faltar RAM ele ainda simula na HD, e tem coisas que é só na HD, então precisa de um equilíbrio entre tudo para poder ir bem, o limite realmente é a máquina, pra valer normalmente usam diversos computadores em rede no render. Mas tem coisas que pode tentar antes de começar tirar objetos e efeitos da cena. A primeira coisa é só habilitar GI para o que realmente interessa, dá uma lida no tutorial de Mental Ray que tem na seção Tutoriais de Plugins do 3DS Max na Três D1, não é tudo que precisa gerar GI, apenas os objetos principais, o que é pequeno e não aparece muito não precisa, os objetos de detalhes não precisam gerar GI, apenas receber, você habilita isso clicando com o botão direito sobre o objeto, escolhendo Properties e acessando a ficha Mental Ray. A outra coisa é diminuir as faces dos objetos distantes, pequenos e que aparecem pouco, pode usar o MultiRes que é muito bom, pode deixar o objeto bem simples porque se é pequeno e não aparece muito não muda praticamente nada na cena. Agora o mais importante é conhecer bem o Mental Ray, para poder chegar numa boa configuração que permita um bom desempenho com boa qualidade de imagem, verificar com cuidado o tratamento de Photons e Surfaces dos materiais, as configurações de Reflection, Refraction e Sun, os Samples de GI e FG, os Samples de imagem, o tipo de sombra, os Radius, ajustando essas coisas pode conseguir usar menor memória e renderizar a cena nessa máquina mesmo. Tenta primeiro desabilitar os GI de tudo que não precisa, e usar o MultRes no que tiver distante e pequeno, depois posta se ainda deu o pau. Abraços
puuta! um terabyte! o meu micro tem um picobyte, brincadeirinha...:)):)):)):))) a sua cena esta muuuuuuito cheia, fazo que o andre falou.........sem é claro baixar a sua otima qualidade, esta de parabens!

Faça o login para poder comentar

Usuários conectados

Total de mensagens publicadas pelos membros da comunidade: 710606.

Total de membros registrados: 138069

Últimos membros registrados: machadowr, cavalcantesuetam, oxyscrema, ennecopro, bodybloom, NutrimRezensionDE, Suvasha026, wrinkless.

Usuário(s) on-line na última hora: 580, sendo 25 membro(s) e 555 visitante(s).

Membro(s) on-line na última hora: rafaelgmarotta, Geraldo Nunes, Duda, Reinaldo Silva, Roberto Movanni, cavalcantesuetam, Henrique Ribeiro, emersonforentin, Eduardo Ramos, Celso Borttoloto, Antonio, Sergio1987, Felipe Duarte, gago, renaz, Luis Antonio, Lucas Reis, Thiago Couto, Osvaldo Arquiteto, Renatto, claro_lima, Thiago, machadowr, Eng Damasceno, Marco Rocha.

Legenda: Administrador, Especial, Moderador, Parceiro .

3D1 © Três D1 © 1999-2024. Todos direitos reservados.